Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Iniciativa NEOTEC

Iniciativa NEOTEC

 - 09/04/2008

A Iniciativa NEOTEC – Novas Empresas de Base Tecnológica estimula:

  • a constituição de novas empresas de base tecnológica com elevado potencial de crescimento, abrangendo as diferentes fases deste processo, desde a identificação do potencial de mercado das tecnologias envolvidas até à fase inicial de operacionalização e comerciallização de resultados;
  • a mudança de atitude dos actores do Sistema Científico Nacional, induzindo-os a incorporar nas suas actividades regulares o desenvolvimento e a aplicação de métodos para a valorização do conhecimento que geram.

A Iniciativa NEOTEC visa, assim, facilitar a transferência de conhecimento das instituições do Sistema Científico Nacional para o mercado, transformando o potencial de ideias em inovação, o que se traduz em novos produtos, processos ou serviços com valor no mercado.

Os projectos de criação e desenvolvimento de empresas, a apoiar pela Iniciativa NEOTEC, compreendem três fases sequenciais distintas, com uma duração máxima cumulativa de 36 meses:

Fase 1 – Geração de conceitos de produtos, serviços ou processos

  • Esta fase, com a duração máxima de 6 meses, tem por objectivo apoiar a geração de conceitos de produtos, serviços ou processos a partir de tecnologias inovadoras e a análise da sua potencial aceitação pelo mercado.
  • O projecto é considerado apto a passar à fase seguinte quando os seus promotores conseguirem demonstrar o potencial das tecnologias em causa para gerar produtos, serviços ou processos inovadores.

Fase 2 – Desenvolvimento de um modelo e de um plano de negócio

  • Esta fase, com a duração máxima de 6 meses, consiste na análise da viabilidade técnica, económica e financeira do projecto definido na fase 1.
  • O projecto é considerado apto a passar à fase seguinte quando os promotores conseguirem demonstrar a viabilidade do projecto e a capacidade de reunirem uma equipa de gestão capaz de sustentar o negócio proposto.
  • A apresentação de parceiros ou investidores no final desta fase é considerada desejável.

Fase 3 – Constituição e arranque da empresa

  • Esta fase, com a duração máxima de 14 meses, inclui os procedimentos para a constituição e o arranque da empresa, segundo o projecto definido nas fases anteriores.
  • Os promotores, na sua totalidade ou em parte, devem ter participado na constituição de uma sociedade comercial cujo objectivo seja o de materializar o projecto nas fases anteriores.
  • Entre os programas realizados por instituições do Sistema Científico Nacional com o objectivo de promoverem o conhecimento nelas gerado serão particularmente valorizados aqueles que envolvam parcerias entre aquelas instituições.

Para mais detalhes ver as Regras de Execução da Iniciativa NEOTEC, o documento de Enquadramento de Candidaturas à Iniciativa NEOTEC e o Formulário de Candidatura à Iniciativa NEOTEC.

O período de apresentação de candidaturas à iniciativa NEOTEC decorreu de 22 de Fevereiro de 2005 a 31 de Outubro de 2006.

Última actualização ( 09/04/2008 )