Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início

Forum de Governação da Internet

 - 28/10/2007

Logotipo da WSIS – World Summit on the Information SocietyEm 12-15 de Novembro de 2007, realiza-se no Rio de Janeiro, Brasil, a  2ª reunião do IGF - Forum de Governação da Internet (IGF – Internet Governance Forum). O IGF foi criado no âmbito das Nações Unidas, na 2ª fase da Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação (WSIS – World Summit on the Information Society) que se realizou em Tunes em 16-18 de Novembro de 2005 (ver Participação de Portugal na Cimeira Mundial sobre Sociedade da Informação). A 1ª reunião do IGF decorreu em Atenas, de 30 de Outubro a 2 de Novembro de 2006.

Dado que esta reunião do IGF se realiza durante a Presidência Portuguesa da União Europeia (UE), esta é representada pela delegação Portuguesa chefiada pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, que fez uma intervenção na sessão de abertura como presidente em exercício do Conselho de Ministros da União Europeia responsável pelas políticas para a Sociedade da Informação.

Esta delegação também integra o Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, que assume a respectiva chefia a partir da tarde do dia 12 de Novembro, presidindo a reuniões das delegações dos Estados Membros da UE e da Comissão Europeia para preparação de uma intervenção em nome da UE na sessão "Taking Stock and the Way Forward", a última sessão plenária antes do encerramento da reunião do IGF no Rio de Janeiro, a 15 de Novembro.

A reunião foi precedida pelas Consultas Abertas e Reunião do Grupo de Aconselhamento do Forum de Governação da Internet, em 3-5 de Setembro de 2007, nas Nações Unidas, em Genebra. Na renovação do mandato do Grupo de Aconselhamento pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, no dia 20 de Agosto de 2007, ficou definida uma nova composição deste grupo com 47 elementos que incluem pela primeira vez um membro de Portugal, nomeadamente Luis Magalhães, Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP.

Última actualização ( 10/08/2011 )