Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Conhecimento  > Notícias  > Cerimónia Oficial de Abertura do Curso de Medicina da Universidade do Algarve

Cerimónia Oficial de Abertura do Curso de Medicina da Universidade do Algarve

 - 04/12/2009

Logotipo do Curso de Medicina da Universidade do AlgarveNo dia 4 de Dezembro de 2009,realiza-se na Universidade do Algarve a  Cerimónia Oficial de Abertura do Curso de Medicina da Universidade do Algarve. Este curso, iniciado em 8 de Setembro de 2009, é apoiado financeiramente pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, com um valor cerca de 2,2 milhões de euros, destinado investimento inicial em conteúdos educativos, infraestruturas e equipamentos informáticos, e recursos humanos relacionados (ver Apoio da UMIC ao Curso de Medicina da Universidade do Algarve Agora Iniciado).

O Curso de Medicina da Universidade do Algarve, criado em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, tem três características particularmente inovadoras no panorama do ensino de medicina em Portugal: 

  • A admissão de alunos é dirigida a candidatos que já tenham uma licenciatura (1º ciclo do ensino superior).
  • Aceita candidatos com licenciaturas em áreas de ciências da natureza (e.g., Biologia, Geologia, Química, etc.), ciências da saúde e afins (e.g., Medicina Dentária, Medicina Veterinária, Enfermagem, Farmácia, Ciências Biomédicas, etc.) ou ciências exactas (Matemática, Física, Engenharias, etc.).
  • O modelo pedagógico é em regime tutorial e é baseado em estudos de casos clínicos, adoptando as metodologias da aprendizagem baseada em problemas (PBL – Problem Based Learning).
  • Contempla o ensino da medicina clínica e familiar praticado nos Centros de Saúde.

Pela própria natureza da metodologia de aprendizagem adoptada (ver ensino e unidades curriculares), o curso recorre intensivamente ao apoio de conteúdos de aprendizagem e a bases de dados suportados electronicamente e acessíveis pela Internet, de maneira também inovadora em Portugal.

Última actualização ( 30/05/2011 )