Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Inclusão e Acessibilidade  > Notícias  > Beneficiar da Internet em Segurança: acções promovidas pela UMIC no País

Beneficiar da Internet em Segurança: acções promovidas pela UMIC no País

 - 15/05/2009

Internet SeguraA ONU – Organização das Nações Unidas estabeleceu o dia 17 de Maio Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação e decidiu que este ano seria dedicado à temática da navegação segura da Internet pelos mais jovens.

A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, enquanto organismo público com a missão de coordenação das políticas para a Sociedade da Informação em Portugal, resolveu alargar a comemoração do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação a todas as camadas da população e a toda a semana com início nesse dia, promovendo acções de consciencialização pública para os benefícios e para a utilização segura da Internet, entre 17 e 22 de Maio de 2009.

A Internet tem transformado profundamente a maneira como as pessoas vivem – como aprendem, trabalham, ocupam os tempos livres e interagem, tanto nas relações pessoais como com nas organizações.

A par do alargamento do acesso aos benefícios da utilização da Internet, nomeadamente na obtenção de informação e conhecimento, na amplificada colaboração entre pessoas e organizações, na inclusão social e na criação de riqueza, é necessário assegurar, como para qualquer outro meio de interacção, mecanismos e estratégias apropriados para a sua utilização segura.

Assim, no âmbito no âmbito das acções em Segurança e Privacidade e como entidade coordenadora do projecto Internet Segura, a UMIC disponibiliza aos interessados elementos informativos e de apoio à formação sobre a navegação segura da Internet, e mobilizou várias das redes que coordena – Rede de Espaços Internet, Rede Solidária, e-U Campus Virtual –, para participarem nas celebrações, tirando partido da capacidade de dinamização e mobilização das muitas entidades envolvidas nestas redes para a promoção de forma descentralizada de iniciativas junto dos sectores da sociedade a que estão associadas.

Além disso, também no âmbito do projecto Internet Segura, a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação vai dinamizar acções nas escolas do ensino básico e secundário através da vertente escolar do projecto, a Seguranet.

Em consequência destas iniciativas, estão previstas entre 17 e 22 de Maio, em vários pontos do país, mais de 100 actividades de sensibilização, de formação e de informação para os cidadãos, com o principal objectivo de disseminar práticas de navegação segura e crítica da Internet. Mais informações sobre estas iniciativas estão disponíveis nos sítios do projecto Internet Segura, bem como nos outros sítios geridos pela UMIC para as redes dinamizadas para participação nas comemorações:

 

Exemplos concretos de acções promovidas em vários contextos e pontos do país, entre muitas outras:

Para pessoas com necessidades especiais

  • Acções de formação com distribuição do Guia do Utilizador Internet Segura em formato Braille, na Fundação Raquel e Martin Sain.

    Envolve a 1ª disponibilização da versão em Braille do Guia do Utilizador Internet Segura produzido pelo consórcio Internet Segura coordenado pela UMIC (versão em Braille preparada pela Fundação Raquel e Martin Sain).

    Contacto: Vera Rapagão, Tel.: 218480136/7, Email: verarapagao@fundacao-sain.org.pt

  • Transmissão pela Internet para estudantes hospitalizados no Hospital de Santa Maria e no Instituto Português de Oncologia, no dia 21 de Maio de 2009, de uma aula sobre navegação segura da Internet a partir da Escola José Cardoso Pires, EB 2-3 da Amadora, realizada pelo Centro de Avaliação em Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (CANTIC), com o apoio da infraestrutura TeleAula e da FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional.

    Contacto: Rui Fernandes, Tel.: 214925579, Email: rui@cantic.org.pt
  • Acção de Formação Internet Segura, em Língua Gestual Portuguesa dirigida aos formandos que frequentam o Espaço Internet da Associação de Surdos do Porto.

    Contacto: Armando Baltazar, Tel.: 225102390, Email: armando.baltazar@asurdosporto.org.pt
  • Acção de sensibilização sobre a segurança na Internet dirigida às crianças apoiadas pela Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21.

    Contacto: Eng. Fernando Ferreira/Dra. Luísa Cotrim, Tel.: 21 839 42 22, Email: geral@appt21.org.pt
  • Acções de sensibilização e debate sobre a segurança na Internet, dirigida aos formandos da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa.

    Contacto: Jorge Costa, Tel.: 217572457/88, Email: jorge.costa@apcl-7oficios.org.pt

Para a população sénior

  • “Segurança no correio electrónico” – acção de formação em cerca de 25 Espaços Net para Todos do Inatel –Iniciativa Inatel.

    Contacto: Fabio Mortari, Tel.: 210 027 153, Email: fmortari@inatel.pt
  • Segurança na Formação para o Diploma de Competências Básicas em TIC, no Espaço Internet Municipal da Azambuja.

    Contacto: Marisa Pedrosa, Tel.: 263 41 8290, Email: espaco.internet@cm-azambuja.pt

Para crianças e jovens

  • Navegação Segura e Crítica na Internet para jovens dos 10 aos 17 anos, nos Espaços Internet Municipais de São Julião de Freixo e de Ponte de Lima.

