Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Tecnologias Emergentes  > Notícias  > 3º Forum da Internet do Futuro

3º Forum da Internet do Futuro

 - 15/04/2010

Logotipo do Future Internet Forum (FIF)No dia 15 de Abril de 2010, quando também decorria a 5ª Assembleia da Internet do Futuro, realizou-se o 3º Forum da Internet do Futuro (3rd Future Internet Forum (FIF)). O lançamento do Forum da Internet do Futuro foi no dia 12 de Maio de 2009,em Praga. O FIF foca-se em políticas de I&D e Inovação, para permitir aos Estados Membros e Associados partilharem boas-práticas e experiências, ultrapassarem a fragmentação de esforços e procurarem estabelecer sinergias transversais a programas e iniciativas financiadas ao níveis nacional e da UE no âmbito da Internet do Futuro.

O papel e as responsabilidades do FIF são complementares aos de outros grupos e fora existentes, como o National ICT Research Directors Forum, o Grupo de Alto Nível i2010, o Comité CIP-PCP, o Comité de ICT do FP7 (ICTC), o Grupo de Aconselhamento de IST do FP7 (ISTAG), etc. (a representação de Portugal nos três primeiros é assegurada pela UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, sendo o Presidente da UMIC o representante de Portugal nos dois primeiros), com os quais o FIF procurará promover a colaboração e troca de informações numa base regular.

A reunião do FIF começou com pontos de situação dos Directores da DGINFSO da Comissão Europeia Mário Campolargo e Luis Rodriguez-Roselló sobre as actividades de preparação do lançamento do 1º concurso no âmbito da PPP Internet do Futuro, previsto para Junho-Julho de 2010, nomeadamente consultas abertas e o evento de construção de constituintes, e sobre o programa de trabalho da PPP Internet do Futuro, a que se seguiu uma discussão em mesa redonda com contribuições dos representantes dos Estados Membros.

Um dos aspectos muito debatido foi o da abertura de um concurso específico para um única plataforma tecnológica de suporte a todas as aplicações a desenvolver no âmbito da PPP Internet do Futuro. Alguns Estados Membros defenderam que em vez de uma plataforma o concurso deveria prever a possibilidade de desenvolvimento de duas plataformas, com o argumento de que a competitividade entre as duas seria a melhor forma de assegurar bons resultados. O argumento contrário, defendendo uma plataforma única, sustentava-se na conveniência de evitar a fragmentação da iniciativa e no custo que o projecto de duas plataformas teria por duplicar o investimento necessário na componente bastante cara de desenvolvimento da(s) plataforma(s) tecnológica(s) e, consequentemente, levar a uma redução de idêntico valor no financiamento disponível para o desenvolvimento de aplicações. A ideia de uma única plataforma acabou por granjear o apoio genérico dos representantes presentes.

A propósito do concurso para o desenvolvimento da plataforma tecnológica, Portugal manifestou satisfação por parecer claro dos documentos disponibilizados e das apresentações que se iriam adoptar razoáveis requisitos de neutralidade tecnológica, abertura, capacidade de evolução e generatividade da plataforma tecnológica, o que dava resposta muito satisfatória às preocupações que tinha manifestado na 1ª reunião do FIF, em Praga. Contudo, expressou a convicção de que as alternativas em vigor no FP7 de acordos relativos à Propriedade Intelectual de projectos serem inadequadas para este caso, dado que o desenvolvimento de uma plataforma evolutiva e aberta para suportar as mais variadas aplicações do âmbito da Internet do Futuro requer soluções de Propriedade Intelectual diferentes, mais próximas do que está na base do tipo de licenciamento de software open source, e que encontrar uma solução diferente das já estabelecidas e adequada para o acordo de propriedade Intelectual deste projecto seria absolutamente essencial para o seu sucesso e, em última instância, uma condição necessária para o sucesso da própria PPP Internet do Futuro. Estas preocupações receberam o apoio de várias delegações e não receberam reacções contrárias.

(Nota: Na verdade, no dia 8 de Julho de 2010, realizou-se em Bruxelas uma Workshop de Brainstorming (ver o relatório da workshop de benchmarking), organizada pela DGINFSO da Comissão Europeia, sobre IPR relativa a questões de utilização e disseminação na PPP Internet do Futuro, em particular sobre a adopção de um regime de IPR ao nível do Programa em vez de ser ao nível de cada um dos projectos, e os concursos para projectos abertos em 20 de Julho de 2010 relativos à PPP Internet do Futuro especificam explicitamente que se espera que os projectos da PPP Internet do Futuro acordem num regime de IPR ao nível do programa, num dos objectivos específicos prevê a realização de um estudo sobre o regime de IPR a ser adoptado ao nível de todo o programa em vez de ser ao nível de cada projecto.)

