Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Inclusão e Acessibilidade  > Projectos  > Rede de Espaços Internet

Rede de Espaços Internet

Os Espaços Internet são locais de acesso público gratuito onde se disponibiliza regularmente a utilização de computadores e da Internet com apoio por pessoal próprio (monitores) para facilitar o uso destas tecnologias pelas pessoas. Muitos destes espaços satisfazem condições de acessibilidade para cidadãos com necessidades especiais.

Video com fotografias de Espaços Internet em vários pontos do país (tiradas em Jul-Set 2006) >>

Ligação para Rede de Espaços Internet - www.rededeespacosinternet.ptDe forma a tirar maior partido deste poderoso instrumento de inclusão e penetração das TIC, a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP promoveu a organização da Rede de Espaços Internet, cujo início foi marcado pela realização do Encontro Rede de Espaços Internet em Novembro de 2006, integrando numa comunidade organizada um conjunto de 1.172 Espaços Internet em efectivo funcionamento em vários pontos no País com vários tipos de origem:

  • 329 Espaços Internet criados como equipamentos públicos específicos em municípios – Em Julho de 2005 existiam 257, criados entre 1999 e 2003 com apoio do POSI/POSC – Programa Operacional Sociedade da Informação / Programa Operacional Sociedade do Conhecimento. Foram os primeiros a serem criados pelo que a designação "Espaços Internet" era vulgarmente utilizada para se referir a estes espaços.
  • 251 em Instituições de Solidariedade Social – Criados na maioria com apoio do POSI/POSC no âmbito da iniciativa Clique Solidário.
  • 187 em Bibliotecas Públicas – Na maioria criados com financiamento do POSI/POSC no âmbito de um protocolo celebrado entre a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e a Associação Nacional de Municípios.
  • 132 em Centros de Inclusão Digital – Criados com apoio do POSI/POSC no âmbito do Programa Escolhas.
  • 123 em Cidades e Regiões Digitais – Criados no âmbito de projectos de Cidades e Regiões Digitais apoiados pelo POSI/ POSC.
  • 30 em Centros de Emprego e Formação – Financiados pelo POSI/POSC no âmbito de um projecto do Instituto de Emprego Formação Profissional (IEFP);
  • 55 em Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto – Criados com apoio do POSI/POSC, a maioria no âmbito de um projecto do Madeira Tecnopolo - Polo Científico e Tecnológico da Madeira e do projecto 2001 Associações;
  • 54 em Clubes Informáticos - Criados com apoio do POSI/POSC à Rede Solidária da Informação Açores (RSIA);
  • 11 Espaços Internet em Centros Ciência Viva – Criados em Centros Ciência Viva.

Mapa de localização de Espaços Internet por concelhos

Acesso alternativo: Mapa de localização de Espaços Internet por concelhos - contém tabela de dados - (xls | 53KB)
pressione no mapa abaixo para o ampliar

Mapa de localização de Espaços Internet por concelhos

Os primeiros Espaços Internet foram criados em Portugal em 1998-99, no âmbito de projectos-piloto de Cidades Digitais com financiamento da IOT – Intervenção Operacional Telecomunicações através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A partir do ano 2000, o POSI – Programa Operacional Sociedade da Informação apoiou a criação de Espaços Internet como equipamentos públicos específicos a disponibilizar nos municípios, através de um protocolo celebrado com a Associação Nacional de Municípios. De 2000 a 2003 foram criados neste âmbito 257 Espaços Internet. Este número manteve-se até Julho de 2005, altura em que se previu no programa Ligar Portugal a sua duplicação até 2010. Em Novembro de 2007 o número destes espaços chegou a 294.

Foram criados meios de acesso à Internet em bibliotecas públicas, na maioria com financiamento do POSI/POSC no âmbito de um protocolo celebrado entre a UMIC e a Associação Nacional de Municípios. Em 187 destas bibliotecas, estes meios foram organizados de forma semelhante aos Espaços Internet e, em alguns casos, até constituem espaços de grande dimensão em número de computadores.

Espaço Internet - Tomar

Também com financiamento do POSI/POSC, foram criados 215 Espaços Internet em Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) seleccionadas, com base em trabalho reconhecido no combate à pobreza e à exclusão social, no âmbito do Programa Clique Solidário que foi aprovado em Março de 2002 num contrato-programa assinado entre o POSI e o ISSS – Instituto de Solidariedade e Segurança Social.

Alguns dos projectos de Cidades e Regiões Digitais financiados pelo POSI/POSC criaram directamente Espaços Internet ( 123), com destaque para o projecto Aveiro Digital, onde foram criados 98 . Os outros 24 foram criados nos projectos Beja Digital , Ribatejo Digital , Oeste Digital , Almada Digital , Gaia Global , Coimbra Região Digital, Trás-os-Montes Digital , Entre Douro e Vouga Digital , Madeira Digital , Porto Digital.