    Contacto: Eliana Sousa, Tel.: 258761159, Email: geral@casapovofreixo.pt e internet@cm-pontedelima.pt
  • Navegação Segura na Internet  para alunos do ensino básico e secundário, e Internet Segura para a Infância para Alunos do 1º ciclo, Projecto Agora Sim – Setúbal do Centro de Inclusão Digital (CID) do Programa Escolhas.

    Contacto: Carlos Vicente Camelo, Tel.: 265553437, Email: carlos.vicente.camelo@gmail.com
  • 10 Dicas para Utilizar a Internet com Segurança,  no CID Alternativas – Funchal.

    Contacto: Marco Costa, Tel.: 9627259407, Email: marcocosta949@gmail.com e alternativas.pe@cm-funchal.pt
  • Evitar Situações de Potencial Perigo na Internet, no CID Escolhas Positivas – São Mamede Infesta.

    Contacto: Vítor Ribeiro, Tel.: 93 8397235, Email: escolhaspositivas.pe@gmail.com

Para a população em geral

  • Segurança na Internet para Pais (500 formandos), no Espaço Internet Municipal de Almeirim.

    Contacto: António Pisco, Tel.: 96 131 0090, Email: espacointernetalmeirim@hotmail.com
  • Como navegar em Segurança na Internet?, na Biblioteca Marcelino Mesquita – Cartaxo.

    Contacto: Diogo Branco, Tel.: 96 171 94 06, Email: dbranco@cm-cartaxo.pt
  • Acções de sensibilização/formação sobre navegação segura e crítica da Internet, formação nas Oficinas do Conhecimento (até ao final do mês de Maio), iniciativa do Museu das Comunicações/Fundação Portuguesa das Comunicações, Lisboa.

    Contacto: Cristina Weber, FPC – Fundação Portuguesa das Comunicações, Museu das Comunicações, Tel. 213 935 116, Email: museu@fpc.pt

 

Sobre o Projecto Internet Segura

Em Julho de 2007 foi apresentado publicamente o projecto Internet Segura, da responsabilidade de um consórcio coordenado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, e que também envolve a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação, a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) e a Microsoft Portugal.

 

Sobre a Rede de Espaços Internet

Os Espaços Internet são locais de acesso público gratuito onde se disponibiliza regularmente a utilização de computadores e da Internet com apoio por pessoal próprio (monitores) para facilitar o uso destas tecnologias pelas pessoas. Muitos destes espaços satisfazem condições de acessibilidade para cidadãos com necessidades especiais. A partir de Novembro de 2006, a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP promoveu a organização da Rede de Espaços Internet para integrar num esforço conjunto os diversos Espaços Internet criados ao longo de vários anos em diferentes contextos. A Rede de Espaços Internet integrapresentemente cerca de 1.170 Espaços Internet distribuídos por todo o território nacional, os quais foram criados, na esmagadora maioria, no âmbito do Programa Operacional Sociedade da Informação/Sociedade do Conhecimento. Consulte o portal da Rede de Espaços Internet para mais informações sobre a localização dos espaços e as actividades programadas.

 

Sobre a Rede Solidária

A Rede Solidária é constituída por cerca de 240 Organizações Não Governamentais de, e para, pessoas com deficiência, idosas ou em risco de exclusão, e teve as suas raízes na ligação de instituições de solidariedade social à RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade, gerida pela FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional. A RCTS foi criada em 1997 como evolução da Rede de Computação Científica Nacional, ao ser alargada esta rede de forma a, além das instituições científicas e do ensino superior, passar a incluir escolas do ensino básico e secundário, bibliotecas públicas, instituições de solidariedade e outras instituições com actividades de natureza científica e cultural. A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP promoveu o desenvolvimento e assegura desde Junho de 2005 a disponibilização do Portal da Rede Solidária, um gestor de conteúdos para cada uma das instituições que integram a rede, assim como a ligação em banda larga das instituições que integram a Rede Solidária à Internet e a disponibilização de cerca de 650 caixas de correio electrónico para estas instituições, serviços que em 2008 tornaram a ser assegurados pela FCCN, através da RCTS, por iniciativa da UMIC.

 

Sobre o e-U Campus Virtual

O projecto e-U Campus Virtual foi concebido e é coordenado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, com o apoio técnico da FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional. O projecto criou uma extensa rede de acesso sem fios integrando as universidades e os institutos politécnicos do país num único Campus Virtual de âmbito nacional, com mais de 5.000 pontos de acesso, através de roaming interinstitucional, e incluindo também serviços, conteúdos e aplicações disponibilizados em todas as instituições. Do início ao fim de 2005, o número de instituições do ensino superior com redes sem fios no âmbito do projecto e-U Campus Virtual passou de 8 para 57, chegando a uma cobertura de 85% de todo o ensino superior, um conjunto de escolas com mais de 300 mil estudantes.

Última actualização ( 31/08/2011 )