Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Redes de Conhecimento  > Notícias  > 2008 MIT Europe Conference

2008 MIT Europe Conference

 - 24/03/2008

Logotipo do MITRealiza-se em 25-27 de Março de 2008, em Lisboa, a 2008 MIT Europe Conference, que reune empresas e líderes de todo o mundo com alguns dos principais investigadores e professores do MIT – Massachusetts Institute of Technology e das instituições Portuguesas envolvidas no Programa MIT Portugal para debater recentes desenvolvimentos tecnológicos e modelos de gestão e organização em áreas criticas da indústria e negócios, incluindo energia, transportes, nanotecnologias e bioengenharia.

A conferência tem como tema “Fronteiras Estratégicas Globais: Imperativos de Investigação e Mudança Organizacional” e conta com a participação de representantes de empresas como Siemens, Shell, Eastman Kodak, BAE, BBVA, Corning.

Na tarde do dia 25 será discutida a estratégia de desenvolvimento do Programa MIT Portugal, um dos programas da acção Redes de Conhecimento, e os resultados dos seus primeiros 18 meses, com ênfase para o desenvolvimento de programas inovadores de formação avançada e de ligação ao tecido empresarial, e particularmente ao sector energético.

Várias das empresas portuguesas associadas ao Programa MIT Portugal apresentam alguns dos seus desenvolvimentos mais recentes, estando previstas intervenções de Jorge Cruz de Morais (Administrador da EDP), Jorge Borrego (Administrador da Galp Power), João Bento (Administrador da Brisa) e, ainda, de Manuel Abecassis (Director no IPO – Instituto Português de Oncologia).

No dia 26 é assinado, em cerimónia que conta com a presença do Primeiro Ministro, um acordo de parceria entre o Estado português e o MIT pelo qual Portugal entra como membro da Iniciativa de Energia do MIT, na verdade como primeiro membro público associado a esta iniciativa. Desta forma, Portugal passa a ter um representante no Conselho de Administração da Iniciativa de Energia do MIT. O acordo foi assinado pelo Professor Ernest Moniz, Director da Iniciativa de Energia do MIT e professor de física e sistemas de engenharia do MIT, pelo Professor Paulo Ferrão, Director em Portugal do Programa MIT – Portugal, e pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal. Este acordo estabelece um quadro de colaboração no aumento do conhecimento de sistemas de energia chave e dos associados desenvolvimentos tecnológicos, incluindo: o desenvolvimento e demonstração de tecnologias inovadoras para sistemas de energia sustentáveis e sistemas de transportes, energia descentralizada, metabolismo urbano e mobilidade verde, e tecnologias e análise avançadas de energia.

Na mesma ocasião foi assinado um protocolo entre o Estado português, representado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o MIT, representado pelo Dean of the Engineering School, para lançamento da Associação International Science & Technology Portugal. Esta associação vem responder às oportunidades que têm sido identificadas no âmbito do Programa MIT – Portugal nas áreas da engenharia e da gestão, e tem o objectivo mais geral de promover o envolvimento de empresas na internacionalização da ciência, tecnologia e ensino superior, assim como a coordenação estratégica dos investimentos públicos e privados para o desenvolvimento das parcerias que envolvem instituições portuguesas e instituições internacionais de referência. As empresas envolvidas incluem BPI, BES, CGD, Energias de Portugal, Grupo José de Mello, VODAFONE, REN, às quais se deverão juntar as empresas envolvidas no financiamento de outras parcerias internacionais, nomeadamente a Portugal Telecom e a Novabase no Programa CMU – Portugal que também está em curso nas acções Redes de Conhecimento. Criam-se, assim, novas condições institucionais para promover o envolvimento de empresas na promoção de programas internacionais de investigação e educação avançada.

Foi, também, oficializado o início de um novo projecto de investigação para a GALP em Sistemas Energéticos Urbanos Sustentáveis, envolvendo investigadores portugueses e do MIT.

Ainda foram assinados com a FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia protocolos de associação ao Programa MIT – Portugal da Ordem dos Engenheiros, da Associação Empresarial de Portugal, da Associação Industrial Portuguesa, do Fórum de Administradores de Empresas, da Proforum – Associação para o Desenvolvimento da Engenharia, da Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira, e da Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma dos Açores.

Última actualização ( 04/08/2011 )