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Mobilidade Eléctrica

O desenvolvimento da Mobilidade Eléctrica através de novos veículos eléctricos e de um modelo inovador de uma rede integrada de carregamento de baterias de veículos eléctricos está definido como uma prioridade estratégica de Portugal.

O Programa para a Mobilidade Eléctrica em Portugal (Programa MOBI.E) foi criado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 20/2009, de 20 de Fevereiro, com o objectivo de introduzir e massificar a utilização do veículo eléctrico a nível nacional. Este Programa permitiu posicionar o País como um dos pioneiros na adopção de novos modelos para a mobilidade eléctrica sustentáveis do ponto de vista ambiental, com racionalidade de utilização de energia eléctrica e capacidade de aproveitar as vantagens da energia produzida por fontes renováveis. A aposta na mobilidade eléctrica visa, simultaneamente, objectivos energéticos — redução da dependência energética externa de combustíveis fósseis, ambientais — redução da poluição atmosférica e das emissões de CO2 e de ruído, e económico-sociais — redução da factura de mobilidade das famílias e empresas que optem por esta solução alternativa de mobilidade.

O Decreto-Lei n.º 39/2010, de 26 de Abril, visou três objectivos centrais: i) incentivar a aquisição e utilização de veículos eléctricos através de subsídios significativos; ii) garantir que o carregamento de baterias de veículos eléctricos pode ser realizado através de uma rede de carregamento integrada, de forma cómoda e eficaz, com a criação de uma rede nacional de pontos de carregamento que pode ser utilizada através de um cartão de carregamento contratado com qualquer comercializador de electricidade para a mobilidade eléctrica, facilitando a criação de pontos próprios de carregamento em residências e edifícios, e obrigando à instalação de pontos de carregamento de acesso privativo em edifícios novos; e iii) consagrar um regime de universalidade e equidade no acesso aos serviços de mobilidade eléctrica. Foi ainda criada a rede piloto para a mobilidade eléctrica, que possui âmbito nacional e abrange 25 cidades, com o objectivo de atingir 1.350 pontos de carregamento em 2011 e permitir testar e validar soluções para a mobilidade eléctrica.

Os 25 municípios nacionais da rede piloto para a mobilidade eléctrica e o centro de inteligência em inovação — INTELI — criaram um “living lab” para a mobilidade eléctrica, o qual se encontra integrado no RENER — Renewable Energy Living Lab que integra a Rede Europeia de Living Labs, sendo o primeiro nesta área na Europa.

O Programa MOBI.E é também uma boa oportunidade de exploração do conhecimento e tecnologia mais avançado nas redes de comunicação entre veículos e nas aplicações avançadas que permitem a integração destes veículos em sistemas de transportes inteligentes (smart transports) que são uma importante área de futuro, como uma das componentes das tecnologias e aplicações da Internet do Futuro.

A Investigação e Desenvolvimento (I&D) nos vários aspectos relacionados com a Mobilidade Eléctrica é essencial para sustentar o objectivo de Portugal participar economicamente neste sector, dado que para tal é necessário encontrar-se permanentemente na fronteira de criação do conhecimento científico neste domínio, assim como é essencial participar nas principais redes de conhecimento internacionais sobre estes temas de forma a estabelecer alianças, detectar tendências e aproveitar as oportunidades de inovação e negócio que venham a surgir. A I&D relacionada com a Mobilidade Eléctrica tem sido considerada, em particular, através dos programas que visam o reforço de Redes de Conhecimento no âmbito de parcerias internacionais, designadamente o Programa Carnegie Mellon – Portugal e o Programa MIT – Portugal.

A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP tem prestado uma atenção especial à promoção destas actividades no âmbito da sua contribuição para gestão estratégica destes programas e das correspondentes redes temáticas de I&D, e na promoção da participação de unidades de investigação e empresas nos programas europeus de I&D nos temas referidos, em especial nas componentes de TIC do 7º Programa Quadro de Investigação em IDT (7th Framework Programme on RTD) da União Europeia e do Programa Quadro de Competitividade e Inovação (ICT PSP – ICT Policy Support Programme do CIP – Competitiveness and Innovation Framework Programme). Esta actividade especificamente dirigida a entidades que participam no Programa MOBI.E foi iniciada em Agosto de 2010, quando Empresas do Projecto MOBI.E Reúnem com Dirigentes do Programa Carnegie Mellon – Portugal e prosseguiu em ligação com o Programa Carnegie Mellon – Portugal, unidades de investigação, a INTELI, o CEIIA – Centro de Excelência e Inovação na Indústria Automóvel e empresas associadas ao Programa MOBI.E, tendo a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP promovido contactos privilegiados com dirigentes e Project Officers da Comissão Europeia e outras individualidades, com o objectivo de incentivar a preparação de candidaturas vencedoras aos concursos de financiamento que estão previstos para abertura no âmbito dos programas europeus de I&D mencionados, e de levar investigadores que trabalham em áreas de interesse para a Mobilidade Eléctrica a envolverem-se com empresas associadas ao Programa MOBI.E. Este trabalho da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP veio finalmente a ser coroado de êxito ao criar as condições para aprovação no concurso de 2011 do Programa de Apoio à Política de TIC (ICT PSP) do Programa Quadro de Competitividade e Inovação (CIP) do Projecto MOBI.Europe, liderado por uma entidade portuguesa (INTELI) e recebendo 2,4 milhões de euros de financiamento para todo o consórcio que envolve parceiros de Irlanda, Holanda, Espanha e França (Renault), com cerca de 1/4 do financiamento total a ser para os três parceiros de Portugal que integram o consórcio do projecto.

Última actualização ( 15/03/2012 )