Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Tecnologias Emergentes  > Notícias  > Encontro Conjunto das Redes de Nanotecnologia de Portugal e Espanha

Encontro Conjunto das Redes de Nanotecnologia de Portugal e Espanha

 - 13/04/2008

Logotipo do INL – Laboratório Ibérico Internacional de NanotecnologiaAs Redes de Nanotecnologia de Portugal e Espanha, respectivamente PortugalNano e NanoSpain, organizam em conjunto os seus encontros PortugalNano Workshop ’08 e NanoSpain 2008, em Braga, Portugal, 14-18 de Abril 2008. O principal objectivo da junção destes encontros numa Conferência NanoIbérica é reforçar as ligações entre os investigadores e as instituições das redes dos dois países e fornecer uma oportunidade de discussão dos desenvolvimentos mais recentes em nanociência e nanotecnologia nos dois países.

O encontro realiza-se em Braga devido ao INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, a primeira, e até agora a única, organização de investigação científica na área da nanociência e nanotecnologia com um estatuto jurídico completamente internacional. O INL foi criado por iniciativa conjunta de Espanha e Portugal, assumida em 2005, em Évora, durante a XXI Cimeira Luso-Espanhola e teve a sua cerimónia de fundação na XXIII Cimeira Luso-Espanhola que se realizou em Braga em 18-19 de Janeiro de 2008. Instalado em Braga, o Laboratório desenvolverá uma política científica e recrutará os seus investigadores com nível e âmbito mundiais, estando aberto, no futuro, à participação de outros países da Europa e de outros continentes. No dia 11 de Março de 2008 foi Lançada a 1ª Empreitada de Construção do INL.

Vista geral das instalações do INL

A Conferência NanoIbérica que agora se realiza em Braga também conta com a presença especial do Centro de Competência Francês C’Nano Grand Sud-Ouest que envolve os laboratórios que têm actividades em nanociência e nanotecnologia nas regiões francesas fronteiriças da Península Ibérica: Aquitaine, Midi-Pyrénées and Languedoc-Roussillon.

Estão registados na conferência cerca de 330 participantes, 53% de Espanha, 35% de Portugal e 5% de França. Também participam investigadores de outros países: Roménia, Alemanha, Estados Unidos da América, Reino Unido, Brasil, Holanda, Japão e Venezuela.

O reforço da cooperação científica entre Portugal e Espanha em nanociência e nanotecnologia, além da criação conjunta do INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia e do reforço das ligações entre as redes PortugalNano e NanoSpain, envolve a criação de um Programa de Doutoramento em Nanomedicina em Cooperação entre Portugal e Galiza com base num protocolo assinado no dia 16 de Janeiro de 2008 pelas universidades portuguesas de Aveiro, Porto e Minho e pelas universidades galegas de A Coruña, Santiago de Compostela e Vigo, e o lançamento de um Programa de Capacitação em nanociência e nanotecnologia reforçando a cooperação entre Portugal e Espanha com apoio do INL, com três componentes:

  • Projectos de I&D aprovados na sequência da avaliação internacional (ver o painel de avaliação) das propostas apresentadas no concurso aberto em Novembro de 2006 pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal e pela Dirección General de Investigación de Espanha (10 projectos aprovados nos quais estão envolvidas 36 equipas de investigação de instituições portuguesas e igual número de equipas de instituições espanholas (ver distribuição geográfica das equipas de investigação dos 10 projectos aprovados), os quais foram seleccionados de um total de 72 candidaturas recebidas).
  • Bolsas de doutoramento para formação em unidades de investigação portuguesas e espanholas (15 bolsas atribuídas para formação em igual número de unidades de investigação, e preparação de abertura de concurso para atribuição adicional de bolsas).
  • Pós-doutoramentos a serem efectuados em laboratórios destacados no contexto internacional em áreas de interesse específico para o INL.
Última actualização ( 16/12/2011 )