Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Tecnologias Emergentes  > Notícias  > 9ª Reunião do Conselho do INL

9ª Reunião do Conselho do INL

 - 19/05/2011

Logotipo do INL –Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia A 9ª Reunião do Conselho do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, foi convocada para o Ministério da Ciência e Inovação de Espanha, em Madrid, para o dia 19 de Maio de 2011. Foi a primeira reunião em que participou o novo Director-Geral de Cooperação Internacional daquele ministério, Carlos Martinez Riera, que assumiu a chefia da delegação espanhola e, portanto, a Vice-Presidência do Conselho do INL, em substituição de Montserrat Torné, que transitou de Directora-Geral de Cooperação Internacional para Directora-Geral de Investigação e Gestão do Plano Nacional de I+D+I no final de Outubro de 2010, substituindo José Manuel Labastida neste cargo, que deixou o Conselho do INL mantendo-se neste Conselho Montserrat Torné.

O Conselho do INL envolveu a discussão do relatório de progresso do Director-Geral do INL, e a discussão e aprovação do relatório de actividades e contas de 2010, do orçamento para 2011, e da adjudicação do 2º concurso para equipamento científico. Considerou também o orçamento para 2012-2013 e a definição do valor das contribuições financeiras dos dois Estados Membros para 2011, não sendo possível concluir este ponto uma vez que os representantes espanhóis ainda não tinham condições internas para definirem a sua contribuição sendo que Portugal manteve os valores de contribuição em 2011 que estavam previstos, razão pela qual foi decido suspender a reunião e prossegui-la com uma 2ª parte da reunião sobre este único ponto logo que Espanha estivesse preparada para tal.

Realizou-se também no mesmo dia e local uma reunião da Assembleia Geral da Comissão Instaladora do INL em que foi aprovado o relatório de actividade e contas e decidido o encerramento desta Comissão Instaladora no prazo mais curto possível no que respeita a procedimentos administrativos de encerramento, dado que cumpriu o objectivo para que foi criada, não sendo mais necessária dado que estão asseguradas as condições organizativas e de capacidade contratual plenas do INL.

O INL, em instalação em Braga, é uma iniciativa conjunta de Portugal e Espanha. Trata-se da primeira organização científica internacional na península ibérica e é também a primeira e, até agora, a única organização científica na área da nanotecnologia com estatuto jurídico internacional. Constituem o Conselho do INL: Luis Magalhães, Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, João Sentieiro, Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, Carolina Rego Costa, Jurista, Assessora do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por parte de Portugal, e Carlos Martinez Riera, Director-Geral de Cooperação Internacional do Ministério de Inovação e Ciência, Montserrat Torné, Directora-Geral de Investigação e Gestão do Plano Nacional de I+D+I, e Fernando Briones, Professor Investigador da Agência Conselho Superior de Investigação Científica, por parte de Espanha. O Director-Geral do INL é o Prof. José Rivas e o Director-Geral Adjunto é o Prof. Paulo Freitas.

Última actualização ( 03/02/2012 )