Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Tecnologias Emergentes  > Notícias  > INL e MIT Lançam Programa Conjunto de Recrutamento de Investigadores Principais

INL e MIT Lançam Programa Conjunto de Recrutamento de Investigadores Principais

 - 29/05/2009

Logotipo do INL – Laboratório Ibérico Internacional de NanotecnologiaO Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em instalação em Braga, e o MIT – Massachusetts Institute of Technology assinam no dia 30 de Maio de 2009 um acordo para um programa conjunto de recrutamento de Investigadores Principais e de colaboração em temas de investigação particularmente promissores para resultarem em contribuições científicas da maior relevância internacional em nanociência e nanotecnologia.

Este acordo de colaboração é o resultado de um trabalho detalhado de preparação de mais de um ano que envolveu três reuniões bilaterais (1ª Reunião INL-MIT, 2ª Reunião INL-MIT, 3ª Reunião INL-MIT) e numerosos outros contactos que envolveram dirigentes do MIT e do INL e foram mediados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O acordo prevê a contratação conjunta de 10 Investigadores Principais para o INL que durante 5 anos terão períodos de trabalho no MIT e no INL em projectos de colaboração em temas seleccionados conjuntamente e que têm grande relevância para a nanomedicina e as aplicações da nanociência à monitorização do ambiente, a sistemas de energia e ao controlo de qualidade alimentar. O acordo é assinado pelo Director-Geral do INL, José Rivas, e pelo Dean da Escola de Engenharia do MIT, Subra Suresh.

O INL é o primeiro laboratório de nanotecnologia do mundo com o estatuto legal de organização internacional, e também é o primeiro laboratório internacional na Península Ibérica em qualquer área da ciência. A criação deste primeiro laboratório internacional na Península Ibérica foi decidida conjuntamente por Portugal e Espanha, na Cimeira entre os governos dos dois países que se realizou em Novembro de 2005.

Devido ao seu estatuto legal como organização internacional estabelecida por tratado entre países e cujos membros podem ser Estados de qualquer parte do mundo, o INL oferece para a nanotecnologia o ambiente aberto e flexível para investigadores de qualquer nacionalidade trabalharem em conjunto em projectos como os que são actualmente desenvolvidos em laboratórios internacionais como o CERN, em Genebra, para a física de partículas, ou o IMBL, em Heidelberg, para a biologia molecular.

A criação do INL tem decorrido a um ritmo muito acelerado. O plano geral para criação do INL foi aprovado em 2006, ano em que também foi legalmente constituída a Comissão Instaladora do INL e decido o terreno para construção das instalações, o qual foi cedido ao Estado pela Câmara Municipal de Braga. Os estatutos do INL foram assinados como Convenção entre os dois países na Cimeira de Portugal e Espanha de Novembro de 2006. O projecto das instalações decorreu durante 2007, assim como o processo de aprovação parlamentar do tratado e estatutos nos dois países e a respectiva ratificação pelos Chefes de Estado. Na Cimeira de Portugal e Espanha em Janeiro de 2008, que se realizou em Braga, em cerimónia que decorreu no próprio terreno destinado à instalação do INL, foi assinado entre o Estado português e o INL o Acordo de Sede do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia que define as condições atribuídas por Portugal ao INL, incluindo os privilégios e imunidades usuais atribuídos a instituições internacionais de investigação, e foi apresentada publicamente a maqueta das instalações a construir. Os trabalhos de construção foram iniciados em Julho de 2008 e está previsto que sejam inauguradas no Verão de 2009.

O órgão máximo do INL é o Conselho, de que são membros em representação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal Luis Magalhães (Presidente do Conselho), Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, João Sentieiro, Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, Carolina Rego Costa, Assessora do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e em representação do Ministério de Ciência e Inovação de Espanha Montserrat Torné, Directora-Geral de Cooperação Internacional e Relações Institucionais, José Manuel Labastida, Director-Geral de Investigação e Gestão do Plano Nacional de I+D+I, e Fernando Briones, Professor Investigador da Agência Conselho Superior de Investigação Científica. O Laboratório é dirigido por um Director-Geral, José Rivas, e um Director-Geral-Adjunto, Paulo Freitas.

