Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Redes de Conhecimento  > Notícias  > 1ª Conferência Anual do Programa MIT – Portugal: "Engineering for Better Jobs"

1ª Conferência Anual do Programa MIT – Portugal: "Engineering for Better Jobs"

 - 07/07/2009

Logotipo do MIT – Massachusetts Institute of TechnologyInvestigadores e empresários discutem em Lisboa o balanço do Programa MIT – Portugal desde o lançamento deste programa em 2007 e apresentam as principais linhas de acção para os próximos anos, na 1ª Conferência Anual deste programa realizada em 7 de Julho de 2009, no Centro Cultural de Belém, Lisboa, envolvendo representantes de universidades, centros de investigação e empresas, portugueses e estrangeiros, juntamente com professores e dirigentes do MIT.

Entre outros aspectos, o Programa MIT – Portugal já envolve um total de 154 alunos de doutoramento em programas conjuntos entre várias Universidades Portuguesas nas áreas da energia, transportes, bioengenharia e engenharia de concepção. Estes programas foram apoiados pela afiliação de empresas e estimularam a concretização de programas mobilizadores de I&D de âmbito internacional em áreas de reconhecido interesse e potencial, nomeadamente nas áreas dos sistemas sustentáveis de energia e transportes, na aplicação de células estaminais e engenharia de tecidos em novas terapias de medicina regenerativa, assim como no desenvolvimento de novos produtos para sistemas de mobilidade e em equipamentos médicos.

O Programa MIT – Portugal inclui ainda o desenvolvimento de acções específicas de pós-graduação de elevado reconhecimento internacional, com impacto na formação especializada de quadros superiores em Portugal e no desenvolvimento de núcleos de investigação, envolvendo as maiores empresas a operarem em Portugal. Em particular o Programa MIT – Portugal já envolveu um total de 77 alunos em mestrados executivos nas áreas dos sistemas sustentáveis de energia e transportes, assim como em desenvolvimento de produto e sistemas avançados de produção. Adicionalmente, foi lançado o programa Lisbon MBA para a formação de gestores de topo, iniciado em Janeiro de 2009.

O Programa MIT – Portugal está hoje claramente associado ao rápido desenvolvimento científico e tecnológico de Portugal e à reforma do ensino superior que lhe está associada e foi desenvolvida durante os últimos anos, representando um marco importante na crescente internacionalização das nossas instituições académicas e científicas, sobretudo na facilitação da sua credibilidade internacional.

O Programa da Conferência inclui sessões com oradores convidados seguidas de discussão com peritos de empresas e centros de I&D portugueses, e alunos do Programa MIT – Portugal. Paralelamente decorre uma exposição de “posters” relativos ao envolvimento dos alunos nos projectos de I&D em desenvolvimento ao abrigo da parceria entre universidades, centros de investigação e empresas portuguesas e o MIT.

Nesta conferência é apresentada e debatida a estratégia do Programa MIT – Portugal para os próximos anos que resulta do envolvimento crescente de centros de investigação e empresas, tendo por objectivo centrar o programa em três principais áreas de aplicação, nomeadamente:

  1. Sistemas sustentáveis de energia e transportes;
  2. Células estaminais e engenharia de tecidos para novas terapias de medicina regenerativa;
  3. Desenvolvimento de produtos e engenharia de concepção, com especial aplicação em sistemas de motorização eléctrica.

A reformulação estratégica do Programa MIT – Portugal, analisada na 6ª Reunião do Conselho de Administração do Programa MIT – Portugal, no dia 27 de Abril de 2009, no MIT, em Cambridge, Massachusetts, EUA, e traduzida no respectivo Documento de Estratégia (MIT – Portugal – A Strategy Reexamined), tem por objectivo concentrar esforços para enfrentar os desafios que emergem no âmbito da presente crise internacional, através de investigação dirigida e relações avançadas indústria-ciência com potencial para promover vantagens comparativas para Portugal. Estes desafios apelam a novas soluções e oferecem grandes oportunidades ao investimento em conhecimento, nas pessoas e em novas competências como alavanca para a competitividade económica e social.

O Programa MIT – Portugal foca-se na área dos Sistemas de Engenharia, em que o MIT é um dos líderes mundiais, pelo que este programa dá a Portugal vantagens comparativas na Europa numa área emergente e de importância crescente nas sociedades modernas. A área dos Sistemas de Engenharia considera sistemas complexos, muitas vezes de grande dimensão, que conjugam aspectos técnicos, sociais e humanos, e a interacção crescente de aspectos sociais e económicos com a engenharia. Esta área inclui os sistemas sustentáveis de energia e transportes, o desenvolvimento de novos produtos, incluindo aqueles associados a veículos eléctricos, e as novas terapias médicas, incluindo aquelas com células estaminais e engenharia de tecidos. São áreas de potencial crescimento do emprego nas próximas décadas, nomeadamente do emprego qualificado, em que Portugal tem de evoluir e de se diferenciar no contexto europeu.

A 1ª Conferência do Programa MIT – Portugal é um marco no reforço da capacidade científica e tecnológica nacional na promoção da engenharia como forma de estímulo ao emprego.

O Programa MIT – Portugal foi iniciado há cerca de dois anos e meio, a 11 de Outubro de 2006, no âmbito da acção Redes de Conhecimento integrada na iniciativa Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal, e é dirigido por um Conselho de Administração presidido pelo Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP, João Sentieiro, e que inclui o Chanceler do MIT, Phillip Clay, o “Dean" da Escola de Engenharia do MIT, Subra Suresh, o Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, e os directores do programa no MIT e em Portugal, respectivamente Daniel Roos e Paulo Ferrão.

Última actualização ( 13/12/2011 )