Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Educação e Formação  > Notícias

Notícias


  • Conferência Europeia de e-Skills 2011  - 13/12/2011

    Logotipo da Semana Europeia de e-Skills 2012 Realizou-se no dia 13 de Dezembro, em Bruxelas, organizada pela DG Enterprise da Comissão Europeia em parceria com DigitalEurope e European Schoolnet a Conferência Europeia de e-Skills 2011 destinada a discutir aspectos da implementação da estratégia europeia de e-Skills e a preparar a Semana Europeia de e-Skills 2012, marcada para 26-30 de Março de 2012. A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP foi representada por Margarida Ribeiro.

     

  • Congresso Literacia, Media e Cidadania  - 21/03/2011

    Logotipo do Congresso Literacia, Media e CidadaniaRealiza-se nos dias 25 e 26 de Março de 2011, na Universidade do Minho, em Braga, o Congresso Literacia, Media e Cidadania, cujo programa prevê sessões plenárias sobre “Educação para os Media em Portugal: experiências, actores e contextos”, “As gerações mais novas e os media: tendências actuais da investigação”, “Educação para os Media: saber fazer”, “Formar para intervir: competências para promover a literacia mediática na perspectiva de uma cidadania activa”, “Intervir para promover: experiências a partir do terreno”, “Literacia para os media e políticas públicas: quadro actual e perspectivas”. A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP é uma das entidades organizadoras, em conjunto com Comissão Nacional da UNESCO, Conselho Nacional da Educação, Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Gabinete para os Meios de Comunicação Social, Ministério da Educação, Universidade do Minho/Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.

  • Programa MIT – Portugal: Apresentação de Candidaturas para Doutoramentos, Mestrados e Mestrados Executivos  - 20/01/2011

    Anúncio de períodos de candidaturas para Doutoramentos, Mestrados e Mestrados Executivos no Programa MIT – Portugal, relativas a início de estudos em 2011/2012

    Está aberto o período de candidaturas a Doutoramentos (até 28 de Fevereiro de 2011), Mestrados (até 31 de Março de 2011) e Mestrados Executivos (até 15 de Junho de 2011) no Programa MIT – Portugal, relativas a início de estudos em 2011/2012. A apresentação de candidaturas pode ser feita através da Internet como indicado em Candidaturas para o Programa MIT – Portugal.

  • Reunião de Responsáveis Regionais do LPI - Linux Professional Institute  - 24/09/2010

    Logotipo do LPI - Linux Professional InstituteA convite do LPI – Linux Professional Institute, o Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP participou no dia 24 de Setembro de 2010, com uma apresentação intitulada Connecting Portugal - Mobilizing the Information and Knowledge Society, no LPI Master Affiliate Meeting que reúne os principais afiliados do LPI responsáveis da organização em várias regiões do mundo e se realiza pela primeira vez em Portugal.

    O LPI é a maior entidade certificadora em Linux a nível mundial. As certificações LPI são obtidas através da realização de exames que visam reconhecer as empresas que mais contribuem para a criação, implementação e desenvolvimento de soluções delineadas em software Open Source. Sedeado em Toronto, o LPI tem como objectivo dinamizar o movimento Linux e Open Source através de parcerias estratégicas, patrocínios, programas inovadores e actividades comunitárias de desenvolvimento. O programa de certificação LPI é distribuído em várias línguas por cerca de 7.000 locais de teste em todo o mundo e é apoiado por uma rede de afiliados que abrange os cinco continentes.

  • Visita à Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro  - 16/07/2010

    Logotipo da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)No dia 15 de Julho de 2010 o Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP visitou a Fundação CECIERJ – Fundação Centro de Ciência e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, localizada no bairro Mangueira da cidade Rio de Janeiro, com o objectivo de ficar a conhecer a forma de organização e funcionamento, e o processo de desenvolvimento de conteúdos de Ensino Superior à distância suportados na Internet desta notável Fundação.

    A Fundação CECIERJ, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Inovação (SECTI) do Estado do Rio de Janeiro, foi criada no dia 18 de Março de 2002 a partir do CEDERJ – Consórcio Centro de Educação Superior do Estado do Rio de Janeiro, constituído no dia 26 de Janeiro de 2000, pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da SECTI, e das  seis universidades públicas sediadas no Estado: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Os objectivos deste consórcio são:

  • Seminário Especial na OCDE sobre o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em Portugal  - 13/04/2010

    Logotipo da OCDERealizou-se no dia 13 de Abril de 2010, na OCDE em Paris, um Seminário Especial sobre o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em Portugal que visa aprofundar o debate sobre o recente progresso excepcional de Portugal no campo dos indicadores internacionais de Ciência e Tecnologia, e contribuir para a definição das políticas que devem reforçar e consolidar esse crescimento.

