Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Infraestruturas e Segurança  > Notícias  > Dia Europeu da Internet Segura 2010

Dia Europeu da Internet Segura 2010

 - 08/02/2010

Logotipo do European Safer Internet Day 2010Comemora-se na 3ª feira, dia 9 de Fevereiro de 2010, o Dia Europeu da Internet Segura. Tal como nos anos anteriores, espera-se que neste dia 50 países promovam acções de sensibilização sobre a utilização segura da Internet. Este evento é organizado a nível Europeu pela Insafe, rede de cooperação dos projectos que promovem a sensibilização e a consciencialização para uma utilização mais segura da Internet pelos cidadãos.

O projecto Internet Segura, da responsabilidade de um consórcio coordenado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e que também envolve a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular / CRIE do Ministério da Educação, a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) e a Microsoft Portugal, assegura a representação portuguesa na Insafe e preparou algumas iniciativas a nível nacional para promoção da utilização segura da Internet, com particular atenção nas escolas do ensino Básico e Secundário e em Espaços Internet, locais de acesso público e gratuito à Internet com o apoio de pessoal próprio.

No caso das Escolas, a equipa do Seguranet, a componente do projecto Internet Segura a funcionar no Ministério da Educação, lançou para a semana de 8 a 12 de Fevereiro actividades com alunos e/ou encarregados de educação que contribuam para a utilização crítica, consciente e segura da Rede.

A Microsoft, enquanto membro do Consórcio Internet Segura, e em parceria com a Associação de Empresários pela Inclusão Social (EPIS) e o Millennium BCP, promove no dia 9 de Fevereiro acções de sensibilização sobre o tema da Segurança na Internet dirigidas a crianças e jovens entre os 6 e os 15 anos, em 61 escolas do ensino básico e secundário de todo o país. Estas acções mobilizam cerca de 104 voluntários da Microsoft, EPIS e Millennium e aproximadamente 4500 alunos. A Microsoft também organizou o Desafio Segurança na Internet, um concurso dirigido a todas as escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico com o objectivo de promover sugestões de medidas de segurança na Internet pelos próprios alunos. Ainda no âmbito da celebração do Dia Europeu da Internet Segura, a Microsoft traduziu para português, 5 vídeos informativos sobre segurança na Internet:

Estes vídeos também estão disponíveis no novo canal do projecto Internet Segura no You Tube.

Na sequência de iniciativas anteriores, o projecto Internet Segura, em conjunto com a Rede de Espaços Internet, promove a generalização de diferentes acções de sensibilização/formação nos cerca de 1.170 Espaços Internet existentes em todo o país, em Municípios, Bibliotecas Públicas, Instituições de Solidariedade Social, Centros de Inclusão Digital, Centros de Emprego e Formação Profissional, Colectividades de Cultura e Recreio e Centros de Ciência Viva. O desenvolvimento de actividades de sensibilização e formação nos Espaços Internet é um poderoso instrumento de inclusão e penetração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Com o apoio da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, decorrem actividades de 8 a 12 de Fevereiro em mais de 140 Espaços Internet localizados por todo o país.

Sobre o Projecto Internet Segura

A utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem transformado profundamente a maneira como as pessoas vivem – como aprendem, trabalham, ocupam os tempos livres e interagem, tanto nas relações pessoais como com nas organizações.

A par de todas as possibilidades e benefícios da utilização das TIC, nomeadamente no acesso ao conhecimento, na colaboração entre pessoas e organizações, na inclusão social e na criação de riqueza, é necessário assegurar, como para qualquer outro meio de interacção, mecanismos e estratégias apropriados para minimização de eventuais abusos ou ilegalidades que ocorram com a utilização destas tecnologias.

Na verdade, o alargamento da utilização da Internet e do acesso aos benefícios que ela permite beneficia de um melhor esclarecimento geral sobre os cuidados a ter na sua utilização em segurança.

Em Julho de 2007 foi apresentado publicamente o projecto Internet Segura, da responsabilidade de um consórcio coordenado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e que também envolve a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação, a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) e a Microsoft Portugal.

Sítios do projecto Internet Segura sobre a temática:

  • www.InternetSegura.pt – Portal nacional com informações sobre o projecto, dicas para uma navegação segura e recursos para os utilizadores;
  • www.Seguranet.pt – Sítio dedicado à temática da Internet Segura para a comunidade escolar: escolas, professores, alunos, e encarregados de educação e familiares de alunos;
  • http://LinhaAlerta.internetsegura.pt – Serviço do projecto Internet Segura para reporte de conteúdos ilegais.
Última actualização ( 29/07/2011 )