Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Relações Internacionais  > Notícias  > Conselho da UE sobre Transportes, Telecomunicações e Energia Apoia a “Agenda Digital para a Europa”

Conselho da UE sobre Transportes, Telecomunicações e Energia Apoia a “Agenda Digital para a Europa”

 - 31/05/2010

Logotipo do Conselho da União Europeia Realizou-se no dia 31 de Maio de 2010 a 3017ª reunião do Conselho da União Europeia (UE) de Transportes, Telecomunicações e Energia, que adicionalmente inclui Sociedade da Informação, que registou a apresentação, pela Comissária Neelie Kroes, da Comunicação da Comissão Europeia “Uma Agenda Digital para a Europa” aprovada pela Comissão Europeia em 19 de Maio de 2010 como primeira das sete iniciativas emblemáticas no âmbito da Estratégia Europa 2020 para o Emprego e o Crescimento, e adoptou as Conclusões do Conselho sobre a Agenda Digital para a Europa.

O Conselho Europeu Estabeleceu os Principais Objectivos da Estratégia Europa 2010 para o Emprego e o Crescimento na sua reunião de 25-26 de Março de 2010, na sequência da Comunicação da Comissão "Europa 2020 – Estratégia para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo” e dos debates havidos nas várias formações do Conselho.

As delegações dos governos congratularam-se com a Agenda Digital, subscreveram as sete principais áreas de acção nela identificadas, e salientaram a importância das tecnologias digitais para o emprego e o crescimento económico. Várias delegações salientaram o apoio ao desenvolvimento de um mercado único digital com uma Internet rápida e aplicações interoperáveis, assim como o valor acrescentado ambiental da agenda.

O ponto de “Diversos”, incluiu os seguintes tópicos:

O Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP integrou a delegação portuguesa por parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior cujo ministro tutela a política nacional da Sociedade da Informação.

A UMIC participou substancialmente na preparação das propostas de Portugal para as Conclusões do Conselho sobre a Agenda Digital para a Europa e da intervenção de Portugal no Conselho.

Última actualização ( 09/03/2011 )