    A delegação portuguesa, chefiada pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, incluiu o Secretário de Estado, Manuel Heitor, assim como o Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP, João Sentieiro, o Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, o Presidente do CRUP – Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, António Rendas, o Presidente do CCISP – Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, João Sobrinho Teixeira, e o membro empresarial do Conselho das Ciências da Engenharia da FCT e presidente da Novabase, Rogério Carapuça.

    O Seminário foi aberto pelo Secretário-Geral adjunto da OCDE, Aart de Geus, e contou com a participação de especialistas da OCDE dos sectores da Ciência e Tecnologia e da Educação, assim como de representantes dos países membros da Organização.

  • 1ª Semana Europeia de Competências em TIC (e-Skills): Acções Promovidas pela UMIC  - 05/03/2010

    Logotipo da European e-Skills WeekA presente semana, de 1 a 5 de Março, foi eleita pela Comissão Europeia como 1ª Semana Europeia de Competências em TIC (e-Skills), com o objectivo de promover acções de sensibilização para a importância do desenvolvimento de competências em Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Esta iniciativa foi lançada pela Direcção-Geral Empresas e Indústria da Comissão Europeia e contou com a adesão de cerca de 20 países. São três as mensagens chave propostas para esta Semana: contribuição das TIC para a empregabilidade, atractividade das carreiras em TIC, papel das TIC na competitividade das empresas.

  • SAS e LPI Aderem às Academias TIC promovidas pela UMIC no Ensino Superior  - 05/03/2010

    Logotipo da European e-Skills WeekAinda no âmbito da 1ª Semana Europeia de Competências em TIC (e-Skills), a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP assina no dia 9 de Março de 2010, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, dois novos protocolos para prosseguir a concretização da iniciativa Academias TIC no Ensino Superior que lançou em 2007. Estes protocolos têm por objectivo fomentar junto de instituições de ensino superior novas oportunidades de formação profissionalizante em áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

  • 1ª Semana Europeia de Competências em TIC (e-Skills)  - 01/03/2010

    Logotipo da European e-Skills WeekHoje, 1 de Março de 2010, tem início a 1ª Semana Europeia de Competências em TIC (e-Skills), lançada pela Comissão Europeia de 1 a 5 de Março, com o objectivo de promover acções de sensibilização para a importância do desenvolvimento de competências em Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Esta iniciativa foi lançada pela Direcção-Geral Empresas e Indústria da Comissão Europeia e contou com a adesão de cerca de 20 países. São três as mensagens chave propostas para esta Semana: contribuição das TIC para a empregabilidade, atractividade das carreiras em TIC, papel das TIC na competitividade das empresas.

  • SAP Adere às Academias TIC Promovidas pela UMIC no Ensino Superior  - 14/09/2009

    A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e a SAP, que acaba de lançar o seu programa de Alianças Universitárias em Portugal, assinam no dia 14 de Setembro de 2009 um protocolo de colaboração que visa oferecer no âmbito das Academias TIC promovidas pela UMIC no Ensino Superior formação específica e certificação nas aplicações de negócio da SAP, amplamente utilizadas nas organizações portuguesas. É abrangido um largo espectro de aplicações, nomeadamente nos processos de negócio de contabilidade, finanças, gestão de Recursos Humanos, gestão operacional, gestão da cadeia de fornecimento, marketing, estratégia de negócio e sistemas de informação.

  • 1 Milhão de Portáteis Já Entregues nos Programas e.escola, e.professor, e.oportunidades, e.escolinha  - 27/07/2009

    Computadores Magalhães a serem usados por criançasRealizou-se no dia 27 de Julho de 2009, com a presença do Primeiro-Ministro, José Sócrates, uma cerimónia a propósito de ter sido concretizada a entrega de 1 milhão de computadores portáteis no âmbito dos programas e.escola, e.professor, e.oportunidades e e.escolinha, apenas dois anos após os dois primeiros programas terem sido iniciados, em Junho de 2007, e um ano após o lançamento do programa e.escolinha.

