Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Conhecimento  > Notícias  > Reunião de Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP

Reunião de Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP

 - 28/08/2009

Logotipo da CPLP - Comunidades dos Países de Língua PortuguesaRealizou-se no dia 29 de Agosto de 2009, em Lisboa, uma reunião dos Ministros da CPLP – Comunidades dos Países de Língua Portuguesa responsáveis pelas políticas de ciência e tecnologia e pelas políticas de ensino superior.

Portugal, a quem compete este ano a responsabilidade de presidir à CPLP, preparou uma agenda de trabalhos que compreende a preparação do lançamento de um Centro UNESCO em moldes totalmente inovadores à escala internacional, para formação avançada em ciências no espaço das instituições da CPLP, conjugando a formação de alto nível, designadamente através de programas de doutoramento, com a formação para a responsabilidade social dos cientistas, a comunicação pública da ciência, e a integração em redes e programas internacionais de investigação, facilitando assim o desenvolvimento científico dos países de origem e combatendo a fuga de capacidades científicas. Portugal assegura o lançamento e o funcionamento inicial deste novo Centro distribuído de formação científica avançada, em cooperação com a UNESCO e em associação com os outros países da CPLP.

 A reunião dos ministros da CPLP visou também a cooperação no domínio da avaliação independente de instituições e cursos de ensino superior no espaço lusófono.

Os participantes fizeram ainda um balanço da cooperação nos domínios científico, tecnológico e do ensino superior no espaço da CPLP, e exploraram novas áreas e formas de cooperação, as principais das quais ficaram expressas na declaração final.

O Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP integrou a delegação portuguesa.

Fotografia das delegações na Reunião de Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP
Fotografia das delegações na Reunião de Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP

Última actualização ( 01/09/2011 )