Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Tecnologias Emergentes  > Notícias  > Lançamento da 2ª Onda de Living Labs

Lançamento da 2ª Onda de Living Labs

 - 10/10/2007

Realiza-se no dia 17 de Outubro de 2007, em Bruxelas, no âmbito da Presidência Portuguesa da UE, o Lançamento da 2ª Onda da Rede Europeia de Living Labs no evento designado "Co-creative Research, Development and Innovation to Connect the Lisbon Strategy to People: Launch of the 2nd wave of the European Network of Living Labs".

O programa do evento prevê uma sessão de abertura com intervenções do Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, e do Director de Tecnologias e Infraestruturas Emergentes da Direcção-Geral Sociedade de Informação e Media da Comissão Europeia, seguida de painéis de discussão sobre Políticas Abertas de Inovação Dirigidas pelos Utilizadores e sobre a Rede Europeia de Living Labs e termina com o anúncio público da 2ª Onda da Rede Europeia de Living Labs. De Portugal, participam também no evento o Coordenador da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico, e o Presidente do IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas.

O evento é co-organizado pelo Living Labs Portfolio Leadership Group, os projectos financiados pela Comissão Europeia relacionados com Living Labs (CoreLabs, CLOCK, OpenFutures, Collaboration@Rural, CoSpaces, ECOSPACE, Laboranova and WearIT@Work) e a Direcção-Geral Sociedade de Informação e Media da Comissão Europeia. 

A Rede Europeia de Living Labs foi lançada pela Presidência Finlandesa da UE, no dia 20 de Novembro de 2006, em Espoo, Finlândia, com o objectivo de criar uma nova infraestrutura de inovação europeia em que os utilizadores desempenham um papel activo e podem influenciar processos de inovação para melhor servirem as suas necessidades. Nos primeiros exemplos de Living Labs incluem-se o Helsinki Living Lab, o Mobile City Bremen, o Botnia Living Lab na Suécia e o Freeband na Holanda. A 1ª Onda da Rede Europeia de Living Labs foi consituída por cerca de 20 projectos, entre os quais os exemplos referidos e, em Portugal, o Madeira Living Lab. Em 21-23 de Maio de 2007 realizou-se em Guimarães o European Network of Living Labs Event.

Última actualização ( 09/09/2011 )