Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > e-Ciência  > Projectos  > e-U Campus Virtual

e-U Campus Virtual

O projecto e-U Campus Virtual foi concebido e é coordenado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, com o apoio técnico da FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional. O projecto criou uma extensa rede sem fios integrando as universidades e os institutos politécnicos do país num único campus virtual com mais de 5.000 pontos de acesso, através de roaming interinstitucional, e incluindo também serviços, conteúdos e aplicações disponibilizadas a todas as instituições.

Veja a localização geográfica das instituições que integram o e-U Campus Virtual >>

Ligação para www.e-u.ptEm 2005, o número de instituições do ensino superior com redes sem fios no âmbito do projecto e-U Campus Virtual passou de 8 para 57, chegando a uma cobertura de 85% de todo o ensino superior, um conjunto de escolas com mais de 300 mil estudantes, entre as quais todas as universidades e todos os politécnicos do ensino superior público (ver mais abaixo nesta página mapas com a distribuição geográfica das instituições do ensino superior).

Como se pode ver nos gráficos que se seguem, em Novembro de 2008 o número de utilizadores da rede sem fios e-U atingiu 80.000, dos quais cerca de 10.000 por roaming de um campus diferente do seu (em 2005 o maior valor mensal de utilizadores foi cerca de 7.000, atingido em Junho, pelo que o número de utilizadores mais do que decuplicou de Junho de 2005 a Dezembro de 2008). Por outro lado, em Novembro de 2008 o número de sessões da rede sem fios e-U ultrapassou 7 milhões, dos quais cerca de 0,6 milhões por roaming (em 2005 o maior valor mensal de utilizadores foi cerca de 1 milhão, atingido em Junho, pelo que o número de sessões mais do que septuplicou de Junho de 2005 a Dezembro de 2008).

Utilizadores e-U

Gráfico da evolução do número de utilizadores mensais da rede sem fios e-U de Junho de 2004 a Dezembro de 2008

Gráfico da evolução do número de utilizadores mensais da rede sem fios e-U de Junho de 2004 a Dezembro de 2008

Gráfico da evolução do número de sessões mensais da rede sem fios e-U de Junho de 2004 a Dezembro de 2008

Gráfico da evolução do número de sessões mensais da rede sem fios e-U de Junho de 2004 a Dezembro de 2008


Um dia no IST – Instituto Superior Técnico, Lisboa, em 2006 (imagem desenvolvida em projecto do IN+ – Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento)
(quadrados a azul são pontos de acesso, cada segmento a verde indica que pelo menos um  mesmo utilizador acedeu no período indicado através dos pontos de acesso ligados pelo segmento)
Rede e-U do IST - Pontos de acesso

Uma semana no IST em 2006 (imagem desenvolvida em projecto do IN+ – Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento)
Rede e-U do IST - Pontos de acesso

Esta iniciativa pioneira, que permite a estudantes, professores e investigadores do ensino superior aceder de qualquer escola do ensino superior de qualquer ponto do país abrangida pelo projecto ao sistema de informação e aos conteúdos da sua própria escola tal como se lá estivesse, recebeu grande reconhecimento internacional e foi a maior rede sem fios académica do mundo, enquanto não começou a ser replicada em países maiores, como por exemplo na França.

Mapa da Distribuição Geográfica das Universidades Públicas:

Mapa da Distribuição Geográfica  das Universidades Públicas

Mapa da Distribuição Geográfica dos Institutos Politécnicos Públicos:

Mapa da Distribuição Geográfica dos Institutos Politécnicos Públicos

Mapas da Distribuição Geográfica das Instituições de Ensino Superior Privadas:

Mapas da Distribuição Geográfica das Instituições de Ensino Superior  Privadas

A rede nacional também está ligada à Rede Eduroam que inclui todos os países da União Europeia e muitos outros países da Europa (Andorra, Croácia, Islândia, Israel, Macedónia, Noruega, Sérvia, Suíça, Turquia), da Ásia e Oceânia (Austrália, China, Japão, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, Taiwan) e o Canadá. Portugal é o país desta rede que tem o maior número de utilizadores em roaming de fora do país: nos seis meses de Setembro de 2008 a Fevereiro de 2009 houve 4.331 utilizadores de . pt em roaming a partir do estrangeiro.

