Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Educação e Formação  > Notícias  > Computador Português de Baixo Custo Desenvolvido para Alunos do 1º Ciclo

Computador Português de Baixo Custo Desenvolvido para Alunos do 1º Ciclo

 - 30/07/2008

Computadores Magalhães a serem usados por criançasUm consórcio português, JP Sá Couto – Prológica, em parceria com a multinacional Intel lançam um novo computador portátil baseado na 2ª versão Classmate da Intel (ver product brief), lançada no dia 3 de Abril de 2008, e desenvolvido especificamente para o mercado da educação. Na 1ª fase de produção, 30% da tecnologia do novo computador será nacional e até ao final do ano deverá incorporar completamente tecnologia nacional, com excepção do microprocessador da Intel.

O computador, com o nome “Magalhães”, será fabricado em Matosinhos pelo consórcio JP Sá Couto-Prológica e poderá vir a ser exportado para África, América Latina e Europa. O computador permite o acesso à Internet, tem uma autonomia de seis horas, é resistente ao choque e à água, opera com base no processador Intel-Celeron M a 900 MHz, trabalha com os sistemas operativos Windows XP e Linux, tem uma memória RAM de 512 MB, disco rígido de 30 GB, ecrã de 9 polegadas, pesa 1,4 Kg e tem um custo de produção previsto para 180 euros.

Meio milhão de alunos do 1º ciclo do ensino básico de Portugal vão receber este tipo de computadores no âmbito do novo programa e.escolhinha, no quadro do Plano Tecnológico. Será gratuito para os alunos inscritos no 1º escalão da acção social escolar, custará 20 euros para as crianças do 2º escalão da acção social escolar, e 50 euros para os alunos não abrangidos pela acção social escolar. Os primeiros computadores deverão ser entregues nas escolas já em Setembro.

Última actualização ( 02/09/2011 )