Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Conhecimento  > Notícias  > Prémio Gulbenkian Ciência 2009

Prémio Gulbenkian Ciência 2009

 - 20/07/2009

Logotipo do Prémio Gulbenkian de CiênciaRealizou-se no dia 20 de Julho de 2009, na sede da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, a entrega do Prémio Gulbenkian Ciência 2009 a Maria João Saraiva, do IBMC – Instituto de Biologia Molecular e Celular e do ICBAS – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

Nascida há 54 anos, pelo trabalho que desenvolveu na área da biomedicina, em particular na investigação dos mecanismos da Polineuropatia Amiloidótica Familiar (PAF), vulgarmente conhecida pela Doença dos Pezinhos. Se o nome do eminente neurologista Corino de Andrade ficou para sempre ligado à descrição desta doença, o de Maria João Saraiva fica vinculado à descoberta dos mecanismos bioquímicos e genéticos responsáveis pela doença, nomeadamente a formação de depósitos de moléculas de amilóide derivada de Transtirretina (TTR), especialmente nos nervos periféricos.

Os elementos do júri responsável por esta escolha foram Fernando Lopes da Silva (Presidente), Alexandre Quintanilha, Augusto Barroso, Luís Magalhães e Manuel Nunes da Ponte.

A partir destas descobertas fundamentais, Maria João Saraiva e a sua equipa alargam actualmente o seu campo de investigação às vias de sinalização que desempenham um papel importante em situações de lesões cerebrais, particularmente no quadro da doença de Alzheimer.

Os Prémios Gulbenkian foram instituídos por ocasião do 50º aniversário da Fundação correspondendo às quatro áreas estatutárias estabelecidas no testamento do seu fundador, que são as esferas de actuação da Fundação – Arte, Beneficência, Ciência e Educação.

Última actualização ( 21/12/2011 )