Seguiu-se a apresentação do grande programa de investigação alemão THESEUS por Andreas Goerdeler, Chefe da Unidade de Desenvolvimento de TIC Convergentes do Ministério Federal da Economia e Tecnologia da Alemanha (BMWi). O THESEUS foi lançado pelo BMWi em 2007 como projecto bandeira do Governo Federal da Alemanha, com o objectivo de desenvolver novos produtos e serviços para a Internet e com um financiamento do BMWi de cerca d 100 milhões de euros, para cinco anos, complementado por uma contribuição adicional de um idêntico valor de participantes da indústria. O foco do programa de investigação é em tecnologias semânticas que determinam conteúdos, incluindo texto, imagem e som.

A sessão seguinte do FIF foi dedicada à apresentação de projectos de cidades e regiões com componentes relevantes para a Internet do Futuro, nesta reunião de Israel, Toscana (Itália) e França. Seguiu-se outra sessão dedicada a informações sobre iniciativas e planos de Estados Membros em que foram apresentadas as actividades alemãs, a iniciativa espanhola es.INTERNET e as iniciativas e programas portugueses na Internet do Futuro. Para esta apresentação, a UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP tinha convidado o Director do Programa Carnegie Mellon – Portugal, João Barros, dado que este programa está centrado nas tecnologias, aplicações e serviços da Internet do Futuro e, por isso, está a promover as redes temáticas nacionais em Tecnologias e Serviços da Internet do Futuro, em Segurança e Protecção de Infraestruturas Críticas, e em Serviços e Tecnologias para Media Interactivos, bem como mantém uma relação estreita com as componentes de energia e sustentabilidade do Programa MIT – Portugal que envolve smart grids, smart transport/mobility, smart cities e sistemas de veículos eléctricos. A apresentação portuguesa captou a atenção dos presentes que se manifestaram muito interessados em obter mais detalhes sobre as iniciativas e programas portugueses.

A reunião terminou com um ponto de situação sobre o progresso em direcção a estabelecer um mapa comum das actividades na Internet do Futuro. Ficou estabelecido que haveria uma reunião extraordinária do FIF no final de Setembro, em Bruxelas, na altura da conferência e exposição ICT 2010, e outra em Dezembro, em Ghent, na altura da Future Internet Conference Week, organizada localmente pelo IBBT – Interdisciplinary Institute for Broadband Technology, sob a liderança do CEO Wim De Waela.

Em Portugal, as políticas da Internet do Futuro, numa perspectiva de I&D e Inovação, têm tido uma forte expressão desde que esta área foi assumida como prioritária em 2006, principalmente no âmbito das iniciativas seguintes:

  1. Forum para a Sociedade da Informação – Internet do Futuro.

  2. Redes de Conhecimento – Parcerias para o Futuro;
  3. Encontros com a Ciência em Portugal:
    Ciência 2010 – Encontro com a Ciência em Portugal: Tópicos do Âmbito da Internet do Futuro;
    Ciência 2009 – Encontro com a Ciência em Portugal: Tópicos do Âmbito da Internet do Futuro;
    Ciência 2008 – Encontro com a Ciência em Portugal.

  4. Iniciativa Nacional Grid (INGRID);

  5. Redes de Nova Geração:
    Rede de Ciência e Educação;
    Redes Comunitárias.

O FIF – Forum da Internet do Futuro (FIF – Future Internet Forum) foi iniciado em 12 de Maio de 2009 (ver Lançamento do Forum da Internet do Futuro). O 2º FIF realizou-se em Estocolmo no dia 23 de Novembro de 2009, na altura da 4ª FIA. O 4º FIF está marcado para dia 30 de Setembro, em Bruxelas, Bélgica, na altura da Conferência ICT 2010 que decorre em 27-29 de Setembro de 2010, e o 5º FIF está marcado para 17 de Dezembro de 2010, na Semana da Conferência do Futuro da Internet que terá lugar em Ghent, Bélgica, em 13-17 de Dezembro de 2010, na qual também se integram a Conferência Service Wave 2010 (13-15 de Dezembro), a FIA – Future Internet Assembly (16-17 de Dezembro) que no dia 16 é conjunta com a iMinds Conference, e ainda outros eventos de TIC.

Mais informações: European Future Internet Portal e EC website on the Future Internet.

Fotografia dos Participantes no 3º FIF – Forum da Internet do Futuro, em Valencia, Espanha
Fotografia dos Participantes no 3º FIF – Forum da Internet do Futuro, em Valencia, Espanha

Última actualização ( 11/03/2011 )