Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Tecnologias Emergentes  > Projectos  > Tecnologias Emergentes e do Futuro

Tecnologias Emergentes e do Futuro

Por Tecnologias Emergentes e do Futuro (FET – Future and Emerging Technologies) refere-se aqui a procura de novas ideias disruptivas e temas de investigação de longo prazo em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), com o objectivo de promover investigação de elevado risco mas com a potencialidade de conduzir a resultados com elevados impactos tecnológicos e sociais.

A investigação europeia em FET – Future and Emerging Technologies foi lançada em 1989 e é vista como uma forma de pôr em marcha processos de identificação e formação de tecnologias da informação radicalmente novas. Parte do princípio que as descobertas radicais com elevado potencial nas TIC crescentemente resultam de um forte interacção com outras disciplinas, como por exemplo com biologia, química, nanociência, ciências cognitivas e neurociências, ciências sociais, artes e humanidades. Por isso, são necessárias novas atitudes e formas de colaboração inovadoras entre um amplo conjunto de actores. Assim, a investigação em FET promete ser transformativa e, além de produzir resultados de excepcionais consequências científicas e tecnológicas, espera-se que crie novas práticas e transforme disciplinas.

A Comissão Europeia publicou em Abril de 2009 a Comunicação “Movendo as Fronteiras das TIC – Uma estratégia para investigação em tecnologias emergentes e do futuro na Europa” (Moving the frontiers of ICT – a strategy for research on future and emerging technologies in Europe).

O esquema de investigação em FET europeu pretende combinar de forma única as características seguintes:

  • Fundacional. Estabelece novas fundações para TIC futuras através de explorar novas ideias não convencionais que são de demasiado longo prazo ou têm um excessivo risco para serem exploradas por investigação industrial.
  • Transformativo. É conduzido por ideias que desafiam e podem mudar radicalmente a compreensão dos conceitos de investigação que estão na base das tecnologias de informação existentes.
  • Elevado risco. Procura um equilíbrio entre o risco e um elevado potencial de retorno de contribuições revolucionárias.
  • Orientada a consequências. Tem o objectivo de ter um impacto em agendas futuras de investigação industrial em TIC.
  • Multidisciplinar. Desenvolve-se com base em sinergias e fertilização cruzada entre disciplinas diferentes como biologia, química, nanociência, ciências cognitivas e neurociências, etologia, ciências sociais ou economia. 
  • Colaborativa. Pretende juntar as melhores equipas na Europa e no mundo para colaborar em tópicos comuns de investigação.

O esquema FET é concretizado através de investigação temática em áreas emergentes (“FET Pro-active”), exploração sem restrições de novas ideias (“FET Open”) e Iniciativas Emblemáticas em FET (“FET Flagship Initiatives”).

As Iniciativas Emblemáticas em FET (“FET Flagship Initiatives”) são iniciativas de investigação visionária de larga escala e dirigidas pela ciência com o objectivo de levarem a contribuições científicas decisivas, com o potencial de constituírem uma ampla base para inovação tecnológica futura e exploração económica em várias áreas, assim como trazer novos benefícios para a sociedade. Estas iniciativas devem ser construídas sobre pontos fortes da investigação europeia, são concebidas como sendo iniciativas de longo prazo, da ordem de 10 anos, cada uma com um orçamento de cerca de 100 milhões de euros por ano. Devido à sua dimensão, estas iniciativas apenas podem ser realizadas através da federação de esforços da comunidade de investigação, agências de financiamento nacionais e regionais, a União Europeia, e, quando apropriado, com a participação de parceiros globais e indústria.

Os critérios seguintes devem caracterizar uma Iniciativa Emblemática em FET (“FET Flagship Initiative”):

  • Ambição: o objectivo deve ser um avanço que inclua grandes desafios de ciência e tecnologia e seja justificado através de comparações com actividades existentes e o estado da arte.
  • Impacto: um claro efeito de alavanca, progresso substancial e grande inovação em ciência e tecnologia, afectando competitividade europeia, indústria, sociedade, governação e sustentabilidade.
  • Integração: um quadro operacional que descreva porquê e como as disciplinas relevantes, os interessados, e os recursos serão conjugados à escala europeia ou maior, e como podem ser coordenados de forma eficiente.
  • Plausibilidade: as diferentes áreas de investigação devem ser asseguradas a um nível apropriado para serem juntas num roteiro bem definido e com marcas de progresso razoáveis.

O Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, integra o Grupo de Trabalho dos Directores Nacionais de TIC sobre Iniciativas Emblemáticas em FET que foi criado com o objectivo de alinhar o programa da Comissão e as prioridades nacionais de investigação dos Estados Membros e Associados nas áreas relevantes, designadamente para:

  • Apoiar a interacção das autoridades de IDT e agências de financiamento de Estados Membros e Associados com a comunidade científica e com a Comissão Europeia no processo de constituição das Iniciativas Emblemáticas em FET.
  • Investigar como as Iniciativas Emblemáticas em FET poderiam ser um meio para concretizar programação conjunta e alinhamento das políticas dos Estados membros em investigação fundamental de longo prazo.
  • Identificar como as ideias da Iniciativas Emblemáticas em FET poderiam contribuir para prioridades de investigação de Estados Membros, agências de financiamento, União Europeia e, quando apropriado, indústria.
  • Identificação das fontes potenciais de contribuição dos programas nacionais.
  • Avaliar que instrumentos de financiamentos (existentes ou novos) poderiam ser mais apropriados para concretizar Iniciativas Emblemáticas FET. Contribuir para discussões sobre esquemas de concretização / governação.
  • Facilitar o diálogo entre interessados, promover a partilha de informação relevante, a cooperação europeia e a identificação de sinergias.
  • Expandir o grupo de áreas que beneficiam do apoio das TIC de forma a abranger outras áreas relevantes dos programas de investigação nacionais.

Ver também:
FET Newsletter: FET Through the Keyhole, Future and Emerging Technologies in Europe, July 2011
Future and Emerging Technologies – Science Beyond Fiction, Research eu focus, nº 9, May 2011
European Challanges and Flagships – 2020 and Beyond, Report of the ICT Advisory Group (ISTAG), Commission of the European Communities, Information Society and Media Directorate-General, July 2009.
FET Flagships:Large-scale long-term initiatives leveraging excellence around a unifying scientific goal, Flyer, Commission of the European Report: FET Flagship Infoday 22 January 2010 – Brussels, Commission of the European Communities, Information Society and Media Directorate-General, 2010
Communities, Information Society and Media Directorate-General.
Contributions to the online FET Flagship Consultation status 30 April 2010, Commission of the European Communities, Information Society and Media Directorate-General, May 2010.
Future and Emerging Technologies Information and Communication Technologies under FP7 Extract from Work Programme 2011-12 for ICT, Information sheet, Commission of the European Communities, Information Society and Media Directorate-General.
Analysis of Flagship-like Examples, Interim Public Report, edited by Erich Prem, eutema for the study team authors: Mark Milutinovich (AAAS), Stefan Lasser and Thomas Zergoi (FFG), Erich Prem (eutema), eutema Technology Management GmbH (Austria) and Austrian Research Promotion Agency (FFG) in cooperation with the American Association for the Advancement of Science (AAAS), Vienna, June 2010.
Report on Science and Policy Forum on FET Flagships, Brussels, 9-10 June, 2010, Rapporteur: Mark Buchanan, science writer, Commission of the European Communities, Information Society and Media Directorate-General.
Draft FET Flagship Pilot Descriptions,Commission of the European Communities, Information Society and Media Directorate-General, 1 October 2010.

Última actualização ( 21/03/2012 )