Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Redes de Conhecimento  > Notícias  > 1ª Conferência Anual Carnegie Mellon – Portugal: "Boot and Re-Connect"

1ª Conferência Anual Carnegie Mellon – Portugal: "Boot and Re-Connect"

 - 22/06/2009

Logotipo da Carnegie Mellon UniversityA 1ª Conferência anual do Programa Carnegie Mellon – Portugal, subordinada ao tema Economy 3.0: Re-Boot and Re-Connect, realiza-se no dia 22 Junho de 2009, no Palácio da Bolsa, Porto, e tem o objectivo de apresentar publicamente os resultados actuais deste programa e o relançamento da sua agenda de investigação para o futuro.

A cerimónia de abertura da conferência é presidida pelo Primeiro Ministro, José Sócrates, e conta com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago. Participam na conferência professores e investigadores das instituições nacionais e da Carnegie Mellon University, além de representantes das principais empresas afiliadas ao programa, incluindo a Portugal Telecom, a Novabase, a Nokia-Siemens, a Critical Software, a Biodevices e a Porto Editora.

Procurar novas acções para fazer face às dúvidas que a actual crise financeira veio colocar sobre o modelo económico enquadra-se nos objectivos da Conferência, cujos participantes vão discutir soluções sustentáveis de futuro, assentes em redes temáticas e consórcios de investigação, capazes de responder aos novos desafios da Economia.

Nesta conferência foi apresentado e debatido o novo documento de estratégia preparado pelos directores do Programa, cujas bases tinham sido analisadas na 5ª Reunião do Conselho de Administração do Programa CMU – Portugal, presidida por Luis Magalhães, Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, que teve lugar na Carnegie Mellon University, em Pittsburgh, EUA, nos dias 27 e 28 de Maio de 2009.

O Programa Carnegie Mellon – Portugal foi iniciado a 27 de Outubro de 2007 no âmbito da acção Redes de Conhecimento, integrada na iniciativa Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal. As áreas principais de actividades de investigação e ensino são: Processamento e Redes de Informação, incluindo engenharia de software, redes de informação, segurança de informação e tratamento computacional da língua; Redes e Tecnologias de Sensores; Políticas Públicas de Telecomunicações e de Inovação Tecnológica; Matemática.

Este programa, assim como os outros das Redes de Conhecimento, estimularam a oferta conjunta por universidades portuguesas de programas de doutoramento de elevado reconhecimento internacional e a concretização de programas mobilizadores de I&D e formação avançada de âmbito internacional em áreas de reconhecido interesse e potencial. Em estreita colaboração com empresas e outras instituições nacionais, estão hoje em curso redes temáticas de C&T em áreas estratégicas para Portugal, promovendo a afirmação internacional das instituições nacionais.

Mais informação: Website do Programa de Carnegie Mellon University – Portugal, http://twitter.com/cmuportugal, http://cmuportugal.blogspot.com/5ª Reunião do Conselho de Administração do Programa CMU – Portugal – 27/05/2009, 4ª Reunião do Conselho de Administração do Programa CMU – Portugal – 07/11/2008, 3ª Reunião do Conselho de Administração do Programa CMU – Portugal - 21/07/2008, 2ª Reunião do Conselho de Administração do Programa CMU – Portugal - 28/02/2008.

Última actualização ( 05/08/2011 )