Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Relações Internacionais  > Notícias  > Reunião do Comité para Políticas de Informação, Computadores e Comunicação da OCDE (58ª sessão)

Reunião do Comité para Políticas de Informação, Computadores e Comunicação da OCDE (58ª sessão)

 - 16/10/2009

Logotipo da OCDERealizou-se em Paris, nos dias 14-16 de Outubro de 2009, a 58ª Sessão do Comité para Políticas de Informação, Computadores e Comunicação da OCDE (ICCP). A agenda desta reunião contemplou o ICCP Foresight in Cloud Computing: The next Computing Paradigm? , a eleição do Bureau do ICCP para 2010, relatório sobre forjar parcerias para avançar a economia da Internet (Fase I: papel económico e social de intermediários da Internet, fase II: Intermediários da Internet e políticas públicas), revisão do processo de acesso de da Estónia e da Eslovénia a membros da OCDE, decisões sobre entidades com o estatuto de Observadores (renovação, consideração da Letónia, solicitação da Conferência Internacional de Comissários de Protecção de Dados e Privacidade para participarem como observadores no WPISP – Working Party on Information Security and Privacy), Inovação e a crise económica e Estratégia de Inovação da OCDE, Crescimento Verde: TIC e Ambiente, necessidades estatísticas do ICCP: Mesa Redonda com o Bureau do WPIIS – Working Party on Indicators for the Information Society, desclassificação de documentos, discussão preliminar sobre o programa de trabalho para 2011-2012, comunicação do WPISP ao ICCP sobre possível trabalho futuro em redes baseadas em sensores, OECD-InfoDev Workshop Policy sobre coerência na aplicação de TIC para o desenvolvimento.

A delegação de Portugal a esta reunião foi chefiada pelo Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, que também é Vice-Presidente do Comité ICCP e por isso integra o respectivo Bureau. Este mandato de Vice-Presidente do Comité ICCP foi renovado para 2010 no ponto da agenda de eleição do Bureau para 2010.

A agenda do ICCP Foresight in Cloud Computing: The next Computing Paradigm? previu 4 painéis:

  1. Conceitos chave, tecnologias e modelos de negócio;
  2. Services em cloud: infraestrutura, platforma and software;
  3. Portabilidade, competição e inovação;
  4. Segurança, privacidade e prestação de contas.

O Presidente da UMIC, Luis Magalhães, foi o Moderador do painel sobre portability, competition and innovation”, em que participaram Joseph Alhadeff, President for Global Public Policy and Chief Privacy Officer Oracle Corporation (BIAC), Benoit Verbaere, Communication Services Innovation team, SITA, (ITAC), Sang-Dong Lee, Chief Researcher, KISTI (Korea Institute of Science and Technology Information), Korea, Katitza Rodriguez, Director, EPIC International Privacy Project, CSISAC Liaison, Scott Corson, VP, Engineering, Qualcomm Flarion Technologies.

Como pano de fundo para a discussão foi preparado um Briefing Paper for the ICCP Technology Foresight Forum: Cloud Computing and Public Policy da autoria de Michael R. Nelson, Visiting Professor, Internet Studies, Georgetown University, e consultor da OCDE.

O Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, foi o Moderaror do Painel 3 – Portabilidade, competição e inovação.

Última actualização ( 17/01/2012 )