Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Redes de Conhecimento  > Notícias  > MBA Internacional Criado no Âmbito do Programa MIT-Portugal

MBA Internacional Criado no Âmbito do Programa MIT-Portugal

 - 21/02/2008

Logotipo do MIT – Massachusetts Institute of TechnologyNo dia 21 de Fevereiro de 2008, a Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa, a Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e a Sloan School of Management do MIT (Massachusetts Institute of Technology) assinaram um acordo de institucionalização de um Programa de MBA de nível internacional, The Lisbon MBA.

Este acordo insere-se no âmbito do Programa MIT-Portugal definido no contexto da acção Redes de Conhecimento. A cerimónia de assinatura contou com intervenções do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor José Mariano Gago, do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor Manuel Heitor, do Director Adjunto da Sloan School of Management do MIT, Professor S.P. Kothari, do Reitor da Universidade Nova de Lisboa, Professor António Rendas, e do Reitor da Universidade Católica Portuguesa, Professor Manuel Braga da Cruz.

O Programa será leccionado em Lisboa com a participação activa da MIT Sloan School of Management, onde os estudantes terão períodos de imersão durante a sua formação. Os estudantes serão seleccionados por concurso internacional, estando previsto o arranque em Janeiro de 2009 com 40 alunos, devendo o programa formar cerca de 330 gestores nos próximos 5 anos. O Programa possibilitará ainda reforçar a capacidade de investigação universitária na área da gestão em Portugal, estando particularmente concebido para facilitar o aprofundamento das relações entre o tecido económico, e as empresas em particular, e a comunidade universitária.

Um grupo inicial de empresas acordaram apoiar o Programa e assinaram um acordo de parceria institucional com a FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, nomeadamente o Banco Português de Investimento, o Banco Espírito Santo, a Caixa Geral de Depósitos, a EDP – Energias de Portugal, a Fundação Vodafone Portugal, a José Mello SGPS e a Rede Eléctrica nacional, às quais se juntarão outras empresas e instituições públicas e privadas que têm mostrado interesse em se associarem a aspectos específicos do Programa.

O financiamento privado previsto inicialmente para assegurar The Lisbon MBA nos primeiros 5 anos totaliza 9 milhões de Euros, que serão complementados com um valor máximo de 4,5 milhões de Euros de financiamento público através da FCT.

Última actualização ( 04/08/2011 )