O projecto e-U Campus Virtual também envolve o desenvolvimento e a disponibilização de serviços e conteúdos académicos em cada uma das instituições de ensino superior abrangidas, e exigiu a conformidade com as regras e acessibilidade de conteúdos Web para cidadãos com necessidades especiais ao nível A das directivas do W3C – World Wide Web Consortium. Assim, um dos resultados deste projecto foi melhorar consideravelmente a acessibilidade dos sítios das instituições do ensino superior português na Internet.

Procura-se, também, facilitar a utilização de aplicações informáticas de interesse para estudantes do ensino superior através de protocolos específicos com fornecedores, como por exemplo assinatura do Protocolo para Facilitar a Utilização de Software Autodesk no Ensino Superior e do protocolo que permitiu disponibilizar Software Autodesk Gratuito para Alunos, Professores e Investigadores do Ensino Superior assinados entre a Autodesk e a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP em 13 de Dezembro e 5 de Janeiro de 2007, respectivamente.

No dia 27 de Maio de 2009, a Toshiba Portugal, em colaboração com as empresas Prológica, Microsoft e Autodesk, e com a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, lançou o Programa e-Universidade-Toshiba, de forma a facilitar o acesso à aquisição de computadores portáteis por estudantes e docentes do ensino superior. É assim concretizada uma das iniciativas planeadas em 2008 entre a Toshiba Portugal e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no âmbito da Rede de Investigação e Aprendizagem Toshiba.

O computador formatado para o Programa e-Universidade-Toshiba está dotado com software específico, e a sua aquisição a custo reduzido é possível com recurso ao sistema de crédito bancário sem fiador, com garantia mútua, instituído em Portugal desde 2007. O banco Santander-Totta foi o primeiro a aderir ao Programa, que se encontra aberto à participação de outras entidades bancárias. Os computadores (Intel® Pentium® Dual Core T4200 2.0GHz/ Chipset GM45 / 800Mhz, Cache L2 1MB, com ecrã TFT 15.6" HD CSV (200NIT) 16:9, (1.366x768), disco rígido HDD 250GB 5.400rpm SATA, memória RAM 2+2GB DDR2 (800Mhz)) são entregues com software instalado de interesse para estudantes e docentes do ensino superior, que, mercê de acordos estabelecidos pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP com a Microsoft e a Autodesk que também poderão ser utilizados nas mesmas condições por outros fornecedores de computadores com características semelhantes, incluem programas da Microsoft como MS Office Enterprise, MS Matematica, Visual Studio, Windows Server Administration Tools, Robotics Studio, Windows Media Encoder, e software da Autodesk de projecto assistido por computador em arquitectura/construção, engenharia civil e engenharia industrial, como AutoCAD, Revit, Autodesk Inventor, e de sistemas geográficos de informação e de multimédia, como AutoCAD Map 3D, Raster Design, entre outro. Os computadores são configurados de forma a permitirem automaticamente o acesso à Internet sem fios (“wireless”) nos campi do ensino superior, no âmbito da iniciativa e-U: Campus Virtual.

O Programa e-Universidade-Toshiba inclui três alternativas de pagamento, nomeadamente: i) pagamento inicial de 110 Euros e 36 prestações de 15 Euros; ii) pagamento inicial de 50 Euros e 24 prestações de 25 Euros; e iii) pagamento integral no acto da entrega (610 Euros).

É de notar que o sistema de dedução fiscal no IRS até 250 euros na aquisição de um computador por estudantes ou famílias de estudantes aprovado na Lei do Orçamento para 2006 para o período 2006-2008 e estendido na Lei do Orçamento para 2009 até ao fim de 2009, é aplicável às aquisições efectuadas no âmbito deste programa, o que permite a quem possa usufruir da totalidade dessa dedução e decida fazer a aquisição a pronto pagamento beneficiar do computador e software referidos por apenas 360 euros.

O Programa e-Universidade-Toshiba integra-se no âmbito da iniciativa “e-U: e-Universidade” da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, que se encontra aberta a todos os fabricantes de computadores.

Última actualização ( 24/10/2011 )