Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Inclusão e Acessibilidade  > Notícias  > Sessão de Informação sobre o 3º Concurso do Programa Conjunto AAL – Ambient Assisted Living

Sessão de Informação sobre o 3º Concurso do Programa Conjunto AAL – Ambient Assisted Living

 - 23/05/2010

Logotipo da Ambient Assisted Living AssociationRealiza-se no dia 4 de Junho de 2010, das 14:00 às 17:30, no LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Av. do Brasil, Lisboa, no Pequeno Auditório junto às instalações da FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional, uma Sessão de Informação sobre o 3º Concurso do Programa Conjunto AAL – Ambient Assisted Living, organizado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, com a colaboração da FCCN (ver programa com links para as apresentações).

A participação nesta sessão de informação é livre. Contudo, para a devida organização logística e atendendo ao número limitado de lugares, cada interessado deve comunicar até ao próximo dia 2 de Junho que pretende participar na sessão, para o endereço electrónico das Relações Internacionais da UMIC, ri@umic.pt, enviando o nome e a entidade a que está associado.

O primeiro anúncio deste concurso foi publicado no dia 23 de Abril de 2010, prevendo que estaria aberto até 30 de Julho de 2010, às 16:00 TMG. O segundo anúncio foi publicado no dia 20 de Maio, com a indicação de que teria um envelope financeiro da ordem de 54 milhões de euros.

O tema do concurso é “Soluções Baseadas em TIC para o Avanço da Independência e Participação de Idosos na “Sociedade de Auto-Serviços”(“ICT Based Solutions for Advancement of Older Persons’ Independence and Participation in the “Self-Serve Society””). Este concurso destina-se a aprovar projectos que facilitem às pessoas idosas preservarem e melhorarem a sua independência e dignidade em todos os aspectos da vida diária, participarem activamente na “sociedade de auto-serviços” (“self-serve society”), e que estimulem e apoiem as capacidades necessárias para essa participação (e.g., de mobilidade, físicas e cognitivas). As áreas de aplicação do Concurso são: ambiente da habitação e actividades relacionadas da vida diária – em casa, em férias, em visitas, e actividades de transportes e viagens.

A Associação AAL realiza em Bruxelas, no dia 31 de Maio de 2010, um “Infoday” em Bruxelas sobre o 3º Concurso do Programa Conjunto AAL – Ambient Assisted Living.

A iniciativa europeia para o desenvolvimento de novas aplicações das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas (AAL – Ambient Assisted Living) (150 milhões de euros), foi aprovada na Reunião do Conselho de Ministros da Ciência da EU em Novembro de 2007, na sua formação de Competitividade dedicada à Investigação, sob a presidência do Ministro português da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago. Portugal desempenhou, na altura, um papel decisivo, com o envolvimento determinante da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, para viabilizar a aprovação da iniciativa numa altura em que dificuldades técnicas e políticas tinham dado o processo como irresolúvel antes de 2009.

O Programa AAL é gerido pela Associação AAL, onde Portugal participa pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP. Participam neste programa 20 Estados Membros da União Europeia e 3 Estados Associados.

A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, é a entidade gestora nacional do Programa AAL, e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) é a correspondente entidade financiadora pública portuguesa.

Para mais informações, poderá ser contactado na UMIC o elemento nacional de contacto (national contact point), Dr. Bruno Fragoso (Tel: 21 111 9600, e-mail: bruno.fragoso@umic.pt).

Última actualização ( 31/08/2011 )