Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Inclusão e Acessibilidade  > Notícias  > Semana “Ligue-se à Internet” 2011

Semana “Ligue-se à Internet” 2011

 - 28/02/2011

Logotipo da “Get Online Week 2011De 28 de Fevereiro a 5 de Março de 2011 decorre a Semana “Ligue-se à Internet” 2011 (Get Online Week 2011), evento organizado a nível europeu pela Telecentre-Europe, uma organização que procura aumentar o impacto e a eficiência de Espaços Internet na Europa, providenciando suporte, partilha de conhecimento e serviços que contribuam para o aumento das actividades dos Espaços Internet, assim como para promover o acesso, as competências em TIC e a motivação de milhões de europeus para participarem na sociedade da informação e do conhecimento.

Em Portugal, a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, aderiu à Get Online Week 2011 promovendo e coordenando a participação da Rede de Espaços Internet de Portugal na iniciativa.

A Semana “Ligue-se à Internet” 2011 (Get Online Week 2011) tem como objectivos principais:

  • Incentivar cidadãos europeus a ligarem-se à Internet, em especial os que não são utilizadores regulares da Internet;
  • Sensibilizar a população para os benefícios da inclusão digital;
  • Promover e aumentar a utilização dos Espaços Internet;
  • Demonstrar o impacto positivo dos Espaços Internet na inclusão digital.

Os temas propostos para actividades incluem, por exemplo:

  • O Primeiro Clique, dirigido a cidadãos que nunca tenham utilizado a Internet;
  •  Procura de Emprego Online, dirigido a desempregados e a pessoas em risco de desemprego;
  •  Cidadania e Serviços Públicos Online, dirigido a público em geral, imigrantes e minorias;
  •  Navegação Sénior, dirigido a cidadãos seniores, e Parcerias Inter-geracionais envolvendo avós-netos, pais-filhos, tios-sobrinhos;
  •  Mulheres Online, dirigido a mulheres desempregadas, com actividades domésticas ou que reiniciaram recentemente actividades laborais;
  •  Serviços Online (e.g., pagamentos, banca online, serviços públicos online, etc.), dirigido ao público geral.

As mais de 100 acções já programadas demonstram a crescente mobilização dos vários actores da Rede de Espaços Internet. Como exemplos das acções que decorrem em vários pontos do país, destacam-se:

Primeiro clique:

  • Espaço Internet do Município de Gondomar – Projecto Animar para capacitar. Semana de 28 de Fevereiro a 5 de Março. Mobilização de crianças de uma escola da freguesia para conhecerem o espaço CID@NET e sensibilização para os benefícios da Internet, 15:00-18:00.
  • Espaço Internet de Vendas Novas. Semana de 28 de Fevereiro a 5 de Março. Actividade de levar o Pai/Mãe ao Espaço Internet para consultar o site da escola.
  • Espaço Internet da Câmara Municipal do Montijo – Projecto tu Kontas ainda mais. Semana de 28 de Fevereiro a 5 de Março. Acções de Formação sobre inclusão digital para todos.

Navegação Sénior / Parcerias Inter-geracionais:

  • Espaço Internet da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (Braga). 28 de Fevereiro. Acção de Formação para Seniores “Formar para autonomizar – Nunca é tarde para aprender”, 18:00-20:00.
  • Espaço Internet do Município de Pampilhosa da Serra – Projecto Trilhos Inova. 2 de Março. Mobilização de idosos do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra para assistir ao filme "Terceira Idade Digital" e contactar com os jovens para uma percepção da utilização das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, 16:00-17:00.
  • Espaço Internet de Vendas Novas. Semana de 28 de Fevereiro a 5 de Março. Acções de Promoção da certificação de competências básicas em TIC, organizando deslocações a centros de dia, lares de idosos, universidades seniores, ONGs, ou mobilizando a deslocação da população aos Espaços Internet.

