Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Educação e Formação  > Projectos  > Formação Aberta em Espaços Internet

Formação Aberta em Espaços Internet

Os Espaços Internet (Telecenters)são locais de acesso público gratuito onde se disponibiliza a utilização de computadores e da Internet com apoio por pessoal próprio (monitores) para facilitar o uso destas tecnologias pelas pessoas. A UMIC promoveu a organização da Rede de Espaços Internet integrando um conjunto de 1.172 Espaços Internet em funcionamento em vários pontos no País.

A Rede de Espaços Internet foi criada pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, apartir do Encontro Rede de Espaços Internet realizado em Novembro de 2006, com o objectivo de tirar maior partido deste poderoso instrumento de inclusão e penetração das TIC.

Os Espaços Internet disponibilizam formação aberta através experiência directa com a utilização de computadores e da Internet, com o apoio de monitores. Muitos Espaços Internet organizam sessões de formação dirigidas a grupos específicos de pessoas: crianças e jovens, idosos, cidadãos com necessidades especiais, imigrantes, público em geral. Também organizam acções de estímulo ou apoio a certos tipos de utilizações como: serviços de administração pública electrónica (eGovernment), navegação segura na Internet, blogs e redes sociais, criação de sítios na Internet, correio electrónico, comunicação por Skype, ferramentas de produtividade tipo Microsoft Office.

Muitos Espaços Internet prestam formação e certificam competências básicas em TIC através da atribuição do Diploma de Competências Básicas em Tecnologias da Informação (TI) (ver Reconhecimento de Competências em TIC).

Última actualização ( 24/10/2011 )