Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Infraestruturas e Segurança  > Notícias  > UMIC Reúne Todos os Promotores das Redes Comunitárias de Banda Larga

UMIC Reúne Todos os Promotores das Redes Comunitárias de Banda Larga

 - 07/07/2008

Logotipo de RNG – Redes de Nova Geração, UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IPA UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP reúne, no dia 9 de Julho de 2008, das 14h às 17h30, no Taguspark, todos os promotores dos projectos de Redes Comunitárias de Banda Larga, os quais são associações municipais das áreas abrangidas. Estas redes estão todas já em fase de construção. O objectivo da reunião é a partilha de informação sobre os avanços e as dificuldades na concretização dos projectos e a reflexão sobre o planeamento das futuras actividades no âmbito dos projectos.

Em conjunto, os projectos visam a construção de redes com mais de mil quilómetros de cabo de fibra óptica e integram as primeiras Redes de Nova Geração construídas em Portugal que permitem ligações e serviços em banda muito larga suportada em fibra óptica, nomeadamente entre 1 Gbps e 10 Gbps.

As Redes Comunitárias de Banda Larga são redes públicas em regiões desfavorecidas ou onde haja falhas de mercado de telecomunicações. São neutras em relação às soluções tecnológicas concorrentes, devem demonstrar sustentabilidade económica e fornecer acesso idêntico a todos os operadores em concursos para a sua exploração. Têm o potencial de poderem facilitar a rentabilização de infraestruturas existentes pertencentes a empresas municipais de águas ou de outras companhias municipais, e de poderem complementar infraestruturas de comunicações constituídas no âmbito de projectos de Cidades e Regiões Digitais em regiões que satisfaçam os requisitos referidos para este tipo de redes.

Estão em curso quatro projectos de Redes Comunitárias de Banda Larga: Distrito de Évora, Terra Quente Transmontana, Vale do Minho, Vale do Lima, numa extensão total superior a 1.000 Km e num valor total de investimento de 34 milhões de Euros.

Os projectos foram aprovados no âmbito de um concurso público para apoio à concepção e construção deste tipo de redes, aberto em 2006 pelo Programa Operacional Sociedade do Conhecimento (POSC), entidade tutelada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. São cofinanciados pelo FEDER e deverão ficar concluídos até ao final deste ano.

A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP constituiu e assegura o funcionamento da Comissão de Apoio Técnico (CAT) prevista para apoio aos proponentes no desenvolvimento do processo de candidatura e para acompanhamento da implementação dos projectos aprovados, no âmbito da qual decorrem actividades permanentes de coordenação e acompanhamento dos projectos.

Os projectos de Redes Comunitárias de Banda Larga têm como objectivos principais desenvolver o combate à info-exclusão, promovendo a igualdade de oportunidades e de acesso público à banda larga na região, corrigir assimetrias de acessibilidade a telecomunicações, e desenvolver a iniciativa empresarial de base tecnológica e científica na região. Em geral ligam as sedes dos concelhos abrangidos, edifícios públicos e de interesse público, instituições do ensino superior, centros tecnológicos, e zonas e parques industriais.

O lançamento do projecto da Rede Comunitária do Distrito de Évora, com assinatura dos respectivos contratos de construção, decorreu no passado dia 8 de Maio, em cerimónia pública presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago.

Última actualização ( 29/07/2011 )