Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Redes de Conhecimento  > Notícias  > 6ª Reunião do Conselho de Administração do Programa MIT – Portugal

6ª Reunião do Conselho de Administração do Programa MIT – Portugal

 - 27/04/2009

Logotipo do MIT – Massachusetts Institute of TechnologyO Conselho de Administração do Programa MIT – Portugal (MIT – Portugal Program Governing Committee) reuniu-se no dia 27 de Abril de 2009, no MIT, Cambridge, Massachusetts, USA, pela 6ª vez desde que este Programa foi iniciado há cerca de dois anos e meio, a 11 de Outubro de 2006, no âmbito da acção Redes de Conhecimento integrada na iniciativa Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal.

O Conselho de Administração do Programa MIT – Portugal é presidido pelo Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP, João Sentieiro, e também inclui o Chanceler do MIT, Phillip Clay, o “Dean" da Escola de Engenharia do MIT, Subra Suresh, o Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, e os directores do programa no MIT e em Portugal, respectivamente Daniel Roos e Paulo Ferrão.

A reunião do Conselho de Administração contou, durante parte dos trabalhos com a participação do Presidente do Conselho Externo de Avaliação do Programa MIT – Portugal, Henk Sol, e dos directores executivos das várias áreas do programa em Portugal (Paulo Ferrão, Joaquim Sampaio Cabral, António Cunha; José Manuel Viegas não pôde participar mas participou numa reunião de trabalho sobre a revisão estratégica do Programa que decorreu no dia anterior) e no MIT (David Marks, Dava Neuman, Joel Clark, Joseph Sussman).

A reunião teve como principais objectivos deliberar sobre o relatório de progresso apresentado pelos directores do Programa, discutir e aprovar as orientações gerais da revisão estratégica do Programa, aprovar o orçamento para o 3º ano do Programa, aprovar o regulamento dos Prémios de Inovação em Educação destinados a distinguir professores destacados pelos estudantes de pós-graduação do Programa, ratificar a associação ao Programa das empresas SGC Energia e EDA – Electricidade dos Açores, ratificar um protocolo do Programa com o Governo Regional do Açores e a Universidade dos Açores relativo ao projecto “Green Islands”.

Na tarde de Domingo, 26 de Abril de 2009, decorreu na American Academy of Arts and Sciences, Cambridge, Massachusetts, uma reunião de trabalho sobre a revisão estratégica do Programa MIT – Portugal.

Também no dia 27 de Abril de 2009, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal anunciaram a intenção de reforçar o programa de investigação conjunta iniciado em 2006, com vista à sua manutenção e alargamento às áreas dos sistemas sustentáveis de energia urbanos e regionais, células estaminais para a medicina regenerativa e desenvolvimento de produtos e engenharia de concepção.

O objectivo da reformulação do plano estratégico do Programa MIT – Portugal é enfrentar os desafios emergentes para contrariar a crise internacional, através de investigação dirigida e relações avançadas envolvendo ciência e indústria com potencial para promover vantagens competitivas para Portugal e para o MIT. As novas soluções, diversificadas, partilharão contudo aspectos comuns, uma vez que serão pensadas no âmbito da arquitectura de sistemas de engenharia para a complexidade, incerteza e factores emergentes.

Os termos do acordo foram confirmados entre o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, José Mariano Gago, o Chanceler do MIT, Phillip Clay, e o Director da Escola de Engenharia, Subra Suresh, durante um encontro que decorreu nas instalações do MIT antes da reunião do Conselho de Administração do Programa MIT – Portugal, em que também participou o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e a Cônsul de Portugal em Boston, Manuela Barrios. Ambos os desenvolvimentos decorrem da ampla discussão dos últimos meses entre Portugal e o MIT, em ligação permanente ao sector industrial em Portugal e ao Conselho Externo de Avaliação do Programa MIT – Portugal, com vista a uma expansão significativa da investigação e formação em sistemas de engenharia em muitas das universidades portuguesas de topo em colaboração com o MIT.

Segundo o Director da Escola de Engenharia do MIT, Subra Suresh, o programa MIT – Portugal proporcionou não só avanços na criação de importantes programas de investigação e ensino em Portugal, como fomentou o desenvolvimento de planos para alargar a colaboração nos próximos anos. “A parceria tornou-se mais importante agora, dado o abrandamento económico global”, acrescentou.

