Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Conteúdos Digitais  > Notícias  > Visita ao Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa em Março de 2011

Visita ao Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa em Março de 2011

 - 29/03/2011

Logotipo do Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa; O Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP visitou no dia 29 de Março de 201 o Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa, uma unidade de investigação classificada Excelente em todas as avaliações internacionais conduzidas pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP ( em 2007, 2002, 1999 e 1996) que tem tido uma actividade notável na preparação de informação digital exaustiva sobre fontes documentais da actividade teatral em Portugal disponibilizadas na Internet.

O Centro de Estudos de Teatro disponibiliza na Internet o sistema de informação CETbase sobre teatro em Portugal com registos de cerca de 22.280 espectáculos, 13.700 textos, 11.040 instituições, 3.080 espaços e 1.600 eventos. É um repositório aberto de enorme valor com informação de base histórica sobre a actividade teatral em Portugal que tem uma posição liderante internacionalmente nos poucos casos em que existem acervos detalhados deste tipo.

Outros repositórios abertos disponibilizados ou a disponibilizar pelo Centro de Estudos de Teatro  são o OPSIS – Base de Dados Iconográfica de Teatro, o HTP online – História do Teatro em Portugal online, com mais de 3.440 fontes documentais, e o TESOURO – Edição crítica de textos de teatro dos séculos XVI a XIX. É ainda de realçar que o Centro de Estudos de Teatro foi responsável pela conservação do Arquivo doado por Osório Mateus à Faculdade de Letras – um importante acervo documental para os Estudos de Teatro, cujo catálogo está disponível online, permitindo, ainda, a consulta de cópias digitais da maior parte das peças dos séculos XVIII e XIX.

O Centro de Estudos de Teatro pretende agora desenvolver o Portal de Teatro para integrar na Internet as várias vertentes de observação e documentação do Teatro que tem desenvolvido.

Última actualização ( 13/03/2012 )