Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Tecnologias Emergentes  > Notícias  > Visita do CEO do IBBT – Instituto Interdisciplinar para Tecnologia de Banda Larga da Bélgica a Unidades de I&D e Empresas

Visita do CEO do IBBT – Instituto Interdisciplinar para Tecnologia de Banda Larga da Bélgica a Unidades de I&D e Empresas

 - 16/03/2010

Logotipo do IBBT – Interdisciplinary Institute for Broadband TechnologyNos dias 16-17 de Março de 2010, Wim De Waela, CEO do IBBT – Instituto Interdisciplinar para Tecnologia de Banda Larga da Bélgica (IBBT – Interdisciplinary Institute for Broadband Technology) visita Portugal a convite da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP. O IBBT é um instituto independente de investigação fundado como organização sem fins lucrativos pelo governo da Flandres, Bélgica, para estimular a inovação em TIC. Tem como missão a criação de capital humano altamente competente em vários aspectos das TIC através de investigação multidisciplinar dirigida pela procura. Oferece a companhias e organizações Flamengas apoio activo em I&D, juntando os esforços de mais de 600 investigadores de várias universidades e centros de investigação. As principais áreas de investigação estão orientadas para problemas sociais e económicos da actualidade: Cultura e Media, e-Saúde, TIC Verde, Mobilidade e Logística. O IBBT é a principal organização responsável pela Semana da Conferência do Futuro da Internet que terá lugar em Ghent, Bélgica, em 13-17 de Dezembro de 2010, na qual se integram a Conferência Service Wave 2010(13-15 de Dezembro), a 6ª FIA – Future Internet Assembly (16-17 de Dezembro) que no dia 16 é conjunta com a iMinds Conference, o 5º FIF – Forum da Internet do Futuro (17 de Dezembro), e ainda outros eventos de TIC.

O programa da visita é iniciado e com uma reunião com o Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, e incluiu uma reunião com o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

O objectivo da visita organizada pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP é dar a conhecer ao CEO do IBBT uma parte substancial da realidade concreta do ambiente de investigação e de empresas de base científica e tecnológica nas áreas das TIC em Portugal mais relacionadas com as áreas do IBBT e criar a oportunidade para uma interacção directa do CEO do IBBT com um grupo alargado de investigadores portugueses e de responsáveis de empresas desta área, com intenção de propiciar um conhecimento mútuo que possa facilitar contactos e projectos conjuntos futuros.

Wim De Waele é acompanhado na visita pelo Doutor Frans de Brüine e pela Dra. Elisabete Pires da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, e visita ao longo de dois dias os 4 Laboratórios Associados da área das TIC (IT – Instituto de Telecomunicações (Lisboa e Porto), ISR Lisboa – Instituto de Sistemas e Robótica de Lisboa, INESC Porto – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto, INESC ID – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores I&D) nos quais também terá reuniões com os respectivos Directores, a empresa YDreams e o IPN – Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, onde visitará a Incubadora de Empresas do IPN e terá reuniões de trabalho com representantes das empresas Critical Software, ISA – Intelligent Sensing Anywhere, Meticube, WIT Software. No IT no Porto visita o Laboratório de Comunicações Shannon, o grupo de investigação em Internet do Futuro e o IT Media Lab. Wim de Waela também reunirá no Porto com o Director do Programa Carnegie Mellon – Portugal, João Barros, e em Lisboa com um representante do Programa MIT – Portugal.

Última actualização ( 19/03/2012 )