Procura de emprego online:

  • Espaço Internet da Casa do Povo da Camacha – Projecto Cid@Net do Despertar@Nogueira. Semana de 28 de Fevereiro a 5 de Março. Mobilização dos alunos do Ensino Recorrente (adultos desempregados) para a utilização da Internet na pesquisa de emprego e iniciação da elaboração de Curriculum Vitae.
  • Espaço Internet de Torres Novas. Semana de 28 de Fevereiro a 5 de Março. Acções para desempregados e inactivos, criação de Curriculum Vitae, e colocação dos mesmos numa bolsa de Emprego online.
  • Espaço Internet da Associação Nacional de Futebol de Rua. Semana de 28 de Fevereiro a 5 de Março. Projecto Bola Pra Frente, actividade "Joga pelo Futuro" que tem como objectivo principal apoiar os participantes na procura de emprego. Para tal será dada formação e orientação para a elaboração de Curriculum Vitae, e fornecida informação sobre como encontrar sites de emprego e como responder a anúncios, 10:00-18:00. Contacto: Mara Rangel, telef.: 210140931.

Integração de imigrantes:

  • Espaço Internet do Agrupamento de Escolas de Tortosendo – Projecto Quero Saber. Semana de 28 de Fevereiro a 5 de Março. Como acelerar o processo de legalização com base na procura de informação online.
  • Espaço Internet de Albergaria-a-Velha. Semana de 28 de Fevereiro a 5 de Março. Utilização do MSN e outro tipo de ferramentas de comunicação (imigrantes), 13:00-19:30. Contacto: Manuela Duarte, telef.: 234529755;
  • Espaço Internet do Centro de Integração e Reabilitação de Tomar (CIRE) – Projecto Tomar o Rumo Certo. 4 de Março. Como procurar informação relevante para imigrantes.

Redes Sociais e Comunicação:

  • Espaço Internet de Mondim de Basto. Semana de 28 de Fevereiro a 5 de Março. Competências Básicas em TIC: Utilização do Facebook, 10:30-12:30.
  • Espaço Internet de Estarreja. Semana de 28 de Fevereiro a 5 de Março. Criar conta de MSN, e de Facebook e outras redes sociais, 9:30-20:30.
  • Espaço Internet do Centro de Inclusão Digital – Projecto Informar. 2 de Março. Criação de conta e utilização da rede social Twitter, 19:00-21:00.

Cidadania e Serviços Públicos:

  • Espaço Internet de Vila Meã-Amarante II. Semana de 28 de Fevereiro a 5 de Março. Utilização de serviços Públicos online: Portal da Saúde, Portal do Cidadão, Portal das Finanças, Portal da Habitação e Portal da Segurança Social, 9:00-20:00.
  • Espaço Internet de Estarreja. Semana de 28 de Fevereiro a 5 de Março. Como responder ao e-Censos (Recenseamento Eleitoral por via electrónica), 9:30-20:30.
  • Espaço Internet do Município de Vieira do Minho – Projecto Incluir. Semana de 28 de Fevereiro a 5 de Março. Acções de formação para registo e entrega de declarações IRS online, 14:00-18:00.

Podem ser obtidas informações sobre estas iniciativas nas notícias publicadas na Internet em http://www.rededeespacosinternet.pt/.

Sobre a Rede de Espaços Internet

Os Espaços Internet são locais de acesso público gratuito onde se disponibiliza regularmente a utilização de computadores e da Internet com apoio de pessoal próprio (monitores) para facilitar o uso destas tecnologias pelas pessoas. Muitos destes espaços satisfazem condições de acessibilidade para cidadãos com necessidades especiais.

De forma a tirar maior partido deste poderoso instrumento de inclusão e penetração das TIC, a UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP promoveu a organização da Rede de Espaços Internet, cujo início foi marcado pela realização do Encontro Rede de Espaços Internet em Novembro de 2006, integrando numa comunidade organizada os mais de mil Espaços Internet em efectivo funcionamento em vários pontos no País localizados em Municípios, Bibliotecas Públicas, Instituições de Solidariedade Social, Centros de Inclusão Digital, Centros  de Emprego e Formação Profissional, Colectividades de Cultura e Recreio e Centros de Ciência Viva.

Última actualização ( 21/03/2011 )