Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Redes de Conhecimento  > Notícias  > 1ª Reunião do Conselho de Administração do Programa Harvard Medical School – Portugal

1ª Reunião do Conselho de Administração do Programa Harvard Medical School – Portugal

 - 14/12/2009

Logotipo da Harvard Medical SchoolO Conselho de Administração (Governing Board) do Programa Harvard Medical School – Portugal reuniu-se no dia 14 de Dezembro de 2009, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa,  pela 1ª vez desde que este Programa foi iniciado há cerca sete meses, a 21 de Maio de 2009, no âmbito da acção Redes de Conhecimento integrada na iniciativa Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal.

A reunião teve como principais objectivos considerar os grandes objectivos do Programa, a estrutura da sua direcção científica e executiva, o plano de actividades para o 2º ano e o orçamento para 2010, aprovar a nomeação do Conselho de Avaliação do Programa (Program Review Board), analisar e aprovaro a abertura de concurso para projectos em 2010 e o associado processo de avaliação e decisão.

O Conselho de Administração do Programa Harvard Medical School – Portugal é presidido pelo Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP, João Sentieiro, e também inclui o Dean of the Faculty of Medicine da Harvard Medical School, Jeffrey S. Flier, o Executive Dean for Administration da Harvard Medical School, Daniel G. Ennis, o Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, e os directores do programa na Harvard Medical School, Tomas Kirchhausen, e em Portugal, Carmo Fonseca.

O Programa Harvard Medical School – Portugal lançou em Julho de 2009 concursos para projectos de I&D, tendo recebido mais de meia centena de candidaturas envolvendo investigadores e docentes de todas as faculdades de Medicina e laboratórios de investigação do país. Prevê-se que o processo de avaliação destes projectos seja concluído nos primeiros meses de 2010.

O programa foi lançado no dia 21 de Maio pelo Governo na perspectiva do reforço do ensino da Medicina, com vista a qualificá-lo e a mantê-lo a par dos melhores padrões internacionais, e do fortalecimento da investigação de translação clínica (ver Lançamento do Programa Harvard Medical School – Portugal).

Este programa foi preparado ao longo de dois anos com todas as Faculdades de Medicina portuguesas e Laboratórios Associados de Ciências da Saúde, em parceria com a Harvard Medical School, e tem por objectivo fomentar a investigação clínica e de translação com impacto sobre a educação da medicina e da prática médica especializada, assim como modernizar e melhorar a qualidade da educação médica em relação às melhores práticas internacionais, promovendo a divulgação de informação médica e a transferência de conhecimentos de saúde e investigação biomédica para estudantes de medicina, profissionais de saúde e para a população em geral.

A preparação desta última componente relativa a disponibilização pública de informação sobre saúde foi essencialmente promovida em Portugal pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP. A UMIC procedeu, entretanto, à preparação, lançamento e avaliação dos concursos para a plataforma tecnológica necessária, nomeadamente do Concurso Público para Plataforma de Saúde e Investigação Biomédica e do Concurso Público para Plataforma de Saúde e Investigação Biomédica (hardware). O projecto recebeu grande visibilidade na 16ª Conferência Europeia de Saúde Pública que teve lugar em Lisboa em Novembro de 2008 sob o tema Saúde e Inovação no Espaço Europeu e, sendo a reunião anual da Associação Europeia de Saúde Pública (EUPHA) que reuniu cerca de 1.200 participantes de numerosos países, constituiu uma oportunidade muito especial para projecção internacional deste projecto inovador. Na verdade, a 1ª Sessão Plenária cujo tema era “Inovação, Conhecimento e os Cidadãos – Ciência promoção da saúde e prevenção da doença, e o cidadão” foi aberta com uma intervenção convidada do Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP sobre Transferência de Conhecimento da ciência para os profissionais de saúde e para os cidadãos que descreveu os aspectos principais do projecto.

Mais informações: Website do Programa Harvard Medical School – Portugal.

Última actualização ( 31/08/2010 )