Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Inclusão e Acessibilidade  > Notícias  > Congresso Europeu de Inclusão Digital 2010

Congresso Europeu de Inclusão Digital 2010

 - 21/09/2010

Realizou-se a 20 e 21 de Setembro de 2010, em Bruxelas, o Congresso Europeu de Inclusão Digital (ECEI2010), organizado no âmbito da Presidência Belga do Conselho da União Europeia, sob o tema “Delivering Digital Europe in Public Libraries”. Este Congresso pretendeu responder aos desafios e oportunidades dos Espaços Internet e das bibliotecas na era digital. O enfoque do evento centrou-se no papel das Bibliotecas e de outros agentes como Espaços Internet e Museus no domínio da inclusão digital, no seguimento da Declaração de Viena, da Estratégia 2020 e da Agenda Digital, reflectindo uma aposta europeia nas competências digitais para alcançar um crescimento sustentável.

A edição de 2010 do ECEI veio colocar em perspectiva os três pilares das políticas de inclusão digital – acesso, utilização, impacto – e teve como objectivos principais analisar: o papel das redes sociais, comunidades de interesse e crowd sourcing; o fornecimento de serviços públicos através das redes nacionais de Espaços Internet e bibliotecas e a relevância da criação de parcerias multistakeholder para a adaptação destes agentes à era digital.

As instituições organizadoras do evento compilaram um Relatório da Conferência com as principais mensagens da conferência.

A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP assegurou a representação de Portugal nesta reunião, através de Margarida Ribeiro.

Última actualização ( 12/01/2012 )