Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Educação e Formação  > Projectos  > Academias TIC

Academias TIC

As Academias TIC no Ensino Superior visam a formação profissionalizante em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)  e a correspondente certificação internacionalmente reconhecida, junto a universidades e politécnicos, com base em programas de formação preparados por empresas de relevância internacional.

A iniciativa Academias TIC no Ensino Superior foi lançada em 2006 pela UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP com trabalho preparatório inicial com a Cisco Sistems Inc. e a Microsoft, com o objectivo de promover a oferta de formação do tipo acima referido em instituições do Ensino Superior, com particular relevância nos institutos politécnicos.

O programa de acção para a Sociedade da Informação Ligar Portugal envolve estimular a formação e o desenvolvimento de competências em TIC, facilitando uma oferta para públicos diversificados, a aquisição pelos jovens de competências tecnológicas essenciais para o mercado de trabalho moderno, e o reconhecimento e acreditação de competências adquiridas.

Neste contexto, e dado que Portugal é deficitário em profissionais de TIC, pretende-se desenvolver a criação e o funcionamento de Academias TIC, em cooperação com empresas do sector que tenham programas para formação e certificação profissionalizante em TIC, nomeadamente junto a institutos superiores politécnicos e a universidades.

Pretende-se, também, que estas iniciativas favoreçam a criação de redes locais de dinamização de competências em TIC, envolvendo instituições do ensino superior, escolas do ensino básico e secundário, instituições de formação e de apoio ao emprego e ao desenvolvimento social, associações empresariais e empresas.

Se bem que o projecto de Academias TIC tivesse começado a ser preparado com a Cisco Systems Inc., a sua primeira concretização formal foi para as Microsoft IT Academies com base num protocolo assinado entre a UMIC e a Microsoft em 30 de Novembro de 2007.

No final de 2007 existiam em Portugal 8 Microsoft IT Academies, nomeadamente nas instituições seguintes: Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico de Tomar, Instituto Superior de Engenharia do Porto, Fundação Minerva, na Universidade Lusíada de Lisboa, ATEC – Escola Profissional – Porto, Coptécnica Gustav Eiffel – Amadora, FORINO – Escola Profissional – Lisboa. Está prevista a abertura de 14 novas Microsoft IT Academies em 2008.

No dia 9 de Maio de 2008, na altura da inauguração do Centro Hércules, A Cisco Aposta em Portugal e Adere às Academias TIC Promovidas pela UMIC no Ensino Superior, acordando incorporar as Cisco Networking Academies na iniciativa da UMIC de Academias TIC no Ensino Superior. Está prevista a abertura de 250 novas Cisco Networking Academies em Portugal.

Em Maio de 2009, a Sun Microsystems Adere às Academias TIC Promovidas pela UMIC no Ensino Superior, assinando um protocolo com a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP que visa promover a qualificação profissional em tecnologias Sun através de desenvolver o Programa Academia da Sun Microsystems no Ensino Superior em Portugal e aproximar a participação do Ensino Superior na formação e certificação de competências profissionais em TIC do mercado de trabalho.

Em Março de 2010, a SAS e LPI Aderem às Academias TIC promovidas pela UMIC no Ensino Superior, assinando protocolos com a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP. O protocolo assinado com a SAS visa promover formação e certificação em tecnologias de gestão e análise de negócio, aplicável às áreas de engenharia, economia, medicina, marketing, energia, ambiente e ciências sociais, entre outras. O protocolo assinado com a LPI – Linux Professional Institute visa promover a formação e a certificação de competências profissionais na utilização de sistemas Linux, tecnologias open source e software livre nas instituições do Ensino superior. Nos contratos académicos a estabelecer no âmbito deste protocolo está prevista a utilização gratuita do sistema LPI e condições facilitadas para a formação e certificação de formadores e formandos.

Última actualização ( 24/10/2011 )