Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Tecnologias Emergentes  > Notícias  > Candidaturas à 4ª Edição do Future Internet Award

Candidaturas à 4ª Edição do Future Internet Award

 - 16/02/2012

Logotipo do Projecto ceFIMS Foi lançada a 4ª edição do Future Internet Award, atribuído pelo consórcio do projecto ceFIMS, de que faz parte a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP. Este prémio é atribuído semestralmente à melhor candidatura de um projecto na área da Internet do Futuro, segundo um júri composto por personalidades de referência neste domínio de centros de investigação, da indústria e do Parlamento Europeu. O concurso está aberto até ao dia 6 de Abril de 2012 e o prémio será atribuído na cerimónia final da Future Internet Week Aalborg, em 7-11 de Maio de 2012, em Aalborg, Dinamarca, por ocasião da Assembleia da Internet do Futuro (FIA – Future Internet Assembly Aalborg 2012). Para concorrer, deve ser preenchido o formulário de candidatura que pode ser descarregado da página na Internet em Future Internet Award. Serão considerados apenas projectos em curso ou que tenham produzido resultados recentemente.

Os critérios de selecção das candidaturas ou nomeações são:

  • Implementação em serviço (implementation in place);
  • Envolvimento e contactos com indústria e PMEs;
  • Uso inovador de tecnologias;
  • Inclusão de entidades, cidadãos e comunidades locais;
  • Usabilidade e acesso universais;
  • Contribuição para reduzir o Digital Divide;
  • Impactos na sociedade;
  • Amigabilidade do ambiente;
  • Excelência nas áreas temáticas pertinentes e/ou transversalmente a essas áreas;
  • Carácter trans-regional e/ou trans-nacional.

Os projectos que receberam prémios nas edições anteriores, entregues nas cerimónias de encerramento das reuniões da FIA em Ghent (17 de Dezembro de 2010), em Budapeste (19 de Maio de 2011) e em Poznan (de Novembro de 2011), foram: PanLab e StratAG (1º edição), Smart Santander (2ª edição), Trilogy (3ª edição). Pode ser obtida mais informação sobre este último projecto no website Trilogy – Architecting the Future Internet. Os respectivos coordenadores tiveram a oportunidade de apresentar os projectos ao Fórum dos Estados-Membros para a Internet do Futuro (FIF – Future Internet Forum) e à Comissão Europeia.

Portugal integra a Acção de Coordenação ceFIMS – Coordination of the European Future Internet Forum of Member States através da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, em consórcio com o WIT – Waterford Institute of Technology da Irlanda, a NWO – Netherlands Organisation for Scientific Research da Holanda, a Universidade do Luxemburgo, a NKTH – National Office for Research and Technology da Hungria, e a AETIC – Asociación Empresas de Tecnologías de la Información y Comunicaciones de Espanha. Neste projecto, a UMIC coordena a Working Package de criação da infraestrutura do projeto, na qual tem a tarefa de estabelecer o Steering Committee constituído pelos membros do FIF – Future Internet Forum, e que inclui as tarefas asseguradas pelo WIT de estabelecer o Secretariado, desenvolver e manter o portal na Web e formalizar o FIF.

lançamento do Fórum da Internet do Futuro foi no dia 12 de Maio de 2009, em Praga. O FIF foca-se em políticas de I&D e Inovação, para permitir aos Estados Membros e Associados partilharem boas-práticas e experiências, ultrapassarem a fragmentação de esforços e procurarem estabelecer sinergias transversais a programas e iniciativas financiadas ao nível nacional e da UE no âmbito da Internet do Futuro. Portugal é representado no FIF pela pela UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP. O papel e as responsabilidades do FIF são complementares aos de outros grupos e fora existentes, como o National ICT Research Directors Forum, o Grupo de Alto Nível i2010, o Comité do Programa de Apoio a Políticas de TIC do Programa Quadro de Políticas de Competitividade e Inovação (CIP-ICT PSP – Competitiveness and Innovation Policy Framework Programme ICT Policy Support Programme), o Comité de TIC do 7º Programa Quadro de IDT (FP7 ICTC), o Grupo de Aconselhamento de IST – Information Society Technology do FP7 (ISTAG), etc. (a representação de Portugal nos três primeiros é assegurada pela UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP), com os quais o FIF procurará promover a colaboração e troca de informações numa base regular.

Última actualização ( 13/03/2012 )