Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Relações Internacionais  > Notícias  > Forum de Governação da Internet 2009

Forum de Governação da Internet 2009

 - 18/11/2009

Logotipo da WSIS – World Summit on the Information SocietyNos dias 15-18 de Dezembro de 2009, realizou-se em Sharm El Sheik, Egipto, a 4ª reunião do IGF – Forum de Governação da Internet (IGF – Internet Governance Forum) sob o tema geral “Governação da Internet  – Criar Oportunidades para Todos”.Esta reunião do IGF contou com mais de 1.800 participantes de 112 países, com representações governamentais de 96 países, tendo sido a maior reunião do IGF até à data (ver estatísticas de participação).

O IGF foi criado no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU), na 2ª fase da Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação (WSIS – World Summit on the Information Society) que se realizou em Tunes em 16-18 de Novembro de 2005 (ver Participação de Portugal na Cimeira Mundial sobre Sociedade da Informação). A 1ª reunião do IGF foi em Atenas, Grécia, de 30 de Outubro a 2 de Novembro de 2006; a 2ª reunião no Rio de Janeiro, de 12 a 15 de Novembro de 2007; a 3ª reunião em Hyderabad, Índia, de 3 a 6 de Dezembro de 2008.

As sessões principais da 4ª reunião do IGF tiveram como temas: Gestão de Recursos Críticos da Internet; Segurança, abertura e privacidade; Acesso e diversidade; Governação da Internet à luz dos princípios do WSIS, Balanço e caminho a seguir – sobre a conveniência da continuação do IGF, Assuntos emergentes: impacto das redes sociais (ver programa das sessões).

A delegação Portuguesa foi chefiada pelo Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP.

Está disponível o Sumário do Presidente da 4ª Reunião do IGF, em Sharm El Sheik, Mr. Tarek Kamel, Ministro de Comunicações e Tecnologia de Informação do Egipto.

Os proceeedings da 3ª reunião do IGF, em Hyderabad, foram disponibilizados no livro “Internet for All – Proceedings of the Third Internet Governance Forum, Hyderabad, India, 3-6 December 2008" editado por Don MacLean e publicado em Julho de 2009. Os dois primeiros anos de actividade do IGF estão descritos no livro Internet Governance Forum (IGF) – The First Two Years, publicado em 2008.

A 5ª reunião do IGF terá lugar em 14-17 de Setembro de 2010, em Vilnius, Lituânia.

Última actualização ( 02/12/2011 )