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Licenciaturas em TIC

Em 2009/2010 inscreveram-se pela primeira vez em licenciaturas em áreas de TIC 9.865 alunos, 52% mais do que em 2005/2006, crescimento que foi quase o dobro do que se verificou em todas áreas do ensino superior (27%).

No ano lectivo 2009/2010, funcionaram nas instituições do ensino superior, universidades e politécnicos, 204 cursos de formação superior inicial (licenciaturas do 1º ciclo de Bolonha) em áreas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), 135 no ensino público e 69 no ensino particular ou cooperativo.

O número de alunos que ingressarem nos cursos em TIC cresceu regularmente de 1999/2000 a 2002/2003 (+27% no final do que no início deste período), decresceu de 2002/2003 a 2005/2006 (-20%), voltou a crescer de 2005/2006 para 2008/2009 (+55%), e decresceu um pouco de 2008/2009 para 2009/2010 (-2%), tendências que, embora com valores diferentes, essencialmente também se verificaram em todas as áreas do ensino superior. A percentagem de alunos em cursos de TIC no total de alunos inscritos pela primeira vez em licenciaturas teve uma tendência de crescimento regular durante a última década, desde 8% em 1999/2000 até 12% em 2009/2010.

As parcerias internacionais estabelecidas a partir de 2006 para reforçar Redes de Conhecimento, em especial com Carnegie Mellon University e MIT vieram a iniciar um movimento de modernização curricular e de métodos de ensino nos principais cursos universitários em TIC que deverá prosseguir.

A partir de 2006 foi seguida uma política de abertura do ensino superior a novos públicos, em particular a pessoas com idades superiores às usuais de conclusão do ensino secundário, e um movimento de abertura de cursos fora dos períodos semanais de trabalho, esta com incidência predominantemente no ensino politécnico. Esta política atraiu para o ensino superior um elevado número de alunos empregados, e teve uma incidência visível nas áreas de TIC.

Última actualização ( 24/10/2011 )