Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Redes de Conhecimento  > Notícias  > Lançamento do Programa MIT – Portugal

Lançamento do Programa MIT – Portugal

 - 11/10/2006

Logotipo da MIT – Massachusets Institute of Technology O MIT – Massachusetts Institute of Technology e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal anunciaram hoje, 11 de Outubro de 2006, em cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro José Sócrates, os planos para o início de uma colaboração a longo prazo, no âmbito das acções Redes de Conhecimento, com vista a alargar significativamente a investigação e o ensino da engenharia e gestão nas principais universidades portuguesas.

Esta iniciativa de longo alcance será a mais abrangente do seu tipo alguma vez levada a cabo pelo Governo português e irá envolver professores, investigadores e alunos de um consórcio de faculdades de engenharia, ciências e tecnologia, economia e gestão em sete estabelecimentos de ensino superior em Portugal, juntamente com um grande número de Unidades de Investigação, Laboratórios Associados e Laboratórios do Estado.

Esta colaboração a longo prazo foi concebida com base num estudo de avaliação realizado pelo MIT entre Fevereiro de 2006, altura em que foi assinado o acordo sobre a preparação do Programa MIT – Portugal, e Julho de 2006, envolvendo vários professores do MIT, que concluiu que, entre outros aspectos: “…a excelência da investigação encontrada nos centros de investigação portugueses ao longo do exercício de avaliação recomenda que o MIT fomente projectos de colaboração com as instituições portuguesas. Além disso, o empenho do governo português em reforçar a ciência e a tecnologia e em promover a colaboração internacional nos âmbitos do ensino superior e da ciência e tecnologia torna Portugal um país interessante para se fazer investigação e um parceiro relevante para futuros projectos de colaboração numa economia emergente globalizada e baseada no conhecimento.”

Com a participação de mais de 40 professores de todas as faculdades do MIT, o Programa de MIT – Portugal caracterizar-se-á por iniciativas de ensino e de investigação, dando ao MIT a oportunidade de obter informações sobre o planeamento, concepção e implementação de sistemas de transportes, energia, produção industrial e bio-engenharia em Portugal, todos eles sectores críticos da economia global. Os docentes serão encorajados a disponibilizar ao público novos materiais de ensino através do MIT OpenCourseWare.

O Programa de MIT – Portugal faz parte de uma importante iniciativa levada a cabo pelo Governo português com vista a reforçar a base de conhecimentos nacional a um nível internacional através do investimento estratégico em pessoas, conhecimentos e ideias. O
Programa foi hoje anunciado numa sessão pública conduzida pelo Primeiro-Ministro, José Sócrates, na qual estiveram presentes directores do MIT e responsáveis das instituições portuguesas envolvidas nesta colaboração.

A MIT Systems Engineering Division, uma unidade interdisciplinar cujo corpo docente é proveniente das áreas da engenharia, gestão e ciências sociais e tem, por isso, uma perspectiva integrada dos grandes sistemas complexos com impacto relevante nas sociedades e nas economias, irá coordenar a vertente de engenharia do Programa de MIT – Portugal.

“A criação do Programa de MIT – Portugal vem no seguimento de colaborações já em curso e bem sucedidas entre docentes e virá trazer novas ideias, em termos académicos e de investigação, a áreas em que os grandes sistemas complexos são fundamentais para todas as instituições envolvidas. Esta relação constitui um passo muito interessante ao permitir a ambas as partes colaborarem em descobertas científicas e tecnológicas críticas para o futuro de Portugal, de importância para o MIT e que terão impacto na Europa, a Norte, e no
Mediterrâneo, a Sul,” referiu Tom Magnanti, Dean of the MIT Engineering School.

O programa irá desenvolver a investigação e o ensino em várias áreas focais de importância estratégica, quer para o MIT, quer para Portugal. Na área do Projecto de Engenharia e Processos de Fabrico Avançados (EDAM), o Programa MIT – Portugal irá estabelecer programas de ensino e iniciativas de investigação de elevada qualidade em projecto e desenvolvimento de produtos e liderança tecnológica, com o objectivo de preparar uma geração de líderes empresariais com formação nos elementos fundamentais daqueles três segmentos. Serão criados novos programas de “Mestrados Executivos” (Professional/Executive Masters) e de Doutoramentos numa rede de faculdades de engenharia portuguesas, com o envolvimento de Unidades de Investigação e empresas de topo.

Uma área-chave de envolvimento da EDAM será o desenvolvimento de interacções entre as universidades e as indústrias locais nos sectores de dispositivos médicos, aeronáutica e automóvel, com vista a identificar as áreas de ensino e conhecimento com maior potencial de impacto para o país.

