Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Conhecimento  > Notícias  > Conferência de Alto Nível sobre Nanotecnologias (High Level Conference on Nanotechnologies)

Conferência de Alto Nível sobre Nanotecnologias (High Level Conference on Nanotechnologies)

 - 16/11/2007

Logotipo da Presidência Portuguesa da UE – Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorRealiza-se em 20-21 de Novembro de 2007, em Braga, a Conferência de Alto Nível sobre Nanotecnologias (High Level Conference on Nanotechnologies), organizada conjuntamente pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, a FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, a Comissão Instaladora do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), e as Direcções-Gerais de Investigação, Tecnologia e Desenvolvimento, e de Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia.

A conferência, realizada no âmbito da Presidência Portuguesa da UE,  conta com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, José Mariano Gago, da Ministra da Educação e Ciência de Espanha, Mercedes Cabrera Calvo-Sotelo, da Comissária para a Sociedade da Informação e Media, Viviane Reding e do Comissário para a Investigação, Janez Potočnik.

Esta conferência junta decisores políticos, cientistas e dirigentes de empresas para analisar e debater as oportunidades identificadas nesta importante área da Ciência e Tecnologia considerada estratégica tanto do ponto de vista científico como económico. É uma área da Ciência e Tecnologia considerada prioritária pela Presidência Portuguesa da União Europeia, estando prevista a apresentação de uma proposta de Conclusões do Conselho de Competitividade que terá lugar nessa mesma semana precisamente dedicadas às Nanociências e Nanotecnologias.

A Comissão Europeia apresentou recentemente, a 6 de Setembro de 2007, a Comunicação "Nanociências e Nanotecnologias: Plano de Acção para a Europa 2005-2009". Primeiro Relatório de Execução 2005-2007 referente à Comunicação de 7 de Junho de 2005 "Nanociências e Nanotecnologias: Plano de Acção para a Europa 2005-2009".

Participam também na conferência dirigentes de cerca de 25 laboratórios de investigação de 10 países (entre os quais 2 laboratórios da Fraunhofer Gesellshaft, sociedade com que Portugal tem relações no âmbito da acção Parcerias para o Futuro, e 7 Laboratórios Associados Portugueses) e do próprio INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia que está a ser instalado em Braga por iniciativa conjunta de Espanha e Portugal, bem como investigadores de universidades e gestores de mais de 15 empresas com actividades em nanotecnologias, entre as quais se contam grandes empresas como ABB, Bosch, EADS, IBM, FIAT, Infineon, Philips, STMicroelectronics, Vaisala Group, Zeiss.

O programa da conferência prevê uma sessão dedicada a duas Iniciativas Tecnológicas Conjuntas (JTI – Joint Technology Initiatives) relacionadas com as nanotecnologias e previstas para integrarem o primeiro conjunto de JTIs a serem aprovadas: JTI de Nanoelectrónica (ENIAC – European Nanoelectronics Initiative Advisory Council) e JTI de Sistemas Embebidos (ARTEMIS – Advanced Research and Technology for Embedded Intelligence and Systems).

Uma outra sessão vai ser dedicada a várias Plataformas Tecnológicas Europeias (European Technology Platforms) relacionadas com as nanotecnologias, nomeadamente: ENIAC (Nanotechnology), ARTEMIS (Embedded Systems), Nanomedicina, EPoSS (Smart Systems), Fotónica21, Têxteis, Manufuture (Future Manufacturing Technologies)/ MINAM (Micro- and Nano- Manufacturing), EuMAT (Advanced Engineering Materials and Technologies).

Há também sessões dedicadas aos temas seguintes:

  • Casos de Sucesso de Institutos de Investigação na Europa
  • Nanomedicina
  • Aplicações da Nanotecnologia a Aspectos de Alimentação, Ambiente e Energia
  • Nanotecnologias de Produção (incluindo têxteis)
  • Nanoelectrónica
  • Electrónica Orgânica, e Micro e Nano Sistemas
  • Computação na Era da Nanotecnologia.

Recorda-se que o INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia foi criado como um inovador laboratório internacional de investigação por iniciativa conjunta de Espanha e Portugal, decidida na Cimeira dos dois países de Novembro de 2005, com o propósito de vir a constituir-se como um laboratório de excelência científica internacional, capaz de atrair investigadores do mais elevado nível em âmbito mundial e aberto a admitir como membros outros países, tanto europeus como de outros continentes.

No dia anterior à Conferência de Alto Nível sobre Nanotecnologias realizam-se Reuniões de 9 Comissões e Conselhos de Vários Programas da UE em Braga, a maioria em temas relacionados com as nanotecnologias. Uma delas é a reunião do Forum de Directores Nacionais de Investigação em TIC da UE que integra os Directores responsáveis pela área de Tecnologias de Informação e Comunicação dos 27 Estados Membros da UE e dos países externos associados ao Programa Quadro de Investigação da UE.

Última actualização ( 21/12/2011 )