Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > e-Ciência  > Projectos  > VoIP e Videoconferências

VoIP e Videoconferências

Em 2009, foi disponibilizado a todo o sistema científico e do ensino superior público nacional um serviço de VoIP suportado na RCTS. Dada a elevada dimensão deste sistema, esta ficou a ser a maior rede de VoIP no país.

A rede do serviço VoIP suportado na RCTS envolve 40.000 postos de ligação directa telefónica em 172 locais que incluem todas instituições do ensino superior público. No final de 2009, ficaram em funcionamento os serviços de voz externos para a rede fixa da PT Prime em 94% dos locais, e para as redes móveis da Optimus em 95% dos locais, da TMN em 94% dos locais e da Vodafone em 91% dos locais.

Os serviços desenvolvidos envolvem a generalização da possibilidade de realização de tele- e vídeo- conferências a partir de computadores ligados nas instituições do sistema científico e do ensino superior público nacional que podem ser facilmente activadas pelos próprios utilizadores, facilitando a colaboração à distância dentro de todo o sistema. Este sistema, uma vez generalizado, promete revolucionar a interacção em voz e vídeo para trabalhos em colaboração nas várias instituições do ensino universitário e politécnico público em Portugal.

As comunicações em voz dentro de todo o sistema científico e do ensino superior público nacional, com o projecto financiado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e por fundos comunitários do POSC, deixou de ter custos para as instituições do sistema, e a associada agregação de compra de comunicações externas às operadoras de comunicação de voz fixa e móvel, ao nível de todo o sistema científico e nacional, permitiu uma significativa redução dos custos com comunicações em voz com o exterior do sistema.

Última actualização ( 24/10/2011 )