Na área dos sistemas de energia sustentáveis, o Programa de MIT – Portugal irá colaborar com várias universidades e laboratórios de investigação portugueses no estabelecimento de actividades de investigação avançada e de pós-graduação envolvendo professores e alunos de todo o país para a promoção da investigação e ensino sobre sistemas energéticos inovadores. Será dada ênfase aos sistemas de energias renováveis e à sua integração em redes energéticas, bem como na economia da energia e na ecologia industrial. O MIT irá colaborar com docentes portugueses no desenvolvimento de cursos de “Mestrado Executivo” (Professional/Executive Master) e de Doutoramento em sistemas energéticos, bem como de cursos profissionalizantes mais curtos.

Na área dos sistemas de transportes, considerar-se-á a concepção de grandes e complexos sistemas de transportes com um impacto social relevante e que constituam uma oportunidade para o desenvolvimento económico sustentável em todo o país. O programa irá contemplar iniciativas de ensino e investigação com ênfase no planeamento regional de transportes intermodais, nomeadamente tendo em conta o planeamento do novo aeroporto de Lisboa e da rede de comboios de alta velocidade que ligará as principiais cidades portuguesas ao resto da Europa, e a implementação de várias aplicações de Sistemas Inteligentes de Transportes (SIT) urbanos e interurbanos por todo o país. Também o desenvolvimento de cursos de “Mestrados Executivos” (Professional/Executive Masters) e de Doutoramentos será incluído neste programa.

Tirando partido do talento emergente em Portugal nas áreas da engenharia de bioreacções, biologia molecular, bioseparação, tecnologia de células animais e engenharia das enzimas, os esforços de colaboração em Sistemas de Bio-Engenharia irão incidir na criação de um novo programa interinstitucional de pós-graduações e de doutoramento em Sistemas de Bio-Engenharia com vista a formar em Portugal uma nova geração de líderesem inovação técnica de bio-engenharia. A colaboração académica com o MIT incluirá o desenvolvimento de curricula em inovação, bioprocessos, engenharia das células e dostecidos, bio-sistemas computacionais, biomateriais, neurociências, dispositivos etecnologias médicas e processos de tomadas de decisão estratégicas nas empresas biomédicas. As iniciativas na área da bio-engenharia irão também passar por acções de I&D e investigação em biotecnologia industrial, de saúde e ambiental.

Cada uma das áreas temáticas irá envolver parcerias com empresas associadas ao Programa de MIT – Portugal, com o objectivo de promover novos consórcios de investigação em colaboração com o MIT, abrindo novas fronteiras à colaboração transatlântica na ciência e na tecnologia. A EDAM irá lançar o primeiro programa de empresas associadas com um conjunto de empresas-líder no sector automóvel, incluindo a VW AutoEuropa, a maior empresa de montagem automóvel em Portugal, e os principais fabricantes de peças automóveis.

O Programa de MIT – Portugal tem ainda uma componente de sistemas de engenharia que integra as áreas focais e desenvolve conceitos fundamentais de sistemas de engenharia. Portugal e o ESD do MIT irão trabalhar em conjunto no alargamento do ensino e prática da engenharia e na criação de uma nova área de estudos e investigação em engenharia. Será criada uma nova área de investigação na FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP com vista afacilitar a concretização destes objectivos. Um aspecto importante deste trabalho será analisar como as universidades, as empresas e o governo poderão colaborar no aproveitamento dos recursos do Programa de MIT – Portugal, tanto em Portugal como no MIT.

Os responsáveis pela área dos sistemas de engenharia do Programa de MIT – Portugal são o Professor Daniel Roos, Director-Fundador da Divisão de Sistemas de Engenhariado do MIT, e o Professor Paulo Manuel Cadete Ferrão, Director do Centro para a Inovação,Tecnologia e Política de Investigação do IST – Instituto Superior Técnico.

Num esforço para determinar o alcance da colaboração e o conteúdo programático na área de gestão do Programa de MIT – Portugal, os professores da MIT Sloan School of Management irão colaborar durante nove meses com professores de universidades portuguesas numa exploração de programas a desenvolver. As primeiras discussões irão incidir na concepção de um Programa Global de MBA com as principais escolas de gestão em Portugal, no desenvolvimento de um programa de carreira intermédia sobre criação de empresas, reunindo as principais empresas e faculdades de engenharia, e no lançamento de uma Série de Seminários Lisboa-Sloan sobre Ciências da Gestão. Serão envolvidas a Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Nova de Lisboa (FE/UNL), o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), o Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica deLisboa (ISEG/UTL), e a Universidade Católica Portuguesa (FCEE/UCP). Uma colaboração mais a longo prazo envolverá o Programa Internacional de Bolsas para Docentes da MIT Sloan School of Management, com vista à formação e orientação internacional de professores durante períodos de seis meses na MIT Sloan. Os docentes portugueses serão responsáveis pela concepção dos seus próprios programas com base na oferta disponível na MIT Sloan.

O órgão de cúpula da gestão do Programa de MIT – Portugal é o Conselho de Administração (Program Governing Committee), presidido pelo Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP e integrando o Chanceler do MIT, o Dean of the MIT Engineering School, o Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, por designação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e os directores do Programa no MIT e em Portugal.

Documentos:

Última actualização ( 02/08/2011 )