    Os programas e.escola, e.professor e e.oportunidades visaram a facilitação da aquisição de computadores portáteis com ligações em banda larga móvel por, respectivamente, estudantes do 5º ao 12º ano de escolaridade, professores do ensino básico e secundário, e formandos do Programa Novas Oportunidades, com custos de aquisição de 150 euros e assinaturas mensais de acesso em banda larga de 15 euros, e condições mais favoráveis para estudantes da acção social escolar. O programa e.escolinha visou a facilitação da aquisição de um “Magalhães”, o Computador Português de Baixo Custo Desenvolvido para Alunos do 1º Ciclo.

  • e-Universidade: Computadores Portáteis para Estudantes e Docentes do Ensino Superior  - 26/05/2009

    Logotipo do e-U: Campus VirtualNo dia 27 de Maio de 2009, em cerimónia com início às 11 horas no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, a Toshiba Portugal, em colaboração com as empresas Prológica, Microsoft e Autodesk, e com a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, vai lançar o Programa e-Universidade-Toshiba, de forma a facilitar o acesso à aquisição de computadores portáteis por estudantes e docentes do ensino superior. 

    Esta iniciativa vem concluir as acções planeadas em 2008 entre a Toshiba Portugal e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no âmbito da Rede de Investigação e Aprendizagem Toshiba.

    O computador formatado para o Programa e-Universidade-Toshiba está dotado com software específico, e a sua aquisição a custo reduzido vai ser possível com recurso ao sistema de crédito bancário sem fiador, com garantia mútua, instituído em Portugal desde 2007. O banco Santander-Totta foi o primeiro a aderir ao Programa, que se encontra aberto à participação de outras entidades bancárias.

  • UMIC Facilita a Utilização de Espaços Internet pelas Universidades da Terceira Idade  - 21/05/2009

    Logotipo da Rede de Espaços InternetNo âmbito das comemorações oficiais do Dia Nacional das Universidades de Terceira Idade, a RUTIS – Associação Rede de Universidades da Terceira Idade e a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP assinaram no dia 21 de Maio de 2009, nas instalações da Universidade Sénior do Fundão, situada junto ao Pavilhão Multiusos do Fundão, um protocolo de Cooperação que prevê o apoio da UMIC junto às entidades responsáveis por Espaços Internet para as Universidades de Terceira Idade possam utilizar esses espaços para realização de aulas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em horários semanais a combinar em cada caso, e a integração dos espaços com acesso a computadores e à Internet em Universidades de Terceira Idade que satisfaçam as condições estabelecidas na Rede de Espaços Internet.

  • Sun Microsystems Adere às Academias TIC Promovidas pela UMIC no Ensino Superior  - 17/05/2009

    A Sun Microsystems Portugal e a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP assinam no dia 18 de Maio de 2009, no Campus do Taguspark do Instituto Superior Técnico (IST), um protocolo de Cooperação para concretizar a linha de colaboração em Academias TIC aberta pelo Memorando de Entendimento assinado entre o Governo e a Sun Microsystems em Fevereiro deste ano.

  • Reunião com Painel Internacional para a Aprendizagem à Distância  - 15/01/2009

    No dia 15 de Janeiro de 2009, o Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP reuniu com o painel internacional encarregado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de realizar uma avaliação e recomendações relativas à aprendizagem à distância em Portugal, principalmente para dar a conhecer aspectos infraestruturais de suporte à aprendizagem à distância disponíveis em Portugal na sequência de acções da iniciativa e com financiamento da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e operacionalizadas pela FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional que estão presentemente no topo do que acontece em países europeus:

  • Rede de Investigação e Aprendizagem Toshiba  - 06/10/2008

    No dia 7 de Outubro de 2008, em cerimónia que se realiza das 11h às 12h no Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações, Lisboa, presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, e com a presença do Presidente e CEO da TOSHIBA, Atsutoshi Nishida, é assinado um Memorando de Entendimento entre a FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, e a Toshiba-Portugal, relativo a um investimento da Toshiba em Portugal de um montante de cerca de 1 milhão de euros, no prazo de 3 a 5 anos, distribuído pelas acções seguintes:

  • Cátedra de Investigação Microsoft e Software Microsoft para Estudantes do Ensino Superior  - 03/10/2008

    Foi assinado no dia 3 de Outubro de 2008, em cerimónia no Centro de Congressos de Lisboa presidida pelo Primeiro-Ministro, José Sócrates, e com a presença do CEO da Microsoft Corporation, Steve Ballmer, um Memorando de Entendimento entre a Microsoft e o Estado Português que, entre outras medidas, inclui no que respeita ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior:

  • Computador Português de Baixo Custo Desenvolvido para Alunos do 1º Ciclo  - 30/07/2008

    Computadores Magalhães a serem usados por criançasUm consórcio português, JP Sá Couto – Prológica, em parceria com a multinacional Intel lançam um novo computador portátil baseado na 2ª versão Classmate da Intel (ver product brief), lançada no dia 3 de Abril de 2008, e desenvolvido especificamente para o mercado da educação. Na 1ª fase de produção, 30% da tecnologia do novo computador será nacional e até ao final do ano deverá incorporar completamente tecnologia nacional, com excepção do microprocessador da Intel.

