Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Redes de Conhecimento  > Notícias  > Início da Preparação do Programa U Texas Austin – Portugal

Início da Preparação do Programa U Texas Austin – Portugal

 - 22/03/2006

Logotipo da University of Texas at Austin Foram hoje lançadas, em cerimónia realizada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Monte da Caparica, Almada, no âmbito das acções Redes de Conhecimento, as bases de um processo de colaboração com a University of Texas at Austin, uma das maiores e mais prestigiadas universidades estatais dos EUA, com ênfase na produção e difusão de conteúdos digitais e multimédia.

O Instituto IC2 – Innovation, Creativity and Capital, e o College of Communication serão as principais unidades da Universidade do Texas em Austin a catalisar a colaboração pretendida, sem prejuízo do envolvimento de outros institutos e departamentos, sempre que seja considerado oportuno.

As áreas em destaque na nova parceria são a da produção e distribuição de conteúdos digitais e interactivos, incluindo novos sistemas de distribuição para pequenos ecrãs e através da Internet, jornalismo em ambientes interactivos, sistemas e soluções digitais avançadas, incluindo tecnologias wireless e aplicações em sistemas de aprendizagem, educação e formação.

O novo acordo, que se segue aos assinados recentemente com o MIT – Massachusets Institute of Technology e a CMU – Carnegie Mellon University, visa também o desenvolvimento conjunto de actividades de ensino e investigação, de apoio à comercialização de ciência e tecnologia, desenvolvimento institucional, e valorização económica de novas tecnologias de informação e comunicação.

O processo encetado com a Universidade do Texas em Austin inclui uma fase inicial de identificação e selecção de programas, actividades e instrumentos que em Portugal melhor poderão potenciar as relações bilaterais pretendidas. Esta fase inicial estará concluída no prazo de 4 meses, devendo resultar num acordo institucional a médio e longo prazos.

O reforço da capacidade científica e a inovação têm sido identificados como a chave para a competitividade e crescimento da economia portuguesa, tendo o Governo considerado no âmbito do Plano Tecnológico que durante esta legislatura deve ser duplicada a capacidade científica e tecnológica e estimulada a criação e o crescimento de novas empresas de base tecnológica.

Documento:

Última actualização ( 23/08/2011 )