Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Redes de Conhecimento  > Notícias  > Lançamento do Programa Carnegie Mellon – Portugal

Lançamento do Programa Carnegie Mellon – Portugal

 - 27/10/2006

Logotipo da CMU – Carnegie Mellon UniversityFoi hoje assinado hoje, 27 de Outubro de 2006, no Pavilhão de Exposições de Aveiro, no âmbito das acções Redes de Conhecimento, o acordo que estabelece o programa de colaboração entre Portugal e a CMU – Carnegie Mellon University. Este programa assenta numa reciprocidade que vai permitir conferir graus duplos: “Mestrados Executivos” (Professional/Executive Masters) ou Doutoramentos concluídos em Portugal no âmbito do programa conferem graus idênticos na Carnegie Mellon, e vice-versa. É a primeira vez que a Carnegie Mellon acorda a atribuição de graus duplos com outras universidades.

O Programa de Carnegie Mellon – Portugal tem ênfase em Tecnologias de Informação e Comunicação e tem por base o desenvolvimento conjunto, entre a Carnegie Mellon – Carnegie Mellon University e Portugal, de um instituto internacional de natureza virtual, designado por Information and Communication Technologies Institute (ICTI) que funcionará com dois pólos: ICTI@Portugal e ICTI @CMU.

O modelo de cooperação adoptado assenta em programas de educação avançada e programas de investigação, designadamente em três programas anuais de formação avançada do tipo de “Mestrado Executivo” (Professional/Executive Master) com grau duplo concedido pela Carnegie Mellon e uma universidade portuguesa (Software Engineering, Information networking, Information Security), cinco programas de Doutoramento com grau duplo (Electrical and Computer Engineering, Computer Science, Language Technology, Technical Change and Innovation, Mathematics) e programas de investigação (Software Enginnering, Information Networking, Information Security, Critical Infrastructures and Risk Assessment, Computational Language, Technical Change and Innovation, Mathematics).

A cerimónia de lançamento do Programa de Carnegie Mellon – Portugal, assim como a assinatura dos respectivos contratos e acordos de colaboração com várias universidades e centros de I&D nacionais, foi presidida pelo Primeiro Ministro, José Sócrates, e contou com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, e do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Da parte da Carnegie Mellon participaram o Presidente, Jared Cohon, o Director da Escola de Engenharia da Universidade norte-americana, Pradeep K. Khosla, e responsáveis e professores de vários departamentos.

Tal como previa o protocolo de colaboração assinado em Fevereiro entre ambas as partes, a Carnegie Mellon e várias universidades e centros de I&D nacionais identificaram oportunidades de cooperação científica e tecnológica, assim como para o reforço da capacidade de I&D e de ensino pós-graduado de instituições nacionais num contexto internacional, de uma forma que vem valorizar o Plano Tecnológico do Governo, bem como o Compromisso com a Ciência, apresentado ao Parlamento em Maio de 2006.

A UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP assinou o correspondente acordo de colaboração que envolve 12 instituições de ensino superior (11 universidades e 1 instituto politécnico) e os respectivos centros e unidades de investigação nas áreas temáticas envolvidas que lhe estão afectos, 4 Laboratórios Associados, o ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade, a FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional e a UMIC. O envolvimento da UMIC é principalmente na área de Tecnologia, Inovação e Políticas Públicas, em particular na subárea de Políticas Públicas para as Indústrias em Rede e de Software e no tema de políticas e gestão das telecomunicações.

Na sequência da assinatura recente do acordo que institucionalizou o Programa MIT – Portugal, o Programa de Carnegie Mellon – Portugal insere-se no conjunto de acções Parcerias para o Futuro que o Governo está a desenvolver para o fortalecimento da cooperação científica e tecnológica com instituições de reconhecido mérito internacional, de uma forma que venha potenciar projectos inovadores que contribuam efectivamente para reforçar a capacidade científica e de formação avançada em Portugal.

Documentos:

Última actualização ( 25/08/2011 )