    O computador, com o nome “Magalhães”, será fabricado em Matosinhos pelo consórcio JP Sá Couto-Prológica e poderá vir a ser exportado para África, América Latina e Europa. O computador permite o acesso à Internet, tem uma autonomia de seis horas, é resistente ao choque e à água, opera com base no processador Intel-Celeron M a 900 MHz, trabalha com os sistemas operativos Windows XP e Linux, tem uma memória RAM de 512 MB, disco rígido de 30 GB, ecrã de 9 polegadas, pesa 1,4 Kg e tem um custo de produção previsto para 180 euros.

  • A Cisco Aposta em Portugal e Adere às Academias TIC Promovidas pela UMIC no Ensino Superior  - 08/05/2008

    No dia 9 de Maio de 2008, às 11 horas, é inaugurado o Centro Hércules da Cisco Systems, Inc. no Lagoas Park, Porto Salvo, o que corresponde a aumentar com 150 novos lugares de altas qualificações tecnológicas a presença desta empresa em Portugal. Este centro prestará apoio qualificado às operações da Cisco Systems, Inc. na Europa, substituindo e expandindo serviços que anteriormente eram assegurados a partir da Holanda.

  • Protocolo Visa Facilitar a Utilização de Software Autodesk no Ensino Superior  - 14/12/2007

    Ontem, dia 13 de Dezembro de 2007, foi assinado, entre a UMIC – Agência para a Sociedade de Conhecimento, IP, a FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional e a Autodesk – líder mundial em software 2D e 3D para os sectores da indústria transformadora, construção, infra-estruturas, media e entretenimento – um protocolo para facilitar o acesso e a utilização de software Autodesk em universidades e institutos politécnicos. Este protocolo, assinado no âmbito do projecto e-U Campus Virtual da UMIC cuja componente operacional é assegurada pela FCCN, prevê a disponibilização de várias aplicações através do programa de Licenças de Campus Autodesk, em condições muito favoráveis.

  • Assinatura de Protocolo sobre Academias TIC com a Microsoft Portugal  - 26/11/2007

    Realiza-se no dia 30 de Novembro de 2007, das 14h30 às 16h45, no Hotel da Lapa, Lisboa, uma sessão de apresentação do Programa Microsoft IT Academy que termina com a assinatura de um protocolo de colaboração celebrado, no âmbito do Memorando de Entendimento assinado entre o Governo Português e a Microsoft em 2006, entre a Microsoft Portugal e a UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e que visa a promoção e criação de Academias TIC, onde se privilegiará a formação profissionalizante em TIC, incluindo a integração de iniciativas das Microsoft IT Academies em Portugal. 

  • Reunião do Conselho de Competitividade da UE Aprova Conclusões sobre Competências Digitais  - 23/11/2007

    Logotipo do Conselho da União Europeia Na reunião da formação do Conselho da União Europeia de Competitividade (Mercado Interno, Indústria e Investigação) do dia 22 de Novembro de 2007, em Bruxelas, foram aprovadas conclusões relativas a competências digitais (e-skills), na sequência da comunicação da Comissão Cibercompetências no Século XXI: Incentivar a Competitividade, o Crescimento e o Emprego, de 7 de Setembro de 2007, preparada por um grupo de trabalho em que a representação de Portugal foi assegurada pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP.

     

  • Metodologias de Ensino Online e o Actual Mercado de Trabalho  - 03/11/2007

    Realiza-se no dia 12 de Novembro de 2007, com início às 15 horas, no Auditório da Fundação das Comunicações, em Lisboa, a Sessão Pública do Conselho Consultivo Internacional da Universidade Aberta "Metodologias de Ensino Online e o Actual Mercado de Trabalho" que terá como objectivo principal demonstrar a relevância das metodologias de ensino online para adequar a oferta universitária às necessidades emergentes de um mercado de trabalho cada vez mais flexível e complexo.

