Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Inclusão e Acessibilidade  > Notícias  > Cimeira Europeia de Telecentros 2011

Cimeira Europeia de Telecentros 2011

 - 28/10/2011

Logotipo do Telecentre-Europe Summit Realizou-se em 27-28 de Outubro de 2011, a Cimeira Europeia de Telecentros 2011 - Bruxelas sob o tema “Telecentres: get to work, reunindo as redes nacionais de Espaços Internet, com o objectivo de partilhar experiências e maximizar os resultados, implementando uma estratégia pan-europeia para a Inclusão Digital. As sessões plenárias tiveram como temas principais: As competências digitais para os empregos do futuro; os Espaços Internet e as Pequenas e Médias Empresas online e as empresas sociais.

Portugal foi convidado a apresentar a experiência da Rede de Espaços Internet no domínio da participação portuguesa na Get Online Week (Semana “Ligue-se à Internet” 2011) e do papel dos Espaços Internet na melhoria no “Digital Agenda Scoreboard”, participando na sessão “Get online week: How much can we improve the Digital Agenda scoreboard?”.

Os pontos altos da Cimeira foram a exposição de disseminação de projectos inovadores no domínio da inclusão digital e o discurso “Getting every European Digital” de Constantijn Van Oranje-Nassau, Senior Advisor Cabinet Kroes at the European Commission, em que foi sublinhado o papel dos Espaços Internet na sensibilização para as TIC e como meio para alcançar os indicadores de inclusão digital do Digital Agenda Scoreboard. Portugal participou activamente no debate, na exposição e nas sessões práticas.

A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP assegurou a representação de Portugal nesta Cimeira, através de Margarida Ribeiro, tal como tinha acontecido na Cimeira Europeia de Telecentros 2010.

Os Espaços Internet são locais de acesso público gratuito onde se disponibiliza regularmente a utilização de computadores e da Internet com apoio de pessoal próprio (monitores) para facilitar o uso destas tecnologias pelas pessoas. Muitos destes espaços satisfazem condições de acessibilidade para cidadãos com necessidades especiais. De forma a tirar maior partido deste poderoso instrumento de inclusão e penetração das TIC, a UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP promoveu a organização da Rede de Espaços Internet, cujo início foi marcado pela realização do Encontro Rede de Espaços Internet em Novembro de 2006, integrando numa comunidade organizada os mais de mil Espaços Internet em efectivo funcionamento em vários pontos no País localizados em Municípios, Bibliotecas Públicas, Instituições de Solidariedade Social, Centros de Inclusão Digital, Centros  de Emprego e Formação Profissional, Colectividades de Cultura e Recreio e Centros de Ciência Viva.

Última actualização ( 15/02/2012 )