Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Infraestruturas e Segurança  > Notícias  > Dia Europeu da Internet Segura 2008

Dia Europeu da Internet Segura 2008

 - 11/02/2008

Logotipo do European Safer Internet Day 2008Comemora-se na 3ª feira, dia 12 de Fevereiro de 2008, o Dia Europeu da Internet Segura. Tal como nos anos anteriores, espera-se que neste dia 55 países promovam acções de sensibilização sobre a utilização segura da Internet. Este evento é organizado a nível Europeu pela Insafe, rede de cooperação dos projectos que promovem a sensibilização e a consciencialização para uma utilização mais segura da Internet pelos cidadãos.

O projecto Internet Segura, da responsabilidade de um consórcio coordenado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e que também envolve a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular / CRIE do Ministério da Educação, a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) e a Microsoft Portugal, assegura a representação portuguesa na Insafe e preparou algumas iniciativas a nível nacional para promoção da utilização segura da Internet. Em particular, estão previstas acções coordenadas em mais de 110 Espaços Internet em vários pontos do país, o lançamento do curriculum JovensOnline.Net, workshops nas Lojas Ponto JÁ do Instituto Português da Juventude e actividades nas escolas:

1. Iniciativa Internet Segura nos Espaços Internet

O projecto Internet Segura tem a informação sobre a utilização segura da Internet como um dos seus principais objectivos. Os Espaços Internet são locais de acesso público gratuito onde se disponibiliza regularmente a utilização de computadores e da Internet com apoio por pessoal próprio (monitores) para facilitar o uso destas tecnologias pelas pessoas. Muitos destes espaços satisfazem condições de acessibilidade para cidadãos com necessidades especiais. Assim, a Rede de Espaços Internet é particularmente apropriada para acções de informação sobre a navegação segura da Internet.

No Dia Europeu da Internet Segura realizam-se acções de sensibilização em mais de 110 Espaços Internet. A generalização de acções desta natureza a outros Espaços Internet será contemplada futuramente.

Para mais informações sobre os Espaços Internet que agora se associam a esta actividade do projecto Internet Segura consultar http://www.InternetSegura.pt .

2. Curriculum “Jovens Seguros Online

É disponibilizado na Internet o curriculum “Jovens Seguros Online”, adaptado para português pela Seguranet (Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular / CRIE – Equipa Computadores, Redes e Internet na Escola, do Ministério da Educação) e pela Microsoft Portugal. Este curriculum reúne um conjunto de conteúdos constituídos por histórias interactivas e sugestões de actividades (questionários, planos de aula, guias de acção) e é dirigido a Pais, Professores e Alunos dos Ensinos Básico e Secundário. Originalmente criado na Finlândia em 2005 para o dia Nacional das Informações Seguras, é utilizado em vários Países, por exemplo na Suíça, Dinamarca, Lituânia e Espanha.

Para saber mais informações sobre o curriculum “Jovens Seguros Online” consultar http://www.seguranet.pt .

3. Workshops em Lojas Ponto JÁ

O projecto Internet Segura encoraja a organização de acções por entidades externas ao consórcio. As workshops a desenvolver em Lojas Ponto JÁ do Instituto Português da Juventude (IPJ) são um exemplo desta colaboração. Assim, estão organizadas sessões de trabalho em cada uma das cinco Direcções Regionais (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve) do IPJ, com o objectivo de promover o envolvimento activo dos jovens na utilização da Internet. 

4. Internet Segura nas Escolas

Um pouco por todo o país, as escolas do Ensino Básico e Secundário vão desenvolver actividades dedicadas ao Dia Europeu da Internet Segura. Esta iniciativa é promovida pela Seguranet, vertente do projecto Internet Segura dedicada a alunos, escolas, professores, encarregados de educação e famílias de alunos.

Decorre ainda um concurso promovido pela Seguranet que já conta com 126 escolas inscritas, 177 professores, 2.578 alunos e 68 pais. Todos os meses são lançados desafios e as equipas inscritas recebem pontos. As que consigam 1.000 pontos ganham o direito de participarem num evento regional sobre Segurança na Internet.

Para mais informações sobre as iniciativas no âmbito da componente do projecto Internet Segura dirigido para a comunidade escolar consultar http://www.seguranet.pt .

Sobre o Projecto Internet Segura

A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem transformado profundamente a maneira como as pessoas vivem – como aprendem, trabalham, ocupam os tempos livres e interagem, tanto nas relações pessoais como com nas organizações.

A par de todas as possibilidades e benefícios da utilização das TIC, nomeadamente no acesso ao conhecimento, na colaboração entre pessoas e organizações, na inclusão social e na criação de riqueza, é necessário assegurar, como para qualquer outro meio de interacção, mecanismos e estratégias apropriados para minimização de eventuais abusos ou ilegalidades que ocorram com a utilização destas tecnologias.

Na verdade, o alargamento da utilização da Internet e do acesso aos benefícios que ela permite, beneficia de um melhor esclarecimento geral sobre os cuidados a ter na sua utilização em segurança.

Em Julho de 2007, foi apresentado publicamente o projecto Internet Segura, da responsabilidade de um consórcio coordenado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e que também envolve a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular/ CRIE – Computadores, Redes e Internet na Escola do Ministério da Educação, a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) e a Microsoft Portugal.

Sítios do projecto Internet Segura:

  • Portal Internet Segura com informações sobre a utilização segura da Internet numa linguagem acessível e recursos para os utilizadores.
  • Sítio da Seguranet, dedicado aos cuidados de utilização segura da Internet pela a comunidade escolar: escolas, professores, alunos, e encarregados de educação e familiares de alunos.
  • Linha Alerta para comunicação de conteúdos ilegais detectados pelos utilizadores.

Última actualização ( 28/07/2011 )