Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Educação e Formação  > Projectos

Projectos


  • TIC nas Escolas

    Em Janeiro de 2006 todas as escolas públicas do 1º ao 12º ano ficaram ligadas em banda larga à Internet, com excepção de um pequeno número das que iam deixar funcionar no verão de 2006. Um ano antes apenas 18% estavam ligadas em banda larga.

  • Computadores para Estudantes

    A partir de 2005, através programas especiais para facilitar a aquisição de computadores por famílias com estudantes, foram disponibilizados mais de 1 milhão de computadores, com o objectivo de generalizar a sua utilização em casa por estudantes dos vários graus do ensino e a tornar usual a posse e utilização de computadores pelas famílias.

  • TIC na Educação de Adultos

    Foi introduzida de forma sistemática a formação em TIC no âmbito do Programa Novas Oportunidades, criado em Dezembro de 2005 para fornecer uma ampla oportunidade de formação a adultos e jovens que tivessem saído da escola sem chegar ou tendo concluído a escolaridade secundária, e foi facilitada a aquisição de computadores que abrangeu 1,1 milhões de estudantes deste programa.

  • TIC na Formação Profissional

    O IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional passou a incluir formação em TIC em todos os seus programas. Além disso, o IEFP tem programas de formação profissional específicos em TIC, designadamente Ciências Informáticas, Informática na Óptica do Utilizador, Electrónica e Automação.

  • Reconhecimento de Competências em TIC

    A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP assegura coordenação do sistema de reconhecimento e promoção de competências básicas em Tecnologias da Informação (TI), nomeadamente através da concessão do Diploma de Competências Básicas em Tecnologias da Informação (TI), criado pelo Decreto-Lei n.º 140/2001, de 24 de Abril, como instrumento de combate à info-exclusão, reforço da cidadania e promoção da coesão social no contexto da Sociedade da Informação.

  • Formação Aberta em Espaços Internet

    Os Espaços Internet (Telecenters)são locais de acesso público gratuito onde se disponibiliza a utilização de computadores e da Internet com apoio por pessoal próprio (monitores) para facilitar o uso destas tecnologias pelas pessoas. A UMIC promoveu a organização da Rede de Espaços Internet integrando um conjunto de 1.172 Espaços Internet em funcionamento em vários pontos no País.

  • Cursos de Especialização Tecnológica em TIC

    No final de 2010 havia 98 CET – Cursos de Especialização Tecnológica em áreas das TIC, em 34 instituições do ensino superior, em 33 localidades, e sobre 19 temas, quando em 2005 havia 32 CET em TIC, em 16 instituições do ensino superior, em 11 localidades, e sobre 8 temas.

  • Academias TIC

    As Academias TIC no Ensino Superior visam a formação profissionalizante em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)  e a correspondente certificação internacionalmente reconhecida, junto a universidades e politécnicos, com base em programas de formação preparados por empresas de relevância internacional.

  • Licenciaturas em TIC

    Em 2009/2010 inscreveram-se pela primeira vez em licenciaturas em áreas de TIC 9.865 alunos, 52% mais do que em 2005/2006, crescimento que foi quase o dobro do que se verificou em todas áreas do ensino superior (27%).

  • Formação Avançada em TIC

    A Formação Avançada em TIC inclui formação pós-graduada de Doutoramento, Pós-Doutoramento e “Mestrados Executivos”, abrangendo um número considerável de pessoas, e foi muito reforçada a partir de 2006 pelo aumento considerável da atribuição de bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento e pelas parcerias internacionais com Carnegie Mellon University, MIT e U. Texas Austin.