Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Infraestruturas e Segurança  > Projectos  > I&D em Segurança Informática

I&D em Segurança Informática

A segurança de redes e sistemas de informação levanta problemas sérios que exigem processos inovadores de base científica e tecnológica resultantes de forte Investigação e Desenvolvimento (I&D). Só desta forma será possível vir a conseguir melhorias decisivas da segurança informática de sistemas de informação e comunicação que atingiram uma complexidade muito elevada e interagem com largos milhões de agentes.

As analogias que se podem estabelecer com sistemas biológicos que evoluíram ao longo de milhões de anos mostram como a integridade/segurança de seres vivos é assegurada através de sistemas sofisticados como o sistema genético, o sistema imunológico, o sistema hormonal, o sistema neuronal, por mecanismos que fazem parte estrutural dos próprios sistemas comunicação e processamento de informação biológicos. O conhecimento científico e as tecnologias associadas para assegurar mecanismos semelhantes de segurança informática para redes e sistemas de informação construídos pelos humanos requerem ainda um enorme desenvolvimento, pelo que é certo que continuarão a ser um importante tópico da I&D.

O Programa Carnegie Mellon – Portugal organizou em 2010, o Forum de Inovação em Segurança e Protecção de Infraestruturas Críticas que iniciou a criação da Rede de Inovação em Segurança e Protecção de Infraestruturas Críticas que junta a comunidade científica, o sector privado e as principais agências públicas com o objectivo de desenvolver vantagens comparativas para Portugal em tecnologias de segurança e serviços de protecção de infraestruturas críticas. Esta rede abrange a convergência de redes de comunicação, sistemas de informação e tecnologias de controlo, tendo em conta que a Internet é cada vez mais a plataforma escolhida para muitos fluxos de informação que suportam infraestruturas críticas como as redes de energia e combustíveis, cadeias de fornecimento de materiais, água e alimentação, redes de transporte e sistemas de cuidados de saúde, assim como muitas e pequenas, médias e grandes empresas.

Centrada em desenvolvimentos científicos e tecnológicos, a Rede de Inovação em Segurança e Protecção de Infraestruturas Críticas irá promover uma aproximação interdisciplinar na qual especialistas de engenharia, ciências básicas, economia, design e psicologia juntam esforços para criar conhecimento novo e desenvolver soluções de segurança para todos os tipos de utilizadores e empresas. Como parte desta iniciativa, o CyLab Portugal, está a ser constituído em Portugal um consórcio entre universidades e unidades de investigação com o objectivo de inovar na área de segurança na base do bem conhecido  CyLab da Carnegie Mellon University.

Também no âmbito do Programa Carnegie Mellon – Portugal foram organizados desde 2006 cursos de um inovador Mestrado Executivo em segurança informática que decorreu na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e que foi frequentado por um número considerável de quadros de empresas.

Última actualização ( 24/10/2011 )