Ainda com financiamento do POSI/POSC, foram criados 132 Espaços Internet em Centros de Inclusão Digital do Programa Escolhas. Este programa foi criado em Janeiro de 2001 e teve uma primeira fase, que decorreu até Dezembro de 2003, orientada para a prevenção da criminalidade e inserção de jovens dos bairros mais problemáticos dos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal. A segunda fase do programa – Programa Escolhas 2ª Geração – foi iniciada em 2004 e passou a ter como público-alvo prioritário crianças e jovens entre os 6 e os 18 anos oriundos de contextos sócio-económicos desfavorecidos e problemáticos, com prioridade para descendentes de imigrantes e minorias étnicas, abrangendo também jovens entre os 19 e os 25 anos, famílias e outros elementos da comunidade, como professores, auxiliares educativos, etc. O programa também deixou de ter uma organização centralizada para passar a basear-se em projectos planeados por instituições locais (Escolas, Centros de Formação, Associações, IPSS) e seleccionados com base em avaliação das candidaturas apresentadas. O Programa Escolhas 2ª Geração foi estruturado em 4 medidas, uma das quais de Inclusão Digital através da criação de Centros de Inclusão Digital. Envolveu 87 projectos enquadrados nas Zonas Norte (33), Centro (29) e Sul e Ilhas (25), que em conjunto envolvem 412 instituições locais e 394 técnicos a tempo inteiro e abrangeram cerca de 18.000 crianças e jovens. Em 2006 foi aprovado o Programa Escolhas – 3ª fase, para o período 2007 a 2009, reforçando-o através de um aumento do investimento e do número de projectos a apoiar que passaram a ser 121 e a abranger 48.100 crianças e jovens.

O POSI/POSC também financiou o o projecto 2001 Associações da Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, o qual envolveu a disponibilização de pontos de acesso à Internet em 66 colectividades, alguns dos quais se configuraram de forma semelhante a Espaços Internet por incluírem o apoio regular de monitores, terem um número suficiente de computadores e estarem abertos ao público geral.

Espaços Internet

Foram também criados Espaços Internet em Centros Ciência Viva. Os Centros Ciência Viva são espaços interactivos de divulgação científica e tecnológica distribuídos pelo território nacional que funcionam como plataformas de desenvolvimento regional – científico, cultural e económico – através da dinamização dos actores regionais mais activos nestas áreas. A Rede de Centros Ciência Viva é coordenada pelo Pavilhão do Conhecimento, onde está sediada a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, e inclui 16 centros incluindo o próprio Pavilhão do Conhecimento, onde funciona um dos primeiros Espaços Internet criados no país: o cib@rcafé.

Em meados de 2008 foi disponibilizado o Sítio da Rede de Espaços Internet no âmbito da organização da Rede de Espaços Internet com os objectivos:

  • Estabelecer um quadro colaborativo de âmbito nacional para os Espaços Internet;
  • Promover coordenadamente o uso de TIC e as actividades de inclusão social;
  • Fomentar a troca de boas-práticas e a divulgação de iniciativas;
  • Valorizar a contribuição integrada dos vários actores envolvidos e o seu empenhamento para desenvolver e aproveitar o mais possível o poderoso instrumento de inclusão desta rede associado à sua dimensão e penetração no território nacional.

No dia 21 de Maio de 2009, no âmbito das comemorações oficiais do Dia Nacional das Universidades de Terceira Idade, a RUTIS – Associação Rede de Universidades da Terceira Idade e a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP assinaram, nas instalações da Universidade Sénior do Fundão, um protocolo de Cooperação que prevê o apoio da UMIC junto às entidades responsáveis por Espaços Internet para as Universidades de Terceira Idade possam utilizar esses espaços para realização de aulas de TIC em horários semanais a combinar em cada caso, e a integração dos espaços com acesso a computadores e à Internet em Universidades de Terceira Idade que satisfaçam as condições estabelecidas na Rede de Espaços Internet. No âmbito do protocolo, a RUTIS comprometeu-se a promover a troca de materiais e boas-práticas de formação de seniores no âmbito da Rede de Espaços Internet e a fomentar a atribuição de Diplomas de Competências Básicas em TIC junto do seu público. A RUTIS é uma associação privada sem fins lucrativos, de Utilidade Publica, criada em Novembro de 2005, que integra presentemente 115 Universidade de Terceira Idade, também designadas por Universidades Seniores. É a entidade certificadora deste tipo de instituições, através do Instituto Português da Propriedade Industrial, e a representante nacional junto da Associação Internacional de Universidades da Terceira Idade e integrou a representação de Portugal na II Assembleia Mundial do Envelhecimento da UNESCO.

No final de 2010, o Sítio da Rede de Espaços Internet continha 1.424 registos individuais de monitores de Espaços Internet com os seus contactos, 550 dos quais com fotografias, e 405 notícias de actividades publicadas pelos próprios Espaços Internet

Última actualização ( 24/10/2011 )