  • Reunião de Alto Nível sobre a Modernização das Universidades na Europa  - 28/10/2007

     Logotipo da Presidência Portuguesa da UE – Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorNo dia 6 de Novembro de 2007 realiza-se na reitoria da Universidade Nova de Lisboa, a propósito da Presidência Portuguesa da UE, a Reunião de Alto Nível sobre a Modernização das Universidades na Europa.

    A reunião prossegue os objectivos políticos definidos desde o Conselho de Lisboa de Março de 2000 e desenvolve-se com base em compromissos políticos definidos a nível Europeu, nomeadamente na Cimeira Informal de Chefes de Estado e de Governo Europeus em Hampton Court, Reino Unido, realizada em Outubro de 2005, onde foi salientada a relevância do ensino superior, da investigação e da inovação para a competitividade da UE.

  • Conferência eLearning Lisboa 2007  - 10/10/2007

    Realiza-se em 15-16 de Outubro de 2007, no Centro de Congressos de Lisboa, a Conferência eLearning Lisboa 2007.

  • Debate sobre Inovação, Aprendizagem e Desenvolvimento  - 14/09/2007

    Realiza-se no dia 17 de Setembro de 2007, das 9h30 às 12h30, no Auditório Eunice Muñoz, Rua Mestre de Avis, Oeiras, organizado pelo INA – Instituto Nacional de Administração, IP, um Debate sobre Inovação, Aprendizagem e Desenvolvimento destinado a dirigentes e quadros da Administração Pública central e local, bem como aos seus parceiros tecnológicos e entidades do terceiro sector.

  • Resultados do 1º semestre de aplicação do protocolo UMIC-Autodesk Portugal  - 09/08/2007

    Como noticiado a 05.01.2007, a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento e a Autodesk Portugal assinaram um protocolo que envolve a disponibilização de licenças gratuitas de software Autodesk Versão Estudante para utilização nos computadores pessoais de estudantes, pessoal docente e administrativo, e investigadores das universidades e institutos politécnicos abrangidos pela iniciativa e-U Campus Virtual.  O protocolo prevê também o acesso a um conjunto de benefícios a partir do momento em que forem autorizados no Portal Universitário da Autodesk (Student Community & Design Community) os domínios das várias instituições do ensino superior.

  • Software Autodesk Gratuito para Alunos, Professores e Investigadores do Ensino Superior  - 05/01/2007

    A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento e a Autodesk Portugal assinaram um protocolo que envolve a disponibilização de licenças gratuitas de software Autodesk Versão Estudante para utilização nos computadores pessoais de estudantes, pessoal docente e administrativo, e investigadores das universidades e institutos politécnicos abrangidos pela iniciativa e-U Campus Virtual. Esta iniciativa, promovida pela UMIC, abrange quase todas as instituições do Ensino Superior em Portugal e envolve redes de comunicação sem fios, a integração de todo o ensino superior num campus virtual unificado, e a disponibilização de um conjunto abrangente de serviços, conteúdos e aplicações.

  • Debate Nacional sobre Educação  - 08/08/2006

    Participe no Debate Nacional sobre Educação.

    A Assembleia da República decidiu promover, conjuntamente com o Governo, um Debate Nacional sobre Educação, por ocasião dos vinte anos da publicação da Lei de Bases do Sistema Educativo (1986-2006). O Conselho Nacional de Educação foi mandatado para organizar este Debate. Além de reuniões em vários pontos do país o debate decorre, até 30 de Novembro de 2006, também através de fórum electrónico com acesso na Internet em www.debatereducacao.pt.

  • Todas as escolas públicas de Portugal acedem à Internet em banda larga  - 29/01/2006

    A partir do fim de Janeiro de 2006, todas as escolas públcas dispõem de acesso à Internet em banda larga, na sequência de um processo que se completou no Alentejo na escola básica do primeiro ciclo de Oriola, Concelho de Portel, agora ligada à rede mundial em Banda Larga.

  • Facilitada a compra de computadores por famílias com estudantes  - 15/12/2005

    Como previsto no Programa Ligar Portugal, aprovado pelo Governo em Julho de 2005, o Orçamento do Estado para 2006 estabelece uma dedução fiscal no IRS para compra de computador, software e equipamento terminal até metade do preço de compra, com um limite máximo de 250 Euros.

    São elegíveis as compras efectuadas a partir de 1 de Dezembro de 2005 por estudantes ou famílias com estudantes de qualquer grau de ensino.