Em Dezembro de 2007 realizou-se a 1ª reunião do Conselho Científico Internacional do INL, constituído por: Roberto G.M. Caciuffo, Director de Investigação em Actinídios, Centro Conjunto de Investigação da União Europeia Instituto para Elementos Transurânianos, Karlsruhe, Alemanha; Thomas Jovin, Presidente do Departamento de Biologia Molecular Instituto Max-Plank para Química Biofísica, Göttingen, Alemanha; Emilio Mendez, Prémio Príncipe de Asturias de Investigação Científica e Técnica 1998, Departamento de Física e Astronomia da State University of New York at Stony Brook, desde 1 de Novembro de 2006, Director do recém criado Centro para Nanomateriais Funcionais do Brookhaven National Laboratory; Christopher B. Murray, Prémio American Chemical Society's Nobel Laureate Signature em 1997, Richard Perry University Professor de Ciência e Engenharia de materiais e de Química na University of Pennsylvania desde Outubro de 2006, foi Gestor de Materiais e Instrumentos em Nanoescala, IBM, T.J. Watson Research Ctr., Yorktown Heights, New York, EUA, onde trabalhou desde 1995; Aristides A. G. Requicha, Professor Gordon Marshall de Ciência da Computação e Engenharia Electrotécnica, Director do Laboratório para Robótica Molecular, University of Southern California, nomeado em Novembro de 2006 Editor Chefe da revista científica IEEE Transactions on Nanotechnology, Los Angeles, EUA; Mihail C. Roco, Prémio Carl Duisberg, Prémio Burgers Professorship, Prémio Engenheiro do Ano (1999, 2004), Presidente do Subcomité de Ciência da Nanoescala do National Science and Technology Council dos EUA, Coordenador de Engenharia e Tecnologia da Iniciativa de Oportunidades de Financiamento para Ligação Académica com a Indústria da National Science Foundation (NSF), Conselheiro Senior para a Nanotecnologia na NSF, trabalhou na concepção da Iniciativa Nacional de Nanotecnologia dos EUA que foi aprovada em 2004, Arlington, Virginia, EUA; Heinrich Rohrer, Prémio Nobel da Física 1986 pela invenção, com Gerd Binnig, do Microscópio de Varrimento de Efeito de Tunel, quando trabalhava no Laboratório de Investigação da IBM em Zurique, Wollerau, Suiça.

A propósito do acordo que agora se estabelece entre o INL e o MIT, o Director-Geral do INL, José Rivas, comentou: “O INL pretende promover as nanociências e a nanotecnologia, desenvolvendo aplicações práticas e colaborando com empresas reputadas e instituições académicas prestigiadas. A cooperação bilateral entre o MIT e o INL constitui um marco para ambas as instituições, abre uma série de oportunidades que estimulam a sua competitividade a nível internacional, permite desenvolver novos projectos de investigação, e tem potencial para fomentar a mobilidade e a troca de experiências entre cientistas numa área que apresenta o maior desafio científico actual”.

“Esta nova colaboração do MIT oferece uma oportunidade única para professores e alunos do MIT iniciarem investigação fundamental com potencial de grande impacto social”, disse o investigador de bio-nanotecnologia Subra Suresh, Dean da Escola de Engenharia do MIT, acrescentando que “a iniciativa vai contribuir para o reconhecimento internacional do MIT em matéria de nanotecnologia, e ajudará a criar um novo grande centro internacional de investigação que atrairá talentos de toda a Europa e de todo o mundo”.

O Professor Paulo Freitas, Director-Geral-Adjunto do INL, será o Director do Programa INL-MIT no INL e trabalhará em estreita colaboração com o Professor Anantha Chandrakasan, Director do Microsystems Technology Laboratory do MIT, que será o Director do Programa MIT-INL no MIT, e com o Professor Carl Thompson, Director do Materials Processing Center do MIT, que será o Subdirector do Programa MIT-INL no MIT.

Fotografias da Construção do INL a 25 de Maio de 2009:

Fotografia da zona do Anfiteatro e da entrada do INL:
Fotografia da zona do Anfiteatro e da entrada do INL

Vista geral do INL (à direita a ala de laboratórios e gabinetes,
ao centro a zona da Sala Limpa, à esquerda as instalações sociais):
Vista geral do INL (à direita a ala de laboratórios e gabinetes, ao centro a zona da Sala Limpa, à esquerda as instalações sociais)

Fotografia da ala de laboratórios e gabinetes do INL:
Fotografia da ala de laboratórios e gabinetes do INL

Fotografia da área da Sala Limpa:
Fotografia da área da Sala Limpa

Última actualização ( 16/12/2011 )