Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Infraestruturas e Segurança  > Notícias  > Portugal Integra os 14 Países do Mundo Melhor Preparados para as Aplicações Avançadas da Internet

Portugal Integra os 14 Países do Mundo Melhor Preparados para as Aplicações Avançadas da Internet

 - 07/03/2011

Logotipos da Said Business School, University of Oxford e da Universidad de OviedoDe acordo com o Estudo da Qualidade da Banda Larga 2010 (Broadband Quality Study 2010), realizado conjuntamente pela Saïd Business School da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e pela Universidade de Oviedo, em Espanha, com apoio da Cisco Systems Inc., Portugal integra o grupo de apenas 14 países do mundo preparados para aplicações avançadas da Internet que serão comuns no futuro próximo, como TV de alta definição pela Internet, vídeo de alta definição, telepresença de alta qualidade, partilha de ficheiros de grande dimensão, jogos visuais interactivos. Estes países são República da Coreia, Japão, Letónia, Suécia, Bulgária, Finlândia, Roménia, Lituânia, Holanda, Hong Kong, Alemanha, Portugal, Dinamarca e Islândia, embora o estudo aponte que Letónia, Bulgária, Roménia e Lituânia tenham penetrações de banda larga na população limitadas quando comparadas com os outros países.

O Estudo da Qualidade da Banda Larga 2010 observou a qualidade da banda larga em 72 países e 239 cidades, considerando dados de 40 milhões de testes de efectiva qualidade de banda larga realizados entre Maio e Junho de 2010. É o terceiro estudo de âmbito mundial deste tipo e tem sido feito anualmente desde 2008, ano em que apenas um país – o Japão – se qualificava como preparado para aplicações avançadas da Internet dos tipos indicados.

Duas cidades portuguesas – Lisboa e Porto – integram o grupo de apenas 41 cidades consideradas preparadas para o tipo de aplicações avançadas da Internet acima referidas, entre 21 cidades da Europa Ocidental, 12 da Europa Oriental, 7 da Ásia (Seul, Nagoya, Yokohama, Osaka, Tóquio, Kowloon, Hong Kong) e 1 dos EUA (Nova Iorque, em 36º lugar). Lisboa e Porto estão, respectivamente, em 26º e 27º no ranking global, e em 18º e 19º no ranking das cidades da União Europeia.

Como critérios de preparação para aplicações avançadas da Internet como as referidas, são considerados larguras de banda médias de 11,25 Mb/s para download e 5 Mb/s para upload, e latências médias de 60 ms.

O estudo considera um segundo grupo de 19 países que beneficiam confortavelmente das aplicações da Internet do presente (redes sociais, vídeo de baixa definição, conversas vídeo de baixa definição, partilha de ficheiros de dimensão moderada, televisão de baixa definição): Suíça, EUA, República Checa, Hungria, Bélgica, França, Eslováquia, Noruega, Estónia, Luxemburgo, Áustria, Singapura, Polónia, Eslovénia, Federação Russa, Grécia, Ucrânia, Canadá, Taiwan.

É, ainda, considerado um terceiro grupo de 15 países que respondem às necessidades das aplicações do presente: Espanha, Austrália, Irlanda, Malta, Nova Zelândia, Itália, Turquia, Chile, Israel, Gana, Tailândia, Arábia Saudita, Chipre, Brasil e Emirados Árabes Unidos.

Os critérios considerados para avaliar a resposta às necessidades das aplicações do presente, são larguras de banda médias de 3,75 Mb/s para download e 1Mb/s para upload, e latências médias de 9,5 ms.

É também apresentado um ranking de “Liderança em Banda Larga” que combina a qualidade da banda larga com a penetração de banda larga na população. Neste ranking Portugal está em 22º lugar nos 72 países considerados, quando em 2009 estava em 37º.

Portugal integra o grupo de 10 países que mais melhoraram de 2009 para 2010 nos vários indicadores: 9º em aumento de qualidade de banda larga, 6º em aumento de penetração de banda larga na população, e 10º (ex-aequo com Roménia, Alemanha e Irlanda) em aumento de “Liderança em Banda Larga”.

Última actualização ( 07/03/2011 )