Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Redes de Conhecimento  > Notícias  > “Parcerias Internacionais” Juntam Pequenas e Médias Empresas Nacionais

“Parcerias Internacionais” Juntam Pequenas e Médias Empresas Nacionais

 - 11/05/2009

Representantes das Pequenas e Médias Empresas (PME) envolvidas nos programas de cooperação científica e tecnológica em curso com universidades norte-americanas no âmbito da acção Parcerias para o Futuro, integrada na iniciativa Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal, nomeadamente com o MIT, a Universidade do Texas em Austin e a Universidade de Carnegie Mellon, reúnem-se no dia 11 Maio de 2009, na Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, em Almada, no âmbito da ”Semana Europeia das PMEs”.

A sessão inclui a apresentação e discussão de projectos de investigação em curso, entre outras, na empresa Stemmatters, que opera na área das células estaminais e medicina regenerativa, bem como na Fibersensing, no âmbito dos sistemas de sensores em fibra óptica utilizados em aplicações avançadas de monitorização.

Participam também a Biodevices, empresa que desenvolve soluções de engenharia biomédica para suporte ao diagnóstico médico, e a Ydreams que, através da combinação de criatividade aplicada a tecnologia, arte e design, concebe experiências imersivas e produtos inovadores que estão a revolucionar o modo de interagir com a informação e conteúdos. Na área da computação avançada serão apresentadas iniciativas em curso na Critical Software, que providencia soluções tecnológicas para sistemas de informação críticos.

Para além da apresentação de actividades em curso, a iniciativa inclui ainda a discussão de linhas de acção a implementar no futuro para reforçar a ligação entre as PME nacionais e os programas internacionais que o Governo português vem estabelecendo com universidades norte-americanas de referência desde 2006. A afiliação empresarial às Parcerias Internacionais tem sido um dos factores promotores do aumento do esforço em I&D das PME, através do seu envolvimento em redes temáticas de investigação em consórcio e programas de formação avançada.

Última actualização ( 05/09/2011 )