Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Infraestruturas e Segurança  > Projectos  > Rede de CSIRTs

Rede de CSIRTs

A FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional opera, no âmbito da RCTS – Rede Ciência Tecnologia e Sociedade, uma CSIRT – Equipa de Resposta a Incidentes de Segurança de Computadores (CERT.PT) para lidar com ameaças de segurança causadas por vírus, spyware e outras formas de intrusão em computadores.

A CERT.PT foi desde 31 de Agosto de 2000 até 2007 a única CSIRT em Portugal que estava registada internacionalmente, com estado “acreditada” desde 24 de Maio de 2004, nomeadamente TRUSTED INTRODUCER (TI), uma organização gerida pela comunidade da área que é independente mas tem um acordo com a TERENA – Associação Trans-europeia de Redes de Investigação e Educação para utilização dos serviços financeiros e de contratação desta entidade, e que mantém uma lista de CSIRTs com os respectivos estados (registada, acreditada certificada). A CSIRT.FEUP, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, foi registada internacionalmente junto da TRUSTED INTRODUCER (TI) no dia 23 de Janeiro de 2007, com estado “acreditada” desde 23 de Julho de 2007.

Em 17 de Julho de 2008, a CERT.IPN do Laboratório de Informática de Sistemas do Instituto Pedro Nunes passou também a integrar a lista de CSIRTs mantida pela TRUSTED INTRODUCER (TI), embora ainda não tenha o estado “acreditada”. O Instituto Pedro Nunes é uma instituição privada de utilidade pública sem fins lucrativos, criada por iniciativa da Universidade de Coimbra em 1991, que tem como missão a transferência de tecnologia entre a Universidade de Coimbra e o tecido económico Português.

Em 15 de Junho de 2011, a primeira CSIRT fora do sistema universitário, a csirtPT da Portugal Telecom, foi registada na TRUSTED INTRODUCER (TI).

Está, também, a ser desenvolvida pela FCCN uma plataforma anti-SPAM com a colaboração de outras entidades, nomeadamente fornecedores IP e operadores.

Em Julho de 2006, a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, a FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional e a Microsoft Portugal assinaram um acordo em matéria de segurança informática, para troca mensal de informações sobre incidentes de segurança informática e articulação de resposta conjunta a emergências.

Por iniciativa da CERT.PT da FCCN foi criada a Rede Nacional de CSIRTs para assegurar a capacidade de resposta a ameaças à segurança de redes e sistemas de informação, incluindo infraestruturas críticas. Esta rede inclui presentemente os 3 CSIRTs registados internacionalmente já referidos, 6 operadores/ISPs (Portugal Telecom, Sonaecom, Cabovisão, ONI Communications, Clara.net, REFER Telecom), 2 bancos (Millenium BCP, Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo), o Estado Maior General das Forças Armadas e o Instituto de Tecnologias de Informação da Justiça. Está planeado lançar um CSIRT para a Administração Pública.

Última actualização ( 24/10/2011 )