Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > e-Ciência  > Notícias  > Semana do Acesso Aberto 2010

Semana do Acesso Aberto 2010

 - 18/10/2010

Logotipo da “Open Access Week”De 18 a 24 de Outubro de 2010, decorre a Semana do Acesso Aberto (Open Access Week), um evento global que é uma oportunidade para a comunidade académica e de investigação, e o público geral, aprofundarem o entendimento sobre os benefícios do acesso aberto a informação científica e para estimular uma maior adesão e investigadores e instituições a este movimento de disponibilização livre pela Internet a resultados de investigação científica.

Em Portugal decorrem ao longo da semana várias iniciativas no âmbito da Semana do Acesso Aberto, a qual conta com a adesão de mais de 16 instituições do ensino superior.

Portugal tem presentemente uma posição de destaque no movimento de Repositórios Científicos de Acesso Aberto, em consequência do desenvolvimento e rápida expansão do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), o qual pode ser utilizado gratuitamente por qualquer das instituições do sistema científico e do ensino superior para alojamento do seu repositório, com individualização de identidade corporativa própria, integrado num sistema coerente de metadados de âmbito nacional.

O projecto de criação do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) é uma iniciativa da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP concretizada na FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional, com o objectivo de disponibilizar mais um serviço avançado sobre a Rede de Ciência e Educação gerida pela FCCN. O projecto decorreu no segundo semestre de 2008 com financiamento do Programa Operacional Sociedade do Conhecimento e da própria UMIC.

O Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) cresceu muito rapidamente desde que foi disponibilizado em Dezembro de 2008. Conta presentemente com 29 repositórios de diferentes instituições do ensino superior e de investigação, incluindo todas as universidades públicas, vários institutos politécnicos, e algumas universidades privadas, laboratórios do Estado e instituições científicas, quando no início de 2008 havia em Portugal apenas 4 repositórios institucionais que não estavam integrados. O repositório tem presentemente mais de 47.200 documentos, quando no início de 2008 a soma de documentos disponibilizados nos quatro repositórios de acesso aberto existentes eram apenas cerca de 3.000.

A constituição deste repositório na FCCN é particularmente apropriada, dado que fica assim assegurada uma elevada conectividade decorrente da FCCN gerir a RCTS – Rede Ciência Tecnologia e Sociedade e a sua ligação internacional à rede Europeia de investigação e ciência GEANT, e dispor de condições robustas de serviço que permitem rentabilizar a infraestrutura que já tem instalada. Este repositório permite reforçar a coerência de outros serviços de e-Ciência da iniciativa e com o financiamento da UMIC que são disponibilizados pela FCCN, como são a b-on – Biblioteca do Conhecimento Online, a infraestrutura central do e-U: Campus Virtual, o serviço de VoIP e Videoconferências no sistema científico e do ensino superior, o Zappiens – Repositório de Vídeos de Alta Aefinição com licenças Creative Commons e gestão digital de direitos de autor, o Nó Nacional da infraestrutura da Iniciativa Nacional GRID, a infraestrutura de Computação Voluntária IBERCIVIS.

Um outro aspecto de grande importância é a ligação dos repositórios científicos de acesso aberto de Portugal e do Brasil de forma a permitir a pesquisa de conteúdos simultaneamente nos repositórios dos dois países que está a ser realizada em concretização de um protocolo assinado há um ano entre o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal e o Ministro de Ciência e Tecnologia do Brasil (ver Assinatura de Protocolos de Cooperação Científica, Tecnológica e na Sociedade da Informação entre Portugal e Brasil).

Última actualização ( 09/11/2010 )