“O Programa MIT – Portugal é o maior que a instituição norte-americana está a desenvolver na Europa”, disse o Chanceler do MIT, Phillip Clay. Estamos satisfeitos com os resultados dos dois primeiros anos de colaboração. Desenvolvemos sete novos programas de formação avançada, iniciámos investigação conjunta, universidades portuguesas estão a trabalhar com o MIT, há estudantes portugueses no MIT, e foram incentivadas novas relações universidade-indústria em Portugal. “Vamos continuar a trabalhar sobre este sucesso com uma estratégia renovada, apontando para as áreas de investigação mais promissoras”, sublinhou.

Após uma experiência bem sucedida de dois anos e meio, o programa MIT – Portugal fomentou consórcios entre as principais escolas de engenharia portuguesas e laboratórios e grupos de investigação do MIT focados em objectivos estratégicos como:

  • A adopção de uma visão holística no planeamento e modelação de sistemas de energia deverá aumentar em 100% a penetração das energias renováveis para a produção de electricidade no curto prazo, reduzindo desta forma em 50% a dependência dos combustíveis fosseis e a emissão de gases com efeito de estufa. Estes objectivos estão a ser demonstrados através do projecto “Green Islands” nos Açores, que pretende demonstrar níveis elevados de penetração das energias renováveis, tirando partido das redes de energia inteligentes, sistemas de transportes adequados, esquemas de eficiência energética em edifícios, tecnologias de gestão com base na procura activa, bem como da gestão activa da integração em rede de veículos eléctricos.
  • Terapias celulares inovadoras testadas no Instituto Português de Oncologia (IPO) Francisco Gentil, Lisboa, desde Outubro de 2007, permitiram uma melhoria clara na qualidade e extensão do tempo de vida dos pacientes. Estimamos que esta investigação em biologia de células estaminais e bio-processamento irá proporcionar um aumento do conhecimento fundamental nos factores de células estaminais e suas utilizações potenciais, face ao delineamento de tecnologias clínicas efectivas para a expansão controlada e/ou diferenciação de populações de células estaminais adultas.
  • Proporcionar novas competências e capacidades de investigação à estratégia de Portugal com vista à liderança de nichos de mercado para as indústrias da mobilidade nos próximos 5 anos, com destaque para os veículos eléctricos concebidos para ambientes urbanos, bem como facilitar a utilização de novos materiais estruturais e poliméricos em nichos de mercado baseados em carros citadinos com baixas emissões de CO2 e sistemas relacionados.

O programa vai reforçar a investigação e o ensino em várias áreas focais de relevo estratégico, tanto para o MIT como para Portugal. Na área dos sistemas de energia sustentáveis será dado ênfase à sua integração em redes energéticas, bem como na economia da energia e na ecologia industrial. Uma nova empresa internacional de base portuguesa, a SGC Energy, vai aliar-se a este esforço ao abrigo do programa de afiliação industrial, e fomentar novas actividades de investigação em bio-energia.

Na área dos sistemas de transportes, o principal foco continuará a ser a concepção de sistemas de transportes complexos de larga escala com um impacto social relevante e que constituam uma oportunidade para o desenvolvimento económico sustentável em todo o país, com ênfase nos sistemas ferroviários de alta velocidade e na implementação de Sistemas Inteligentes de Transportes (SIT).

Alavancando o programa de doutoramento em sistemas de bio-engenharia destinado a formar em Portugal uma nova geração de líderes em inovação técnica de bio-engenharia, e considerando a crescente relevância internacional da investigação em células estaminais, a reformulação da estratégia do Programa MIT – Portugal visa dotar o país de vantagens comparativas no campo dos novos desenvolvimentos médicos, incluindo terapias celulares inovadoras, engenharia de tecidos para medicina regenerativa, e em dispositivos médicos avançados, áreas em que são expectáveis oportunidades de negócio relacionadas com a melhoria da qualidade de vida da população mais idosa.

Na área da engenharia de concepção e processos de fabrico avançados (EDAM), o Programa MIT – Portugal centrar-se-á na adopção de novos processos e sistemas para o desenvolvimento de produtos amigos do ambiente, e com potencial para alimentar uma indústria automóvel sustentável, na perspectiva do nicho de mercado dos carros citadinos com baixas emissões de CO2 e sistemas relacionados.

Podem ser obtidas mais informações no sítio do Programa MIT – Portugal na Internet.

Última actualização ( 13/12/2011 )